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O tema Tesla e os RPs

Em seu artigo, a executiva Mariana Guedes faz uma análise sobre a decisão da Tesla, montadora de carros elétricos americana, de eliminar sua área de Relações Públicas

Como alguns já sabem, a Tesla, montadora de carros elétricos americana com influência mundial, tomou a decisão de eliminar sua área de Relações Públicas. O principal motivo alegado pela marca foi de que a Tesla não precisa mais de um bom relacionamento com a imprensa. Deixamos aqui nossas considerações sobre o fato. Relações públicas não faz somente a comunicação entre a empresa e a imprensa. Este sim é um papel muito importante, mas não constitui todas as atribuições da profissão. Esclarecido isso, vamos ao tema assessoria e relacionamento com a imprensa:

 

1-    Jornalistas vinham reclamando de que a equipe de relações públicas da marca já era enxuta em relação às outras montadoras. Mesmo assim, a área conseguiu corrigir desinformação e criar grandes conteúdos, o que só comprova a eficiência e utilidade dos profissionais.

2-    Existem diversos perfis de clientes e necessidades específicas, no caso da Tesla, a marca já gera mídia espontânea sozinha (sem um trabalho pró-ativo do RP), contudo o gerenciamento da imagem da marca com a imprensa é extremamente importante.

3-    O fato da marca não possuir mais uma área para atender a imprensa não significa que ela não será mais citada nos veículos de comunicação. Não existirá mais nenhum apoio na correção de desinformação, o que aumenta consideravelmente a possibilidade desses fatos se tornarem grandes crises. E ainda, o papel da imprensa é de fiscalizar. É importantíssimo ter um profissional atuando para amenizar as situações e definir os próximos passos.

4-    O relacionamento com a imprensa e a oferta de conteúdo pró-ativo de qualidade gera a publicação positiva sobre a marca, o que diminuirá consideravelmente para a Tesla.

5-    Especula-se que Elon Musk influenciou a decisão por não ter um bom relacionamento pessoal com a imprensa, o que transfere este cenário pessoal do executivo para a marca, que só tem a perder.

6-    Cortar relacionamento com a imprensa é se fechar, inclusive, para as questões sociais e de seus próprios consumidores, uma vez que a imprensa é a responsável, junto aos órgãos de fiscalização, pelo trabalho de supervisionar e cobrar as empresas. Lembrando que a Tesla é uma montadora que pode sim ter problemas que envolvam temas polêmicos como acidentes envolvendo vidas.

7-    E por fim, ao nosso ver, a imprensa será a menos afetada com a questão, quem tem mais a perder será a marca.

 

 Deixamos aqui a matéria de um jornalista especializado do setor sobre o tema. Vale a leitura. https://autoesporte.globo.com/carros/colunistas/post-coluna/2020/10/tesla-acaba-com-setor-de-relacoes-publicas-e-isto-e-pessimo-para-todos-mesmo-se-voce-nao-tiver-carro.ghtml

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