Uma das novidades no quadro de colaboradores da NovaBrasil, Adriana Couto apresenta o Metrópolis, da TV Cultura, um dos mais tradicionais programas de arte e cultura da televisão brasileira
A data de 20 anos de fundação da NovaBrasil foi marcada por mudanças estruturais. Sob gestão do Grupo Thathi desde 1º de novembro, a Rede NovaBrasil lança uma série de novidades, já a partir do próximo mês, adaptando-se às novas tecnologias em multiplataforma e privilegiando o jornalismo ao vivo. O slogan será "Aqui se ouve e se vê".
A NovaBrasil irá ampliar sua área de atuação e passará a contar na sua programação com ícones do jornalismo como Adriana Couto, Vinicius Torres Freire, Cida Damasco, João Gabriel de Lima e especialistas nas áreas de finanças e de consumo como Fábio Gallo, Márcia Dessen e Fábio Mariani Borges.
Já presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília e Campinas (emissoras próprias), além de Aracaju, Birigui, Fortaleza e Maceió (emissoras afiliadas), a NovaBrasil irá alcançar agora as regiões de Araçatuba e Ribeirão Preto (antigas rádios Cultura e Thathi FM), que passam a atuar em rede, a partir de 1º de dezembro. A Nova FM, de Campinas, também passa a privilegiar a programação musical da NovaBrasil.
"A proposta de monomarca entre as 11 praças de atuação (Araçatuba, Brasília, Campinas, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além das afiliadas de Aracaju, Fortaleza e Maceió) expande a atuação nacional da NovaBrasil e prepara a rede para os planos de expansão previstos para 2021", afirma Fernando Roxo, CEO do Grupo Thathi.
Além da restruturação da rede, o programa Nova Manhã - faixa de jornalismo da rádio, exibida diariamente das 6h às 8h - ganha reforços de peso. A jornalista e apresentadora Adriana Couto passou a integrar a bancada do programa junto a Mauro Tagliaferri. Há mais de dez anos, Adriana Couto apresenta o Metrópolis, da TV Cultura, um dos mais tradicionais programas de arte e cultura da televisão brasileira.
"Estamos muito felizes com a vinda da Adriana Couto. Sua carreira e personalidade endossam o posicionamento do jornalismo da NovaBrasil: manter o brasileiro bem informado, de forma imparcial, com atmosfera leve, sem perder a seriedade", diz Danilo Fuin, diretor executivo das rádios.
O time de colunistas também ganha nomes de peso. Os jornalistas Cida Damasco e Vinicius Torres Freire terão coluna diária sobre Economia e Negócios, no Nova Manhã. Cida Damasco atuou, entre outros veículos, no "Estado de S.Paulo", onde participou da equipe que montou o caderno de Economia. Foi editora de Política e de Economia, editora-executiva e editora-chefe.
Colunista da "Folha de S. Paulo", Vinicius Torres Freire é pesquisador-visitante da Universidade da California (San Diego) e mestre em administração pública pela Universidade de Harvard.
A pauta de finanças pessoais fica a cargo da dupla Fabio Gallo e Marcia Dessen. Fabio Gallo é doutor em finanças, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem uma coluna em Seu Dinheiro, no Estadão. Marcia Dessen aborda o mesmo assunto em sua coluna na "Folha de S.Paulo". Educadora financeira, escritora, planejadora financeira pessoal, é diretora da Planejar.
Outro reforço é João Gabriel de Lima, colunista de "O Estado de S.Paulo", professor da Faap, coordenador de jornalismo do Insper, escritor e ex-diretor das revistas "Época" e "Bravo!". Ele comentará política no matinal da NovaBrasil. O professor Fabio Mariano Borges terá uma coluna sobre sustentabilidade, consumo e diversidade. Ele tem 25 anos de experiência em comportamento do consumidor, estudos etnográficos e consumer insights, tendo desenvolvido estudos acadêmicos e pesquisas de mercado para empresas como Datafolha, Marítima Seguros, Lorenzetti, Editora Abril, Sebrae-SP, Talent, DM9 e Ibope.
O programa matinal também integrará todas as praças com entrada de jornalistas locais durante a transmissão em rede apresentando os destaques do noticiário regional e maior prestação de serviços. As novidades estão refletidas no novo logo integrado ao Grupo Thathi de Comunicação, sob o slogan "Mais moderna. Mais brasileira". A campanha com a divulgação da nova marca e slogan está prevista para começar em 1º de dezembro, com anúncio em jornal e mídia out of home (OOH).