“Meu trabalho é capacitar equipes, conectar pessoas com os recursos e ferramentas corretas, estar envolvido com diversas áreas da agência e buscar as melhores referências internacionais dentro do grupo Omnicom”, detalha Brian
A única certeza constante que as agências enfrentam hoje no negócio da comunicação é a mudança constante. Essa é a opinião do novo Head of Transformation da AlmapBBDO, Brian Crotty. A agência, apontada como a mais criativa da década pelo Cannes Lions, mais uma vez inova ao anunciar um modelo inédito no Brasil com a chegada do executivo, que, desde junho, já está trabalhando nos processos envolvendo transformação dentro da companhia.
Brian Crotty explica que transformation não é especificamente uma nova área. Trata-se de um trabalho que envolve a atitude de desafiar aquilo que, até então, parecia uma regra. Ou seja, atuar de maneira ainda mais inteligente e integrada para focar na inovação e na criação de valor para os clientes, sempre dentro do DNA da Almap: criatividade que gera negócios. “O trabalho do Head of Transformation é hoje uma das peças-chaves dentro da agência. Para nossos clientes, o benefício é a promessa de trabalhar de forma mais colaborativa e ágil, para que possamos nos antecipar às mudanças e descobrir valor proprietário para seus negócios”, comenta Filipe Bartholomeu, sócio e CEO da AlmapBBDO.
“Meu trabalho é capacitar equipes, conectar pessoas com os recursos e ferramentas corretas, estar envolvido com diversas áreas da agência e buscar as melhores referências internacionais dentro do grupo Omnicom”, detalha Brian. Um grande diferencial do trabalho do Head of Transformation da Almap é em relação a outros modelos do mercado; ele não está restrito à tecnologia ou somente ao que é digital. Um dos pontos centrais, por exemplo, é todo o aporte às áreas de mídia e dados, a fim de realizar as conexões certas para que a agência consiga entregar, cada vez mais, uma comunicação personalizada em escala.
Mais um ponto importante é a integração com o que há de mais eficiente em termos de transformation no exterior. Há oito anos no Omnicom, Brian teve uma passagem pela área de Mídia da Almap, entre os anos de 2012 e 2017. Nesse intervalo fora, trabalhou como CEO da OMD (Media Specialist Agency) na América Latina e fez parte do comitê global da OMD – agência que também pertence ao grupo. “Trago muita experiência em digital, mídia e dados. Ao longo da minha carreira, tive de me reinventar o tempo todo. Trabalhar com uma base diversa de clientes, em várias regiões, diferentes culturas e idiomas. Aprendi a ver através de lentes bem distintas”, diz Brian.
O novo Head of Transformation conta ainda que, desde o ano passado, começou a conversa com os sócios da AlmapBBDO – Luiz Sanches (Chairman e CCO) e Filipe Bartholomeu – sobre o trabalho que ele poderia fazer dentro da agência, algo 100% consistente com o DNA criativo da empresa. Ao detalhar mais sobre sua atuação, Brian conta que o profissional de transformação deve desafiar a equipe a hackear e a testar com impacto novas formas de trabalhar.
Portanto, de acordo com o executivo, é fundamental ter uma equipe formada por diversos conjuntos de habilidades e experiências. Tudo isso traz inovação, mas também complexidade para sincronizar esforços. “Contamos com uma equipe incrivelmente talentosa. Minha função é capacitá-los para que todos entendam os assets que temos para fazer nosso trabalho de forma mais eficaz”, afirma Brian, ao citar como exemplos desses recursos a rede Omni Marketing Platform – usada, entre outras funções, para análise de dados, a fim de responder às decisões de planejamento e de mídia, e fornecer insights sobre público e conteúdo.
Desta forma, a transformação dentro da Almap é um trabalho para quebrar as paredes entre os departamentos, harmonizando e sincronizando as equipes para que todos conheçam as funções e capacidades uns dos outros. “As ferramentas, processos e recursos são ativos para as nossas equipes trabalharem de maneira mais inteligente. Transformação também é identificar as chaves corretas para mudar e desenvolver um plano de trabalho colaborativo, com o objetivo de acelerar a mudança, testar e aprender novas maneiras de atuarmos”.
Ainda sobre utilizar os recursos do grupo e a experiência internacional, Brian lembra que o Grupo Omnicom é uma potência com um fluxo bem organizado de inteligência de melhores práticas de liderança inovadora. “Portanto, estamos cada vez mais democratizando o acesso, capacitando os nossos talentos com a rede, trazendo novas ferramentas, dados e processos para ajudar todos a trabalhar de uma forma mais inteligente e resolver problemas em um ambiente cada vez mais complexo”.
Australiano, Brian iniciou sua carreira trabalhando na DDB de Melbourne. Possui experiência em gestão, mídia e planejamento, com atuação nos quatro continentes. Por 17 anos, atuou no Grupo Publicis, além de registrar passagens por Leo Burnett, Starcom e Digitas. Antes de iniciar sua carreira no Grupo Omnicom, ainda trabalhou por três anos na McCann, e outros quatro na Babelfish, consultoria independente fundada por ele.