Geralda Sarraf, da Love Together Brasil, é a entrevistada do programa Inclusive de hoje
Continue com a gente porque logo mais tem mais uma edição inédita do Inclusive, aqui na sua Rádio Mega Brasil Online!
Em um momento tão desafiador para todo o planeta, por conta da pandemia e de suas consequências econômicas e sociais, a união é o que vem fazendo a diferença. As ações sociais pelo mundo têm sido de extrema importância neste momento tão delicado em que estamos vivendo, e nos ajudam a enxergar que não estamos sozinhos.
Um exemplo disso, são as ações emergenciais da Love Together Brasil, organização sem fins lucrativos fundada em 2014 pela paraibana Geralda Sarraf e pela norte-americana Kristin Campagna. E é justamente para falar sobre a ONG, que o programa Inclusive recebeu sua co-fundadora Geralda Sarraf na edição desta semana.
Paraibana da cidade de Santana dos Garrotes, adotou Piancó, onde viveu sua infância, como sua terra natal. Sétima de dez filhos de dona Hosana e seu Francisco das Chagas, Geralda desde pequena ansiava por buscar novos horizontes para a família e seus conterrâneos. Na adolescência, mudou-se para João Pessoa para estudar no renomado colégio PHD. Aos 16 anos, foi para São Paulo e ingressou no curso de Direito, mas sua vontade de aprender coisas a fez dar um salto ainda maior, e a levou para ir estudar História das Artes na França e Itália. Atualmente, reside em Nova York com sua família – o marido John e os quatro filhos, Guilherme, Francisco, Sophia e Isabella.
E foi em Nova York que surgiu a ideia de fundar a Love Together Brasil. “Eu sou co-chair de uma organização de Israel chamada ‘Larger Than Life’, que cuida de crianças com câncer e dá apoio também para os familiares. As crianças que perdem a esperança de sobreviver vêm para os Estados Unidos. Chegando aqui, damos toda a assistência para ela e seus familiares. Construímos a primeira escola para as crianças estudarem, brincarem e fazerem quimioterapia ao mesmo tempo. Me dedicando a esta organização, percebi que poderia levar este mesmo módulo para o Brasil e ajudar as crianças a terem uma oportunidade”, comenta Geralda.
A Love Together Brasil nasceu do sonho da paraibana Geralda de poder ajudar a região onde passou sua infância e adolescência. A missão da ONG é, por meio de perfuração de poços artesianos, levar água para o sertão, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida nesses locais, que tradicionalmente já sofrem com a falta de água e com a infraestrutura inadequada. “Eu sou testemunha da seca no nosso sertão. E sempre tive o desejo de ver um sertão verde. E isto só poderia acontecer através da perfuração de poços artesianos. Lembro que muitas vezes ia para a escola e era mandada de volta por falta d’água! Então coloquei como nossa missão levar água para serviços essenciais da região, como hospitais, comando da polícia, escolas, creches, e nas comunidades carentes e rurais”, comenta Geralda. A ONG também desenvolve projetos pontuais nas áreas da saúde, educação e geração de renda, além de ações emergenciais e assistência psicológica.
Com o advento da pandemia do Coronavírus, a ONG se mobilizou para criar campanhas emergenciais, mostrando o verdadeiro significado do “juntos somos mais fortes”. “Percebemos, desde as primeiras notícias sobre a Covid-19, que essa pandemia iria aumentar o sofrimento de muita gente em todo o mundo, em especial dos mais carentes. Foi assim que começamos a organizar ações pontuais para levar arroz e feijão para a mesa de quem sequer tinha o que comer. A resposta de nosso time de voluntários e sua rede de contatos do bem foi imediata e da maior generosidade”.
Voluntários, doadores e parceiros da Love Together Brasil se mobilizaram para arrecadar alimentos e produtos de limpeza e higiene para comunidades em situação de vulnerabilidade social em diversas regiões do país, além de máscaras, álcool 70% e termômetros digitais para profissionais de saúde do sertão paraibano.
O resultado dessa mobilização mostra que, até o momento, a ONG já atendeu 169.885 pessoas, com a doação direta de aproximadamente 82,5 toneladas de alimentos e itens de higiene, limpeza e prevenção.
E dentro desse universo de ações sociais, o programa Inclusive também contou com a participação de outro convidado: Genilson Lima, fundador e diretor presidente da AC Social – Assessoria e Consultoria para Inclusão Social. Trata-se de uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
Desde 2011, ano de sua fundação, busca atuar por meio de ações que provocam debates na sociedade sobre inclusão e valorização da vida em qualquer condição, oferecendo assessoria e implantando projetos idealizados por instituições dos setores público e privado, que possibilitem a reintegração e a socialização de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, para garantir a acessibilidade e a inclusão de famílias desprovidas de amparo assistencial. Também contribui para o enfrentamento de preconceitos e discriminação, buscando a construção de valores humanitários, solidariedade, respeito e dignidade, para que todos possam viver em uma sociedade que promova a justiça e igualdade.
Uma curiosidade sobre a entidade, é que ela é formada por um grupo de cidadãos com vulnerabilidade física e técnicos de áreas específicas: fisioterapeutas, assistentes sociais, professores de educação física, além de colaboradores da área social e militantes dos Direitos Humanos.
Tudo sobre a Love Together Brasil com Geralda Sarraf, e a AC Social com Genilson Lima, você confere na edição de hoje do Inclusive, a partir das 15 horas. Não perca!
O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as quintas, às 15 horas, com reapresentações as sextas, às 9 horas, e aos domingos, às 14 horas, na Rádio Mega Brasil Online.
Acompanhe o programa também em imagens no nosso canal no YouTube pela Mega Brasil Comunicação / TV Mega Brasil.