Victor Marcondes é o entrevistado do programa Inclusive desta semana
O foco agora é a informação e prestação de serviço à população mais velha... vem aí, mais uma edição do Inclusive, aqui na sua Rádio Mega Brasil Online!
Nesta semana, o programa aborda um assunto que, cada vez mais, e, principalmente, por conta da pandemia, vem ganhando espaço. Vamos falar sobre a importância da Telemedicina para a população 50+ e em geral.
Em um momento em que se fala tanto em digitalização dos negócios e preocupação com a saúde, uma empresa recém-fundada especializada em tecnologia em saúde inovou, tendo como foco pacientes 50+.
Trata-se da Nilo Saúde, uma startup que já nasceu 100% digital, e tem por propósito cuidar da saúde das pessoas. A clínica multidisciplinar digital é especializada no público acima de 50 anos e oferece serviços de atenção primária e secundária para seus pacientes.
E para falar sobre a Nilo, e sobre o tema, Rosa Buccino recebe Victor Marcondes de Oliveira, cofundador e CEO da Nilo Saúde.
Victor é engenheiro de produção, formado pela Escola Politécnica da USP, com mestrado na mesma área pela Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha. Possui MBA em Negócios pela Harvard Business School, com foco em Saúde. Ele cresceu em uma família de médicos, o que fez despertar seu interesse pela possibilidade de contribuir com o segmento no Brasil, tanto que, em seu segundo empreendimento na área, surgiu a Nilo.
Fundada em janeiro deste ano, a Nilo deu início às suas atividades em plena pandemia. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e gerontólogos com especialização na faixa etária atendida (50+), e que já passaram por instituições renomadas, como a Faculdade de Medicina da USP, UnB, Hospital Sírio-Libanês, entre outros.
Todo o processo de atendimento é feito via WhatsApp, canal de comunicação mais utilizado pelo público 50+. O paciente escolhe quais os aspectos de sua saúde que gostaria de se aprofundar, e a partir daí o time da Nilo entra em contato para ajudá-lo a definir qual o melhor plano para atingir os seus objetivos. Os pacientes podem optar tanto pelos planos de envelhecimento saudável e de saúde mental, como planos focados em questões de saúde física, como doenças crônicas. Após esse primeiro contato, o paciente passa a ter interações periódicas com seu time de saúde, tanto pelo WhatsApp, quanto pelas tele consultas feitas em outra plataforma digital, para manter a segurança dos dados. “A gente deixa um médico responsável por cada pessoa. Junto a uma equipe, ele faz um acompanhamento frequente e eficiente dos pacientes, com o histórico sempre em mãos (prontuário eletrônico atualizado), evitando a repetição de informações a cada consulta”, explica Victor.
O serviço da clínica se dará via parceira com alguns convênios e hospitais – processo ainda em andamento -, além de novas formas de atuação em um futuro próximo. “A ideia da Nilo como um todo é que esse tipo de saúde multidisciplinar vire o médico de referência desse paciente, como aquele de família, antigamente. Aquele que fez a prescrição de remédios, pedido de exame, ou até que direcione a pessoa a um profissional especializado, se for o caso”.
Nesse período de pandemia, a primeira consulta é gratuita para todos que tiverem demandas de saúde, mesmo aqueles que não possuem convênio médico.
Para saber mais sobre Telemedicina e a Nilo Saúde, não perca o bate papo com Victor Marcondes no Inclusive de hoje, a partir das 15h.
O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as quintas, às 15h, com reapresentações as sextas, às 9h, e aos domingos, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online. Ouça em: https://radiomegabrasilonline.com.br/.
Acompanhe o programa também em imagens no nosso canal no YouTube pela Mega Brasil Comunicação / TV Mega Brasil. Assista em: https://www.youtube.com/user/MegaBrasilComunicaca.