Logo Logo Logo Logo Logo

Idosos: uma população nem sempre lembrada

No Inclusive de hoje, Rosa Buccino recebe a professora Christiane Monteiro Machado. Ela vai falar sobre pesquisas que apontam como a terceira idade é deixada de lado nas campanhas publicitárias eleitorais, bem como nas campanhas publicitárias em geral. Não perca, a partir das 15h, na Rádio Mega Brasil Online.

Christiane Monteiro Machado é a entrevistada do programa Inclusive desta semana

Hora de informar e prestar serviço à população... está na hora de mais uma edição do Inclusive, aqui na sua Rádio Mega Brasil Online!

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que 30 milhões de eleitores são idosos, o que representa 20% do eleitorado – o maior percentual desde 1992. O número de eleitores com 70 anos ou mais pulou de 11,3 milhões para 13,5 milhões, na comparação entre 2016, ano da última eleição municipal, para 2020, quando a população voltou às urnas para a escolha de prefeitos e vereadores. Isso significa um universo de 8.784.004 idosos entre 70 e 79 anos; 4.658.495 idosos entre 80 e 99 anos; e ainda 65.589 idosos com mais de 100 anos, que estão com as obrigações eleitorais em dia e podem ir às urnas.

Então por que os candidatos ainda não prestaram atenção nesse público? ”. É o que questiona Christiane Monteiro Machado, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo. Ela é a entrevistada de Rosa Buccino no programa Inclusive desta semana. Segundo ela, os eleitores idosos vão aumentar a cada eleição, uma vez que a população brasileira está envelhecendo.

Recentemente, Christiane defendeu a tese de doutorado intitulada “Estereótipos e novos retratos do envelhecimento na publicidade – marcas brasileiras e o desafio de criar identificação com o público da terceira idade”, na Universidade Fernando Pessoa, em Porto, Portugal.

Ao mesmo tempo em que representam uma parcela importante da população, são ainda muito excluídos das imagens de consumidores e eleitores ativos. Ainda mais agora, na pandemia, os idosos são mostrados como coitadinhos, frágeis, não como gente que pensa e escolhe”, analisa.

A pesquisadora constatou que as pessoas vão construindo interpretações sobre o envelhecimento desde muito cedo, a partir daquilo que veem e ouvem. “Esse olhar de que ser idoso é ficar recolhido em casa, isolado socialmente, com dificuldade de aceitar novidades e incapacidade de aprender era mais frequente há uns 50 anos. Mais recentemente, quem pesquisa o tema, já tem percebido que essa interpretação está mudando. Mas essa mudança é lenta – mais lenta do que a mudança na estrutura demográfica. Teremos uma população envelhecida antes que os preconceitos tenham sido reduzidos significativamente”, lamenta a professora.

Em sua tese, Christiane também estudou a publicidade entre o público idoso, e chegou à conclusão de que ela atua da mesma forma. “Toda mensagem publicitária precisa ser entendida como verdadeira para que as pessoas prestem atenção ao que está sendo dito. Se uma peça de campanha mostra algo que não parece real, toda a mensagem fica comprometida. Então, se as pessoas ainda têm essa visão antiga sobre o envelhecimento, a publicidade acaba repetindo isso, e mostrando, em alguns casos, pessoas idosas de maneira estereotipada e preconceituosa”.

De acordo com ela, há estudos que dizem que algumas marcas evitam associar suas imagens à de pessoas idosas por terem medo de parecerem “marca de velho”, mesmo que esse seja um segmento importante de consumidores. “É preciso um olhar mais consciente por parte dos publicitários e dos anunciantes para evitar esse ‘piloto automático’, que mostra idosos dessa maneira tão antiga”, ressalta.

A tese de doutorado de Christiane aborda desde questões de contextualização sobre a terceira idade e sobre a publicidade, até uma pesquisa que analisa todas as postagens feitas no Facebook e no YouTube pelas marcas dos 10 maiores anunciantes do Brasil (empresas donas de 244 marcas) ao longo de um ano. Ela verificou que das quase 5 mil mensagens, apenas cerca de 100 continham idosos.

Para saber mais sobre o assunto e sobre a pesquisa de Christiane Monteiro Machado sobre a população idosa, não perca o Inclusive de hoje, a partir das 15h.

O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as quintas, às 15h, com reapresentações as sextas, às 9h, e aos domingos, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online. Ouça em: https://radiomegabrasilonline.com.br/.

Acompanhe o programa também em imagens no nosso canal no YouTube pela Mega Brasil Comunicação / TV Mega Brasil. Assista em: https://www.youtube.com/user/MegaBrasilComunicaca.