"O que torna esta certificação ainda mais relevante para a agência é termos essa conquista em um período de distanciamento físico. Isso comprova que todos os cuidados e ações de gestão que fizemos, preocupados com a segurança e saúde dos nossos funcionários, foram relevantes", comemora Marcio Cavalieri, sócio fundador da RPMA
A RPMA comemora mais uma conquista. No que já se tornou uma tradição desde 2013, foi, novamente, certificada pelo Great Place to Work (GPTW) como um excelente local para se trabalhar. Em um ano extremamente desafiador e atípico, com as equipes trabalhando completamente no formato remoto, o que já era motivo de orgulho tornou-se ainda mais especial para a RPMA. A agência segue como uma empresa GPTW com um engajamento 3% maior e um nível de satisfação 10,8% superior ao de 2019.
"A RPMA já nasceu com a cultura da valorização do trabalho em equipe e estamos atuando em um ambiente cada vez mais colaborativo. Independente do momento que a distância nos impõe, nosso maior foco é reforçar o nosso propósito. Esse resultado demonstra que o caminho escolhido é o correto, permitindo que o nosso time desenvolva trabalhos que nos orgulham, ao mesmo tempo em que promovem desenvolvimento na carreira e no pessoal", explica Claudia Rondon, sócia fundadora da agência.
Além do engajamento de 84% de participação da equipe de colaboradores na pesquisa, os índices de avaliação registrados neste ano foram muito próximos da média das 150 melhores empresas do GPTW de 2019. Entre os destaques do relatório está o índice de satisfação, medido por área, que alcançou 85, contra 88 das 150 melhores do GPTW de 2019.
O resultado mais importante foi em camaradagem, que atingiu uma média de 93, contra 90, registrado pelas maiores do GPTW 2019. Fatores como credibilidade (média de 86 versus 88 das 150 maiores do GPTW 2019), respeito e orgulho, com 84 e 83 respectivamente, (em comparação a 87 e 91 das maiores do GPTW 2019) e imparcialidade, (média de 81 da RPMA enquanto a das maiores do GPTW 2019 foi de 86) colocam a agência em um patamar de confiança e reconhecimento conferido pelos seus colaboradores.
"O que torna esta certificação ainda mais relevante para a agência é termos essa conquista em um período de distanciamento físico. Isso comprova que todos os cuidados e ações de gestão que fizemos, preocupados com a segurança e saúde dos nossos funcionários, foram relevantes", comemora Marcio Cavalieri, sócio fundador da RPMA.
O fortalecimento da equipe de RH, com políticas bem traçadas, transparência nos processos, investimentos no bem-estar e desenvolvimento de seus colaboradores, alinhamentos constantes, proximidade com as lideranças e os encontros periódicos com os sócios, foram as apostas certeiras da agência nessa trilha de sucesso.
E a preocupação vai desde o recrutamento e seleção, com todos cuidados nos agendamentos, entrevistas e notificações enviadas a cada etapa, ao contato sobre a finalização do processo, feedback ao candidato e banco de talentos. Um processo que, durante a pandemia, foi 100% virtual e tão bem estruturado que se tornou paper da ABRACOM (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) como referência para outras empresas de comunicação.
E se há todos os cuidados com a atração dos profissionais do mercado, o trabalho de retenção e desenvolvimento do time interno não fica para trás. Pela intranet, a equipe pode enxergar novas oportunidades dentro da própria casa, buscando promoções ou experiências junto a outros núcleos de atendimento. Somente durante a pandemia, no período de março a outubro, a RPMA contratou 43 profissionais e efetivou quatro estagiários. A integração dos novos colaboradores passa por uma imersão profunda nos processos e direcionamentos da agência.
O aprimoramento dos profissionais é fundamental para a RPMA. Desenvolvimento de lideranças, coaching, apresentações, palestras e cursos, com profissionais internos e do mercado já somaram, somente neste ano, mais de 20 horas de treinamento. Além de todas as ações que já fazem parte do calendário anual e que, este ano, foram mantidas em formato virtual, com a pandemia, a agência inseriu outros momentos e iniciativas junto ao time e promoveu encontros virtuais e eventos como o `Sextou!’, um momento de descontração, realizado às sextas-feiras, no fim de tarde, com dicas variadas para curtir a casa, a família e os momentos de lazer de uma maneira leve e divertida.
Pensando na questão da ergonomia durante o trabalho remoto, cerca de 20% da equipe trouxe equipamentos para a casa e outros 20% optaram por substituir o benefício de cartão de refeição pelo de alimentação. O bem-estar dos colaboradores é fator fundamental para a agência, que estabelece parcerias com academia, manicure, serviços de alimentação, vouchers para exames de saúde, atividades em grupo, vacinação, entretenimento e massagem. Cursos, congressos, idiomas, formações acadêmicas e pós-graduações também são oferecidos para elevar o conhecimento e, consequentemente, trazer mais expertise para a própria agência e para seus clientes.
“Uma empresa de serviços é feita de gente. Gente competente, gente ousada e, principalmente, gente motivada. Esse reconhecimento não é nosso, mas de nossos funcionários, que nos ajudam a construir uma grande empresa”, celebra Augusto Pinto, sócio fundador da RPMA Comunicação.