"Acompanhamos de perto o desempenho de cada fornecedor nesses 15 anos do Programa AAA e nos orgulhamos em ver as melhorias que pudemos proporcionar a eles nesse período, a partir do trabalho realizado por nossos agrônomas e agrônomas", diz Guilherme Amado, Líder do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™
O Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, iniciativa desenvolvida para fornecer conhecimentos e técnicas na produção de um café de alta qualidade sustentável, completa, este mês, 15 anos de existência no Brasil. E, como parte desse trabalho, a marca pioneira em cafés porcionados homenageia anualmente dez fazendas que se destacaram ao longo do ano.
São dez produtores e produtoras escolhidos para representar os outros mais de mil parceiros em uma homenagem pública realizada no dia 20 de novembro durante a Semana Internacional do Café, importante evento do setor que teve seu formato adaptado para o ambiente digital. As fazendas homenageadas são selecionadas seguindo critérios como tempo no programa, diversidade, engajamento e parceria. As fotos dos profissionais serão espalhadas em abrigos de ônibus nas cidades em que vivem, como parte do reconhecimento. O valor pago a mais pela Nespresso nas sacas de café é resultado de uma premiação de 10 milhões de dólares - valor é fixo em dólar que sofre somente diferenças cambiais - a todos os fornecedores de café para a companhia pela última venda mais recente.
"Em um ano desafiador como 2020, podemos parabenizar nossos parceiros e parceiras pelo bom trabalho que realizaram no campo de maneira sustentável, eficiente e produtiva. Acompanhamos de perto o desempenho de cada fornecedor nesses 15 anos do Programa AAA e nos orgulhamos em ver as melhorias que pudemos proporcionar a eles nesse período, a partir do trabalho realizado por nossos agrônomas e agrônomas", diz Guilherme Amado, Líder do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™.
Faz parte do compromisso da Nespresso investir em práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de valor, do grão à xícara. As fazendas que produzem café para a empresa são avaliadas frequentemente, desde a gestão da propriedade, as condições de trabalho, o bem-estar dos produtores e das produtoras até a utilização de práticas ecologicamente corretas. "Realizamos mais de oito mil auditorias para garantir que tudo esteja dentro dos nossos padrões e exigências. Pagamos entre 30% e 40% acima do preço de mercado nas sacas para valorizar ainda mais o trabalho dos profissionais do campo", explica Amado.
A partir de um acompanhamento contínuo com as fazendas produtoras de café, a Nespresso conquistou mais de mil parcerias numa relação de longa data e realizou mais de 25.000 visitas no campo, identificando as realidades específicas de cada fornecedor e sugerindo melhorias personalizadas em cada local. Também fez mais de 55.000 interações com produtores e produtoras por meio de treinamentos e workshops. Tudo isso só foi possível graças ao trabalho diferenciado de uma equipe técnica dedicada, composta por 15 agrônomas e agrônomos que atuam diretamente no campo com os cafeicultores.
O primeiro reconhecimento público do Prêmio de Qualidade Sustentável da Nespresso foi feito em 2019 durante a Semana Internacional do Café e contou com a participação de importantes organizações do setor. Para conferir os homenageados de 2020, acompanhe o site oficial da SIC no dia 20 de novembro, às 19 horas. Além dos produtores e das produtoras de café, a companhia também irá anunciar os agrônomos e as agrônomas que se destacaram no último ano.