"O grupo é um dos maiores varejistas do Brasil e tem uma relação de intimidade com o seu público consumidor. Esse posicionamento é apenas uma questão de coerência: estamos usando nossa voz para que mais pessoas se sintam representadas e incluídas", explica Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário
Para valorizar a diversidade racial e contribuir para mobilizar informações que contribuam com a educação sobre inclusão e representatividade, o Grupo Boticário realizará uma série de iniciativas que visam amplificar a discussão sobre o tema em novembro - mês que traz a reflexão no Dia da Consciência Negra (20).
Em outubro, uma postagem de Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, em seu perfil no LinkedIn comunicando a decisão da empresa de mudar o nome da ação de descontos de Black Friday para Beauty Week em favor dos colaboradores e consumidores das sete marcas do grupo que se sentiam ofendidos, deu à primeira fase das ações. "A grande repercussão em cima de uma iniciativa tão simples, visando o conforto de todos só reforçou a importância de trazermos essa pauta para debate. Nossa decisão não teve a pretensão de ser unânime, tampouco condenar o uso geral da palavra ‘black’. Inclusive, por conta de prazos maiores nas entregas de visual merchandising e catálogos, teremos a comunicação antiga. Mesmo com esse cenário, resolvemos seguir e aumentar o volume dessa conversa. O grupo é um dos maiores varejistas do Brasil e tem uma relação de intimidade com o seu público consumidor. Esse posicionamento é apenas uma questão de coerência: estamos usando nossa voz para que mais pessoas se sintam representadas e incluídas", explica.
Dando sequência à proposta, o Grupo Boticário programou uma série de lives nos canais proprietários institucionais e das unidades de negócio para trabalhar temas relevantes, como racismo estrutural, a presença da beleza negra na comunicação das marcas, representatividade e oportunidades para negros no mercado de trabalho. Além das ações em comunicação o GB também prevê ações de mentoria para jovens negros, uma Semana da Diversidade, que trará conteúdos para os colaboradores do Grupo e a abertura de vagas gratuitas em cursos de tecnologia para jovens negros.
DIVERSIDADE É UMA JORNADA
O olhar direcionado para as frentes de diversidade, inclusão e equidade no Grupo Boticário foi reforçado em 2013, com ações de treinamento e educação, focando na ampliação de repertório dos colaboradores e participações em eventos do setor. Em 2019, foi criada a área especialista, que lidera o trabalho de grupos de afinidade (GAs) integrados pelos próprios colaboradores, se dividindo em cinco grandes dimensões interpretadas como as prioritárias pela empresa: equidade de gênero, gerações, raça e etnia, Pessoas com Deficiência e LGBTI+.
Já em 2020, evoluindo no trabalho dos GAs e com feedbacks mais pulsantes por toda a corporação sobre como a cultura e a essência são materializadas em iniciativas, a empresa assumiu o compromisso pela equidade racial se posicionando e agindo via projeto de mentoria para jovens negros, programas de estágio e trainee mais inclusivos (eliminando barreiras como os testes de inglês, respeitando a história de vida e diferentes oportunidades dos candidatos) e direcionamento de vagas para talentos e potências negras.
Semana da Diversidade
Em sua segunda edição, a Semana da Diversidade do Grupo Boticário vai aprofundar mais conversas com lideranças do movimento negro convidadas para aterrissar mais e melhor o cenário e como cada um pode contribuir e atuar em prol práticas de valorização ao respeito e de combate ao racismo estrutural. Destinada ao público de 12 mil colaboradores, a semana dá sustentação à conversa sobre as 5 dimensões de diversidade em quem a empresa atua, especialmente a questão racial durante 16 e 20 de novembro.
Desenvolve
No dia 10 de novembro, o Grupo Boticário, por meio do seu Instituto, abriu inscrições para o projeto Desenvolve - uma iniciativa que vai facilitar o acesso de 130 profissionais ao mercado de tecnologia, que segue em franca expansão. São três modalidades de cursos de formação de desenvolvedores para movimentar a mão-de-obra especializada do setor. Aqui, o foco é dar acesso à educação profissionalizante para candidatos em situação de vulnerabilidade, sem condições de custear cursos. Das 130 vagas, 50% das vagas nos cursos exclusivas para mulheres e candidatos negros.
Beauty Week
Durante a semana de promoções no fim de novembro, todas as unidades e o corporativo do Grupo Boticário seguirão pautando o tema de representatividade e inclusão em seus canais proprietários, plataformas sociais e grande mídia. A mobilização também será potencializada internamente, para os colaboradores, como forma de reforçar nosso propósito com ações de curadoria de conteúdos a fim de repercutir a mensagem de inclusão, via projeto Entretons - uma iniciativa dos líderes do Grupo de Afinidade Além da Pele. A ideia é abastecer e ampliar as referências dos colaboradores
Sobre o Grupo Boticário
O Grupo Boticário são várias empresas em uma: laboratório, fábrica, logística, marketing e varejo. São várias marcas: O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, BeautyBox, Multi B, Vult e Beleza na Web, presentes em diferentes canais. Mas com um só propósito: criar oportunidades para a beleza transformar o mundo ao nosso redor. A beleza que está na essência do Grupo Boticário se materializa não só na Fundação Grupo Boticário, a maior do país, mas também em transformações que impactam positivamente os produtos, operações, canais e toda a cadeia de valor.