Desde 2019, quando a empresa ampliou sua atuação na área de Diversidade, Inclusão e Equidade, foram realizadas uma série de inciativas que reforçaram o comprometimento em democratizar acesso a oportunidades profissionais para um público mais diverso, representatividade diálogo em sua comunicação, além da ampliação de portfólio para atender a todas as raças e etnias
Neste 20 de novembro, em que o Dia da Consciência Negra nos convida a refletir sobre a longa jornada na busca pela equidade racial, o Grupo Boticário divulga suas conquistas em 2020 e seus compromissos com a sociedade pela transformação do futuro da beleza. Desde 2019, quando a empresa ampliou sua atuação na área de Diversidade, Inclusão e Equidade, foram realizadas uma série de inciativas que reforçaram o comprometimento em democratizar acesso a oportunidades profissionais para um público mais diverso, representatividade diálogo em sua comunicação, além da ampliação de portfólio para atender a todas as raças e etnias.
"Praticando a célebre frase de uma das principais vozes antirracistas da atualidade, a executiva Vernã Myers, em 2019, o Grupo Boticário convidou a diversidade para a festa quando oficializou a área especialista dentro da sua estrutura corporativa, mapeou e priorizou as dimensões de raça e etnia, gênero, gerações, LGBTI+ e das pessoas com deficiência, além ter realizado a 1ª edição da semana da diversidade, anunciando grupos de afinidade para cada uma dessas 5 dimensões. E, agora, em 2020, foi o momento de convidar todes para dançar e (por que não?), cantar junto com a gente nesse coro que precisa se fazer ouvir mais do que nunca. Por isso, estamos usando nossa posição de uma das maiores varejistas e anunciantes do Brasil para amplificar, estimular e nos comprometermos com metas objetivas em prol das dimensões que priorizamos no GB", detalha Sandro Bassili, vice-presidente de Pessoas e Assuntos Institucionais do Grupo Boticário.
Dando sequência às ações de educação, treinamento e práticas de respeito e empatia desenvolvidas por sua área de Diversidade, Inclusão e Equidade, o Grupo Boticário está realizando várias ações em novembro, considerado o mês da Consciência Negra. Entre 16 e 20 de novembro, os 11 mil colaboradores da empresa pararam para aprender e conversar mais sobre o tema durante a Semana da Diversidade, que contou com a participação de personalidades que são referência no tema, como a executiva Rachel Maia, a formadora de opinião Luana Genot e o ator e diretor Lázaro Ramos, entre outros, além dos diversos membros dos Grupos de Afinidade.
O propósito desse trabalho segue sustentado nos pilares de pessoas, comunicação e produtos já na próxima semana, quando as sete unidades do GB (O Boticário, Eudora, quem disse, Berenice?, Multi B, Vult e Beleza na Web) mergulham na época de promoções mundialmente famosa, cuja renomeação para Beauty Week também fez parte da estratégia de propor reflexão, respeito e empatia.
DIVERSIDADE É UMA JORNADA
Com o objetivo de incluir, desenvolver e atrair talentos e gerar awareness para a questão racial no Brasil, o Grupo Boticário criou o Programa Geração B de estágio e trainee, no qual foi eliminada a barreira do inglês e na última etapa de aprovação, 41% da turma de trainees se declararam como pretos ou pardos. Outra iniciativa realizada foi o "Entrevistaço", iniciativa de busca e prospecção ágil de profissionais negros no mercado de trabalho para ocupar vagas em aberto e criar banco de talentos negros para acelerar contratações futuras.
Também neste ano, foi aberto programa de desenvolvimento voltado para jovens negros universitários ou recém-formados, com objetivo de contribuir para seu crescimento e para nutrir relações com potenciais futuros trainees, colaboradores ou líderes em outras empresas. A primeira etapa começou em julho e foi até agosto, com a realização de oito webinars para 800 alunos com profissionais do Grupo Boticário falando sobre temas importantes do negócio (inovação, tecnologia, diversidade, cultura, nossa trajetória) e sobre desenvolvimento de carreira. A segunda etapa teve 10 participantes da etapa 1 participaram de um programa de mentoria de carreira com líderes da empresa. Os participantes não selecionados para a etapa 2 receberam uma curadoria especial de conteúdos de autodesenvolvimento.
Mais recentemente, em parceria com escolas de programação, o Instituto Grupo Boticário lançou o Desenvolve, programa para atrair jovens que desejam trabalhar com tecnologia, mas que não possuem formação. Serão 130 vagas para todo o Brasil voltadas a pessoas em vulnerabilidade social, preferencialmente mulheres negras, com turmas a partir de janeiro.
"Sabemos que é apenas o começo, mas quando olhamos para 2020 em retrospectiva, já temos 54% das contratações desse ano foram de talentos autodeclarados negros. Em 2019, nesse mesmo período, eram 43%. Há muito a fazer ainda, mas estamos profundamente orgulhosos do caminho que estamos trilhando por uma empresa mais semelhante à população brasileira como um todo", conclui Bassili.
CONQUISTAS DE 2020
- Criação dos Grupos de Afinidade nas cinco dimensões proprietárias para o GB.
- Mês da consciência negra com a série de lives "Essência é o que está além: jornada pela equidade racial" para falar sobre como o GB está avançando na jornada de equidade racial e de letramento racial.
30/07 - 1ª live - Produtos.
31/08 - 2ª live - Pessoas.
04/11 - 3ª live - Racismo Estrutural.
- Entrevistaço profissionais negros.
- Mentoria de talentos negros do mercado e webinars com lideranças do GB para direcionamento de carreira.
- Mentoria colaboradores com deficiência.
- Movimento #Mulheresinquietas, em que as colaboradoras se empoderaram a escrever uma carta aberta para elas mesmas em alguma passagem de suas vidas em que se sentiram desencorajadas profissionalmente pelo simples fato de representarem o gênero feminino.
- Patrono no Fórum de Gerações e Futuro do Trabalho.
- Em 2020, nosso índice de contratação de profissionais negros foi de 54%.
- Lançamento do projeto Desenvolve, que vai formar 130 novos programadores para atender a demanda reprimida de vagas no mercado da tecnologia, sendo 50% dessas vagas destinadas para mulheres e negros.
- Empresa Top 3 no Ranking Great Place to Work das melhores empresas para mulheres trabalharem.
- Flexibilização dos nossos processos seletivos de estágio e trainee, retirando a necessidade de domínio da língua inglesa.
- No programa de trainee para tecnologia, o Grupo Boticário excluiu a necessidade de experiência anterior com o objetivo de garantir representatividade de gerações para candidatos que desejavam redirecionar suas carreiras para tecnologia.
COMPROMISSOS GB 2021
- Até 2023, vamos aumentar a contratação de talentos negros em 40%, garantindo assim um cenário em que 50% das nossas pessoas sejam negras.
- Meta de atingirmos ao menos 25% de lideranças corporativas negras também até 2023.
- Desenvolver trilhas profissionais e mentorar 100% dos nossos talentos negros GB, garantindo que sua trajetória nos ajude a transformar o futuro da beleza.
MANIFESTO DA SEMANA DA DIVERSIDADE GB 2020
Uma coisa é fato: A gente nunca falou tanto sobre diversidade.
O lado ruim é: A gente nunca precisou tanto falar sobre diversidade.
Parece que quanto mais perto da linha de chegada a gente está, mais longe ela fica.
Todo dia é uma oportunidade de acordar e mudar o mundo.
E de novo.
E de novo.
A transformação nasce da persistência, da inquietude.
Mas principalmente, nasce das pessoas.
De assumir a responsabilidade, de se colocar no lugar do outro e entender que cada uma das nossas atitudes têm impacto.
É assim que a gente começa uma sociedade com respeito, oportunidade e segurança pra todos.
Começa com cada um de nós.
Começa por você.
#ComeçaPorMim
#SemanadaDiversidadeGB
Sobre o Grupo Boticário
O Grupo Boticário são várias empresas em uma: laboratório, fábrica, logística, marketing e varejo. São várias marcas: O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, BeautyBox, Multi B, Vult e Beleza na Web, presentes em diferentes canais. Mas com um só propósito: criar oportunidades para a beleza transformar o mundo ao nosso redor. A beleza que está na essência do Grupo Boticário se materializa não só na Fundação Grupo Boticário, a maior do país, mas também em transformações que impactam positivamente os produtos, operações, canais e toda a cadeia de valor.