Logo Logo Logo Logo Logo

Entendendo o funcionamento do PIX

No Consumo em Pauta de hoje, Angela Crespo recebe o advogado Marcelo Godke para esclarecer todas as dúvidas e explicar como funciona o PIX, pagamento instantâneo do Banco Central - que começa a valer, oficialmente, hoje, dia 16. Não perca, a partir das 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

Marcelo Godke é o entrevistado do programa Consumo em Pauta desta semana

Continue com a gente porque agora o nosso assunto é o consumidor... Consumo em Pauta vem aí, na Rádio Mega Brasil Online!

E o PIX começa a funcionar. Você ainda tem dúvidas?

O PIX, pagamento instantâneo do Banco Central, começa a funcionar oficialmente hoje, dia 16. Ou seja, a partir de agora, qualquer pessoa que cadastrou a chave PIX no banco no qual mantém relacionamento, poderá fazer ou receber pagamentos e transferência em até 10 segundos.

Portanto, acabou aquela história de ficar dias na ansiedade de quando vai entrar o dinheiro na conta, como era com as transferências por TED ou DOC.

Se você ainda tem dúvidas sobre como usar o PIX, pagamento instantâneo do Banco Central, no seu dia a dia de consumidor, acompanhe esta entrevista com o advogado Marcelo Godke, especialista em Direito dos Contratos pelo CEU Law School e professor do Insper e da Faap.

Ele é o entrevistado da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta.

Conforme a Febraban, já foram cadastradas 69,5 milhões de chaves PIX, sendo 66,6 milhões de pessoas físicas. O tipo de chave mais utilizado é a do CPF, com 25,4 milhões, segundo dados do Banco Central.

 

Qual chave PIX cadastrar?

Sobre a escolha da chave PIX, o advogado sugere a criação de uma conta de e-mail específica para o cadastramento. “Assim, se mantém a privacidade das informações de documentos e telefone”, acrescenta. Por exemplo, e hipoteticamente, pode-se criar um e-mail como emaildopix@provedor.com.br. Se tiver relacionamento com mais de um banco, o e-mail pode ser pix(nomedobanco)@provedor.com.br.

Se acaso o consumidor esquecer a chave PIX cadastrada, a dica do advogado Godke é consultar a página Registrato do Banco Central. Ela centraliza todas as informações dos correntistas, das contas abertas e fechadas no CPF, assim como as chaves PIX.

Só que é preciso fazer o cadastramento no Registrato. Antes de tudo, deve-se entrar no aplicativo do banco que se tem relacionamento, procurar por Registrato para obter o PIN. Em seguida, ir para a página Registrato do Banco Central e informar o número do PIN. Feito o cadastramento, ficarão acessíveis todas as informações disponibilizadas por esta plataforma.

 

Segurança no celular

Outra dica do advogado é com relação aos cuidados com o celular. “Nunca deixe à vista os aplicativos do banco. Caso ocorra de perder o celular ou ele for furtado ou roubado, se o acesso ao banco estiver em pasta oculta, isso dificultará o acesso de quem está em poder do aparelho.

 

Usando o PIX

Toda vez que for fazer uma transação com o sistema PIX, pagamento instantâneo do Banco Central, é preciso abrir o aplicativo do banco no celular ou no computador, acessar a aba PIX e informar a chave do destinatário e o valor. Nada de escrever banco, agência, número de conta, nome do beneficiário e CPF. “Tenha certeza da chave PIX porque uma vez feita a transferência, conforme as regras do Banco Central, não haverá estorno do valor”, finaliza o Dr. Godke.

Para saber mais detalhes de como usar bem o PIX, não perca a entrevista com Marcelo Godke no Consumo em Pauta de hoje, a partir das 16h.

O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 16h, com reapresentações as terças, às 9h, e as quartas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online. Ouça em: https://radiomegabrasilonline.com.br/.

Acompanhe o programa também em imagens no nosso canal no YouTube pela Mega Brasil Comunicação / TV Mega Brasil. Assista em: https://www.youtube.com/user/MegaBrasilComunicaca.