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Uma jornada em busca da equidade racial

Grupo Boticário divulga compromissos em equidade racial até 2023. Após um ano de ampliação do seu quadro de colaboradores negros, empresa anuncia novas metas para ampliar representatividade para todos os níveis internos

Desde 2019, quando a empresa ampliou sua atuação na área de Diversidade, Inclusão e Equidade, foram realizadas uma série de inciativas que reforçaram o comprometimento em democratizar acesso a oportunidades profissionais para um público mais diverso, representatividade diálogo em sua comunicação, além da ampliação de portfólio para atender a todas as raças e etnias

Neste 20 de novembro, em que o Dia da Consciência Negra nos convida a refletir sobre a longa jornada na busca pela equidade racial, o Grupo Boticário divulga suas conquistas em 2020 e seus compromissos com a sociedade pela transformação do futuro da beleza. Desde 2019, quando a empresa ampliou sua atuação na área de Diversidade, Inclusão e Equidade, foram realizadas uma série de inciativas que reforçaram o comprometimento em democratizar acesso a oportunidades profissionais para um público mais diverso, representatividade diálogo em sua comunicação, além da ampliação de portfólio para atender a todas as raças e etnias.

"Praticando a célebre frase de uma das principais vozes antirracistas da atualidade, a executiva Vernã Myers, em 2019, o Grupo Boticário convidou a diversidade para a festa quando oficializou a área especialista dentro da sua estrutura corporativa, mapeou e priorizou as dimensões de raça e etnia, gênero, gerações, LGBTI+ e das pessoas com deficiência, além ter realizado a 1ª edição da semana da diversidade, anunciando grupos de afinidade para cada uma dessas 5 dimensões. E, agora, em 2020, foi o momento de convidar todes para dançar e (por que não?), cantar junto com a gente nesse coro que precisa se fazer ouvir mais do que nunca. Por isso, estamos usando nossa posição de uma das maiores varejistas e anunciantes do Brasil para amplificar, estimular e nos comprometermos com metas objetivas em prol das dimensões que priorizamos no GB", detalha Sandro Bassili, vice-presidente de Pessoas e Assuntos Institucionais do Grupo Boticário.

Dando sequência às ações de educação, treinamento e práticas de respeito e empatia desenvolvidas por sua área de Diversidade, Inclusão e Equidade, o Grupo Boticário está realizando várias ações em novembro, considerado o mês da Consciência Negra. Entre 16 e 20 de novembro, os 11 mil colaboradores da empresa pararam para aprender e conversar mais sobre o tema durante a Semana da Diversidade, que contou com a participação de personalidades que são referência no tema, como a executiva Rachel Maia, a formadora de opinião Luana Genot e o ator e diretor Lázaro Ramos, entre outros, além dos diversos membros dos Grupos de Afinidade.

O propósito desse trabalho segue sustentado nos pilares de pessoas, comunicação e produtos já na próxima semana, quando as sete unidades do GB (O Boticário, Eudora, quem disse, Berenice?, Multi B, Vult e Beleza na Web) mergulham na época de promoções mundialmente famosa, cuja renomeação para Beauty Week também fez parte da estratégia de propor reflexão, respeito e empatia.

DIVERSIDADE É UMA JORNADA

Com o objetivo de incluir, desenvolver e atrair talentos e gerar awareness para a questão racial no Brasil, o Grupo Boticário criou o Programa Geração B de estágio e trainee, no qual foi eliminada a barreira do inglês e na última etapa de aprovação, 41% da turma de trainees se declararam como pretos ou pardos. Outra iniciativa realizada foi o "Entrevistaço", iniciativa de busca e prospecção ágil de profissionais negros no mercado de trabalho para ocupar vagas em aberto e criar banco de talentos negros para acelerar contratações futuras.

Também neste ano, foi aberto programa de desenvolvimento voltado para jovens negros universitários ou recém-formados, com objetivo de contribuir para seu crescimento e para nutrir relações com potenciais futuros trainees, colaboradores ou líderes em outras empresas. A primeira etapa começou em julho e foi até agosto, com a realização de oito webinars para 800 alunos com profissionais do Grupo Boticário falando sobre temas importantes do negócio (inovação, tecnologia, diversidade, cultura, nossa trajetória) e sobre desenvolvimento de carreira. A segunda etapa teve 10 participantes da etapa 1 participaram de um programa de mentoria de carreira com líderes da empresa. Os participantes não selecionados para a etapa 2 receberam uma curadoria especial de conteúdos de autodesenvolvimento.

Mais recentemente, em parceria com escolas de programação, o Instituto Grupo Boticário lançou o Desenvolve, programa para atrair jovens que desejam trabalhar com tecnologia, mas que não possuem formação. Serão 130 vagas para todo o Brasil voltadas a pessoas em vulnerabilidade social, preferencialmente mulheres negras, com turmas a partir de janeiro.

"Sabemos que é apenas o começo, mas quando olhamos para 2020 em retrospectiva, já temos 54% das contratações desse ano foram de talentos autodeclarados negros. Em 2019, nesse mesmo período, eram 43%. Há muito a fazer ainda, mas estamos profundamente orgulhosos do caminho que estamos trilhando por uma empresa mais semelhante à população brasileira como um todo", conclui Bassili.

CONQUISTAS DE 2020

- Criação dos Grupos de Afinidade nas cinco dimensões proprietárias para o GB.

- Mês da consciência negra com a série de lives "Essência é o que está além: jornada pela equidade racial" para falar sobre como o GB está avançando na jornada de equidade racial e de letramento racial.

30/07 - 1ª live - Produtos.

31/08 - 2ª live - Pessoas.

04/11 - 3ª live - Racismo Estrutural.

- Entrevistaço profissionais negros.

- Mentoria de talentos negros do mercado e webinars com lideranças do GB para direcionamento de carreira.

- Mentoria colaboradores com deficiência.

- Movimento #Mulheresinquietas, em que as colaboradoras se empoderaram a escrever uma carta aberta para elas mesmas em alguma passagem de suas vidas em que se sentiram desencorajadas profissionalmente pelo simples fato de representarem o gênero feminino.

- Patrono no Fórum de Gerações e Futuro do Trabalho.

- Em 2020, nosso índice de contratação de profissionais negros foi de 54%.

- Lançamento do projeto Desenvolve, que vai formar 130 novos programadores para atender a demanda reprimida de vagas no mercado da tecnologia, sendo 50% dessas vagas destinadas para mulheres e negros.

- Empresa Top 3 no Ranking Great Place to Work das melhores empresas para mulheres trabalharem.

- Flexibilização dos nossos processos seletivos de estágio e trainee, retirando a necessidade de domínio da língua inglesa.

- No programa de trainee para tecnologia, o Grupo Boticário excluiu a necessidade de experiência anterior com o objetivo de garantir representatividade de gerações para candidatos que desejavam redirecionar suas carreiras para tecnologia.

COMPROMISSOS GB 2021

- Até 2023, vamos aumentar a contratação de talentos negros em 40%, garantindo assim um cenário em que 50% das nossas pessoas sejam negras.

- Meta de atingirmos ao menos 25% de lideranças corporativas negras também até 2023.

- Desenvolver trilhas profissionais e mentorar 100% dos nossos talentos negros GB, garantindo que sua trajetória nos ajude a transformar o futuro da beleza.

MANIFESTO DA SEMANA DA DIVERSIDADE GB 2020

Uma coisa é fato: A gente nunca falou tanto sobre diversidade.

O lado ruim é: A gente nunca precisou tanto falar sobre diversidade.

Parece que quanto mais perto da linha de chegada a gente está, mais longe ela fica.

Todo dia é uma oportunidade de acordar e mudar o mundo.

E de novo.

E de novo.

A transformação nasce da persistência, da inquietude.

Mas principalmente, nasce das pessoas.

De assumir a responsabilidade, de se colocar no lugar do outro e entender que cada uma das nossas atitudes têm impacto.

É assim que a gente começa uma sociedade com respeito, oportunidade e segurança pra todos.

Começa com cada um de nós.

Começa por você.

#ComeçaPorMim

#SemanadaDiversidadeGB

Sobre o Grupo Boticário

O Grupo Boticário são várias empresas em uma: laboratório, fábrica, logística, marketing e varejo. São várias marcas: O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, BeautyBox, Multi B, Vult e Beleza na Web, presentes em diferentes canais. Mas com um só propósito: criar oportunidades para a beleza transformar o mundo ao nosso redor. A beleza que está na essência do Grupo Boticário se materializa não só na Fundação Grupo Boticário, a maior do país, mas também em transformações que impactam positivamente os produtos, operações, canais e toda a cadeia de valor.