Em virtude das restrições a eventos, a cerimônia de premiação será realizada em 2/12, Dia Nacional das Relações Públicas, por meio de evento online, em horário a ser definido. Na imagem, os representantes dos cases vencedores em 2019.
O Prêmio Jatobá PR já definiu os finalistas da edição 2020. Com recorde de inscrição, dos 195 trabalhos inscritos, 115 classificaram-se para a final e agora passam a integrar as shortlists da premiação. Eles distribuem-se por 27 das 30 categorias programadas, dez delas exclusivas das Agências de Comunicação (Grandes e Butiques), cinco das Organizações Empresariais e cindo da Administração Pública Direta.
No total, o certame recebeu inscrições de 73 organizações, sendo 34 Agências-Butique, 15 Grandes Agências, 16 Organizações Empresariais e oito Administrações Públicas Diretas.
Shortlists
Agências-Butique
Organização |
Título Completo |
Cliente/Agência |
Alter Conteúdo |
Comunicado do Setor Empresarial Brasileiro: da criação da narrativa ao engajamento de lideranças empresariais e da mídia nacional e internacional |
CEBDES |
Atômica Lab |
Todxs Nós – A defesa do uso da Linguagem Inclusiva por meio da sensibilização de jornalistas e influenciadores como ferramenta de inclusão e visibilidade da comunidade LGBQTIA+. |
HBO LATAM |
Atômica Lab |
Movimento #JuntosPeloCinema - O trabalho pro bono de mais de 280 profissionais do audiovisual em prol da sobrevivência das salas de cinema demanda estratégias que reflitam essa união |
TZM Entretenimento |
Corcovado Comunicação Estratégica |
#CientistaTrabalhando: Ciência ocupa colunas |
Instituto Serrapilheira |
Sherlock Communications |
Getty Images: Posicionando a empresa como líder em sua área e trazendo reconhecimento para um maior número de pessoas |
Getty Images |
Agência Cappuccino |
Natal invisível |
Campanha Natal Invisível |
Fresh PR |
Anúncio do Prêmio Alexa de Acessibilidade, iniciativa sem precedentes de Alexa, Amazon Brasil |
|
Fresh PR |
Lançamento Echo Studio por Fresh PR, para Alexa, Amazon Brasil |
Amazon Brasil |
Trama Comunicação |
A comunidade no centro da estratégia da CMPC: olhares e convivência por meio das redes sociais |
CMPC |
Trama Comunicação |
Websérie Taliberta Violência Doméstica |
ICLT |
Brunswick |
Comunicando a criação do maior grupo de beleza para o mundo |
Natura / Avon |
PAN Visual Content |
Mental Health Matters |
SAP |
Rede Comunicação de Resultado |
Solidariedade Inoxidável |
Aperam |
Sherlock Communications |
Instructure: Comprovando o valor do ensino a distância na América Latina |
Instructure |
Sherlock Communications |
banQi: Heroes of the Community |
banQi |
4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional |
Jornada Original: Dashboard de indicadores de comunicação |
Banco Original |
4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional |
Jornada Original: Mudança de Prédio – Sua atitude define a nossa mudança |
Banco Original |
fmcom |
Allianz Partners – #ProntosProFuturo |
Allianz Partners Brasil |
PAN Visual Content |
Mental Health Matters |
SAP |
Supera Comunicação |
Transformando o futuro da Nexa por meio da diversidade no ambiente de trabalho. |
Nexa |
4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional |
Livelo - Do presencial ao Digital em menos de 20 dias |
Livelo |
Agência BCBiz |
Piccadilly Outubro Rosa |
Piccadilly |
Grupo Texto |
Road-Show para Jornalistas e Influenciadores do Agronegócio |
Agronegócio |
Jô Ribes Comunicação |
Prêmio Instituto Pró Livro Retratos da Leitura |
Instituto Pró Livro |
Sherlock Communications |
Indeed: Trazendo empregos para o Brasil |
Indeed |
4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional |
Jornada Original: Estratégia de comunicação Covid-19 |
Banco Original |
Agência Cappuccino |
Fazer o bem fez bem para Marilan |
Marilan |
Atômica Lab |
Movimento #JuntosPeloCinema - O trabalho pro bono de mais de 280 profissionais do audiovisual em prol da sobrevivência das salas de cinema demanda estratégias que reflitam essa união |
TZM Entretenimento |
Race Comunicação |
Do No Profile ao All Profile |
Companhia de Navegação Norsul |
VIANEWS Hotwire |
Zoom: Conectando pessoas durante a pandemia do Covid-19 |
Zoom |
4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional |
Jornada Original: Boletim Pensar |
Banco Original |
Sherlock Communications |
Oanda: A voz do FX na América Latina |
Oanda |
4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional |
Jornada Original: Pesquisa de Engajamento. |
Banco Original |
4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional |
Pesquisa de Comunicação |
Colégio Dante Alighieri |
Agência BCBiz |
Tastepoint chega ao Brasil – Como conquistar o cliente? |
Tastepoint |
Sherlock Communications |
banQi: Heroes of the Community |
banQi |
Atômica Lab |
Movimento #JuntosPeloCinema - O trabalho pro bono de mais de 280 profissionais do audiovisual em prol da sobrevivência das salas de cinema demanda estratégias que reflitam essa união |
TZM Entretenimento |
Corcovado Comunicação Estratégica |
#CientistaTrabalhando: Ciência ocupa colunas |
Instituto Serrapilheira |
Eko Ag |
Abertura MIS Experience |
MIS Experience |
Lucia Faria Comunicação Corporativa |
Viva Personas une inovação, criatividade e ousadia para quebrar barreira da Covid-19 e levar a contação de histórias para hospitais e lares com crianças isoladas |
Associação Viva e Deixe Viver |
Press à Porter |
Você doa, a gente doa: a campanha nacional de solidariedade da M. Dias Branco durante a pandemia da Covid-19 |
M. Dias Branco |
Sherlock Communications |
Pimp My Carroça - Trazendo Visibilidade aos Catadores de Material Reciclável |
Associação dos Catadores de Material Reciclável |
Advice Comunicação Corporativa |
Lançamento Ativy Mexico |
Ativy |
Sherlock Communications |
Oanda: A voz do FX na América Latina |
Oanda |
Sherlock Communications |
TMF Group: Referência em internacionalização de empresas na América Latina |
TMF Group |
Vianews Hotwire |
Dahua Technology: Estratégias locais para iniciativa LATAM de PR e redes sociais |
Dahua Technology |
Vianews Hotwire |
Zoom: Conectando pessoas durante a pandemia do Covid-19 |
Zoom |
Grandes Agências
Organização |
Título Completo |
Cliente/Agência |
FSB Comunicação |
Benchmarking Internacional do Programa Renda Básica de Cidadania da Prefeitura de Maricá |
Prefeitura de Maricá - RJ |
Ideal H+K Strategies |
Expert XP 2020 – Um novo olhar para um novo futuro |
XP Investimentos |
Imagem Corporativa |
Transformação digital (e humana) em tempos de pandemia |
SAP |
RPMA Comunicação |
Comunicação com Propósito |
Rappi Brasil |
Weber Shandwick |
Todos pela Saúde: Itaú Unibanco assume protagonismo nacional no combate à covid-19 |
Itaú |
BCW |
Pronto Para Doar – uma campanha digital de conscientização sobre o transplante de medula óssea |
Amgen |
FSB Comunicação |
O Essencial Não vai faltar #EnergiaParaSuperar - Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) |
Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás |
JeffreyGroup |
Levando a experiência do restaurante para sua casa Outback |
Outback |
RPMA Comunicação |
O Sentido do Natal |
Coca-Cola FEMSA Brasil |
LLYC |
Aventuras em Dubai com Emirates - A experiência superior de voar com a Emirates e os esportes ao ar livre em Dubai |
Emirates |
BCW |
Programa de comunicação integrada para Hospitais PROADI-SUS |
Proadi-SUS |
Ideal H+K Strategies |
Nossa Cultura é a nossa Transformação |
Dell Technologies do Brasil |
Máquina Cohn & Wolfe |
Desenvolvimento da estratégia de comunicação para divulgar os protocolos de retomada dos pequenos negócios pós-Covid |
Sebrae |
RPMA Comunicação |
185 anos: o que nos trouxe até aqui, ainda vai nos levar muito além |
AngloGold Ashanti |
Weber Shandwick |
Warner Bros Home Entertainment - Red car-PET: a estreia de Scooby! O filme |
Warner Bros. Home Entertainment |
CDI Comunicação Corporativa |
GRSA Compass - Mais Eficiência |
GRSA Compass |
Ideal H+K Strategies |
#AVIDAEMNOSSASMÃOS |
DSM |
JeffreyGroup |
Fique Bem: ações de Comunicação Interna em tempos de pandemia |
Bayer |
RPMA Comunicação |
Luz Negra |
General Eletric |
Weber Shandwick |
Grupo Ultra: uma jornada rumo ao futuro |
Grupo Ultra |
Máquina Cohn&Wolfe |
onono – Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF |
Basf |
RPMA Comunicação |
Expresso Hogwarts: uma experiência de Natal - CT |
Complexo Tatuapé |
RPMA Comunicação |
De volta ao premium: uma experiência imersiva |
Motorola |
RPMA Comunicação |
Uma experiência de Páscoa |
Cacau Show |
Weber Shandwick |
Evento virtual, engajamento real: o lançamento e o sucesso de vendas do novo Chevrolet Tracker em meio à quarentena |
General Motors |
CDI Comunicação Corporativa |
Reabertura dos Shoppings Center Norte e Lar Center durante a pandemia |
Cidade Center Norte |
FSB Comunicação |
Covid-19: a resposta brasileira na comunicação de crise |
Ministério da Saúde |
RPMA Comunicação |
Todo Cuidado Conta - RaiaDrogasil |
Raia Drogasil |
RPMA Comunicação |
Juntos na Luta contra o Coronavírus |
Voluntariado Hospital Albert Einstein |
BCW |
Twitter Intel |
Intel Brasil |
CDI Comunicação Corporativa |
CDI Trends |
Trends |
RPMA Comunicação |
Filtr Brasil - Canal de entretenimento da Sony Music Brasil |
Sony Music Brasil |
Weber Shandwick |
LinkedIn Itaú Unibanco: engajamento singular a partir de conteúdo relevante |
Itaú |
Não houve classificados
BCW |
Tech for Good Intel – Tecnologia para o Bem |
Intel Brasil |
Fleishmanhillard Brasil |
Votorantim.hub - O futuro é o nosso território - Dois dias para falar do passado centenário e do futuro de uma companhia que acredita que inovação não é exclusividade do Vale do Silício |
Votorantim |
FSB Comunicação |
Dashboard Covid-19 - Termômetro das redes sociais sobre a pandemia |
Knewin |
RPMA Comunicação |
Fini - Como gerar awareness regional e vendas |
Fini Comercializadora |
Weber Shandwick |
Todos pela Saúde: Itaú Unibanco assume protagonismo nacional no combate à covid-19 |
Itaú |
LLYC |
Tecnologia contra Covid-19 – Plano multiplataformas para posicionamento estratégico do Grupo Prosegur como provedor de segurança no mundo pós-pandemia na América do Sul. |
Prosegur |
Organizações Empresariais
Organização |
Título Completo |
Cliente/Agência |
Basf |
BASF Sustentabilidade na Prática |
Máquina Cohn&Wolfe |
Gerdau |
Casa Sustentável da Gerdau: uma experiência de marca |
Rede Comunicação |
Grupo Carrefour Brasil |
Grupo Carrefour Brasil e a Mobilização Social no Combate à Pandemia |
Loures Consultoria |
HBO Latam |
Todxs Nós – A defesa do uso da Linguagem Inclusiva por meio da sensibilização de jornalistas e influenciadores como ferramenta de inclusão e visibilidade da comunidade LGBQTIA+. |
Atômica Lab |
Roche |
Banco de Sangue Itinerante: doando vida de forma rápida e segura |
In Press Porter Novelli |
Syngenta |
Syngenta Digital: comunicação 360º para lançamento de estrutura global de negócios |
Race Comunicação |
Syngenta |
O agro em evidência: como inovar na comunicação em tempos de distanciamento social |
Race Comunicação |
Banco Original |
Jornada Original: Dashboard de indicadores de comunicação |
4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional |
Norsk Hydro Brasil |
Case Hydro para Prêmio Excelência e Inovação em PR |
Temple Comunicação |
Renault do Brasil |
Aplicativo Sou Renault, sua Importância e Posicionamento como principal canal de comunicação na Renault do Brasil durante a pandemia da Covid-19 |
Sem Agência |
Thinkseg |
Pay Per Use como experiência no isolamento social |
Sem Agência |
Basf |
Diversidade E Inclusão na BASF |
MáquinaCohn &Wolfe |
Dow |
Fortalecer Inclusão para promover Diversidade |
Agência Oribá |
Associação Comercial de São Paulo |
A ACSP, como protagonista na defesa dos empreendedores de São Paulo, lançou a Campanha #TamoJuntoSP pela volta responsável das atividades comerciais e de prestadores de serviços |
TV1 RP |
Banco Original |
Jornada Original: Trabalho Remoto e Isolamento Social |
4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional |
Dailus |
Nova Dailus: construindo uma beleza mais divertida |
Sem Agência |
Intel Brasil |
Tech for Good Intel – Tecnologia para o Bem |
BCW Brasil |
Ocyan |
Da criação à implementação: o propósito como fio condutor da #EXPERIÊNCIAOCYAN |
Sem Agência |
Administração Pública Direta
Organização |
Título Completo |
Cliente/Agência |
Câmara dos Deputados |
Canal Comprove |
Sem Agência |
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) |
Série de reportagens: 10 anos de Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça |
Sem Agência |
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) |
Portal CNJ – O Desafio de reconstruir um website com reformulação no leiaute e na arquitetura da informação visando à melhoria da experiência dos usuários internos e externos do CNJ |
Sem Agência |
TJRO |
Acesso ao Judiciário por meio da Justiça Itinerante |
Sem Agência |
Universidade Federal da Integração Latino-americana |
Youtube como ferramenta estratégica de divulgação científica: o reposicionamento da universidade na plataforma. |
Sem Agência |
Prefeitura de Birigui |
Rádio Prefeitura de Birigui |
Sem Agência |
Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo |
São Paulo contra o coronavírus: informação pública ágil e transparente no combate à pandemia |
Sem Agência |
TJGO |
Novo Instagram do TJGO - + 20 mil seguidores em 2019 |
Sem Agência |
TJSP |
Série Não Permita. Você não está sozinha |
Sem Agência |
Não houve classificados
Não houve classificados
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) |
Série de reportagens: 10 anos de Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça |
Sem Agência |
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) |
Mapa interativo: Justiça responde por 1% das maiores obras paradas |
Sem Agência |
Participação de empresas e da administração pública consolidam premiação
Uma das novidades apresentadas pela edição 2020 do Prêmio Jatobá PR foi a abertura do certame para as empresas e para a administração pública. Exclusivo para agências (grandes e butiques) entre 2017 e 2019, a partir deste ano passou a contar com duas novas verticais de premiação – Organizações Empresariais e Administração Pública Direta – que se somaram às verticais tradicionais das edições anteriores – Grandes Agências e Agências-Butique.
“Isso foi feito”, lembra Eduardo Ribeiro, diretor do GECOM, “sem prejuízo para as agências, pois para as novas verticais foram criadas novas categorias, que não conflitavam com as categorias exclusivas das agências. Por essa razão, o Jatobá contou em 2020 com 20 categorias, dez delas exclusivas para as Agências, cinco exclusivas para as Organizações Empresariais, e outras cinco para a Administração Pública Direta”.
A adesão dos novos segmentos ao Jatobá PR mostra o potencial que surge com essa inovação. “Recebemos inscrições de 16 Organizações Empresariais e de oito instituições públicas”, diz Decio Paes Manso, diretor do GECOM, “com um total de 32 cases desses dois segmentos – 21 das Organizações Empresariais e 11 da Administração Pública Direta”.
Trabalhos serão incorporados ao Banco de Cases do Jatobá PR
Finalistas ou não, todos os 195 cases inscritos na edição 2020 do Prêmio Jatobá PR farão parte do Banco de Cases da premiação, somando-se aos outros quase 500 que lá estão e que participaram das três primeiras edições do certame.
O Banco de Cases foi criado pelo GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação com quatro objetivos básicos:
Sobre a iniciativa, diz Hélio Garcia, diretor do GECOM e gestor do Banco de Cases: “Quando idealizamos o Prêmio Jatobá PR decidimos que ele, muito mais do que um fim em si, seria sempre um ponto de partida e não de chegada. Não o concebemos para entregar certificados e troféus, embora essa seja a face mais visível dele, e sim para valorizar a atividade e incentivar sua expansão, pela geração de novos negócios. Com isso, por óbvio, a ideia é promover a atividade colocando empresas e profissionais numa relevante e estratégica vitrine de projetos e conexões".
O acerto de manter a premiação, mesmo diante da pandemia
A edição 2020 do Prêmio Jatobá PR foi a mais concorrida das quatro edições, a despeito da pandemia da Covid-19 que em certo momento chegou a ameaçar a própria realização da premiação.
Marco Rossi, diretor do GECOM, lembra que mesmo sob a ameaça da pandemia da Covid-19 a decisão dos organizadores do Prêmio Jatobá PR foi de ir em frente com o certame: “Após aquele início crítico que se sucedeu à decretação da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e enxergando a necessidade de dar continuidade ao projeto e mostrar que mesmo diante de um cenário complexo e preocupante a atividade de PR não deveria se intimidar – ao contrário, deveria mostrar-se estratégica para a sociedade – o GECOM aliou-se a essa visão e manteve a premiação com todas as inovações previstas, alterando apenas o formato da cerimônia, que este ano será online, em transmissão pelo Youtube. Se havia alguma dúvida sobre a decisão, estão aí os números para mostrar que ela foi acertada”.
Jatobá em números
A seguir, a performance do Prêmio Jatobá PR desde a primeira edição, em 2017
Ano 2017 2018 2019 2020
Total de Cases inscritos 105 151 142 195
Total de Cases Finalistas 80 83 89 115
Total de Empresas Participantes 40 54 43 73
Comissão de Julgamento 34 44 40 52
Comissão Julgadora foi integrada por 52 jurados
Também a Comissão de Julgamento foi a maior, desde a criação do prêmio, integrada este ano por 52 convidados – 16 atuando em Grandes Agências; 17, em Agências-Butique; 14 nas Organizações Empresariais; 4, na Administração Pública Direta; e 4 na Academia.
Galeria dos Jurados
Jurados de Grandes Organizações
Alexandre Scaglia (Amazon Web Service - São Paulo)
Catharina Pires (Nutrien - São Paulo)
Claudio Rawics (Audi - São Paulo)
Daniela Viana (Carrefour - São Paulo)
Elen Neris (Fiepa - Belém)
Fábio Toretta (Sabesp - São Paulo)
Flávia Vigio (HBO - Miami)
Juliana Calsa (BRK Ambiental - São Paulo)
Mariana Matos (Unimed - Fortaleza)
Matheus Lombardi (XP Inc. – São Paulo)
Pâmela Vaiano (99 - São Paulo)
Priscilla Cortezze (VW - São Bernardo do Campo)
Rodrigo Vilar (OEC - São Paulo)
Jurados de Grandes Agências
Adriane Ahlers (RPMA - São Paulo)
Alessandra Ritondaro (Weber Shandwick - São Paulo)
Anaísa Silva (CDI – São Paulo)
Claudia Jordão (Edelman - São Paulo)
Fábio Santos (CDN - São Paulo)
Flávia Cola (Imagem Corporativa - São Paulo)
Germana Costa Moura (Approach - Rio de Janeiro)
Ligia Bolognesi (MSLGroup - São Paulo)
Marta Dourado (Fundamento - São Paulo)
Mauro Teixeira (LLYC – São Paulo)
Renata Binotto (JeffreyGroup - São Paulo)
Roberta Machado (In Press Porter Novelli – São Paulo)
Rosângela Ribeiro (Grupo Printer – São Paulo)
Simone Iwasso (Máquina Cohn&Wolfe - São Paulo)
Vânia Ciorlia (Ketchum - São Paulo)
Jurados de Agências-Butique
Cândida Silva (Darana - Salvador)
Cinthya Medeiros (Agência Atcom - Salvador)
Claudia Cezaro Zanuso (Duecom Comunicação – São Paulo)
Claudia Vassallo (Nova PR – São Paulo)
Cristina Iglecio (Kubix – São Paulo)
Debora Freire (Dfreire – São Paulo)
Everton Schultz (Ágora – São Paulo)
Giovanna Picillo (GPCom - São Paulo)
Guilherme Barros (GBR - São Paulo)
Jô Ristow (Focal 3 – São Paulo)
José Luis Ovando (Supera – São José dos Campos)
Karin Verzbickas (Fábrica de Comunicação - Florianópolis)
Luiz Fernando Gomes (Press à Porter – São Paulo)
Pedro Cadina (Vianews - São Paulo)
Raul Fagundes Neto (INK - São Paulo)
Viviana Toletti (XCOM - São Paulo)
Wilson Barros (Race – São Paulo)
Jurados da Área Pública
Denize Guazelli Carreau (Seade - São Paulo)
Emily Gonçalves (Sec. Saúde Gov. SP - São Paulo)
Henry Wender (Presidência da República - Brasília)
Filipi Oliveira (Câmara Municipal Curitiba - Curitiba)
Jurados da Academia
Renato Avanzi (ESPM - São Paulo)
Maria Aparecida Ferrari (USP - São Paulo)
Margarida Kunsch (USP - São Paulo)
Premiação será em 2 de dezembro, Dia Nacional das Relações Públicas
A cerimônia de premiação da edição 2020 do Prêmio Jatobá PR, que anunciará os vencedores do Troféu Jatobá nas 20 categorias e nas categorias especiais, está marcada para o dia 2 de dezembro, Dia Nacional das Relações Públicas, em transmissão online pelo Youtube, a partir de 11 horas.
Célia Radzvilaviez, diretora do GECOM e que coordenou a Secretaria Executiva do prêmio, lembra a razão da escolha da data: “Nada mais justo, oportuno e simbólico do que celebrar uma das mais importantes premiações de PR da América Latina no dia consagrado aos profissionais de Relações Públicas. Com isso valorizamos a efeméride, a atividade e a própria premiação, dando vida e visibilidade às relações públicas para todo o mercado".
“Além de conhecermos os cases campeões em cada uma das 20 categorias das quatro verticais”, dias Thales Toffoli, diretor do GECOM, “vamos também saber quais foram os cases e as organizações com melhor performance na premiação, pelo olhar e notas dos jurados. Serão, no total, oito premiações especiais”.
O GECOM concederá o Troféu Jatobá PR nas seguintes categorias especiais:
Organizações
Cases
Outras informações com Eduardo Ribeiro (11-99689-2230) ou Hélio Garcia (11-99166-2715)
GECOM – Grupo de Comunicação Empresarial