Logo Logo Logo Logo Logo

Agora é Centauro

A Centauro, rede brasileira multicanal de artigos esportivos, acaba de adquirir a operação da Nike no Brasil, em um negócio que passa da cifra do R$ 1 bilhão

Perto de completar quatro décadas, a Centauro assume as operações da Nike, no Brasil, passando a gerir uma rede de mais de 4 mil varejistas

A Centauro, uma rede brasileira multicanal de artigos esportivos fundada em abril de 1981 por Sebastião Bomfim Filho, e que deu origem ao Grupo SBF, acaba de adquirir a operação da Nike no Brasil, em um negócio que passa da cifra do R$ 1 bilhão. Com isso, o Grupo SBF assume 24 lojas Nike Factory, a operação de e-commerce da companhia e, claro, todo o estoque de produtos. Vale lembrar que o Grupo ainda possui uma rede especializada em tênis, a By Tennis.

Com essa transação, a Centauro passa a controlar as operações da Nike por dez anos aqui no Brasil, com liberdade para ampliar a rede nacionalmente que hoje envolve cerca de quatro mil varejistas.

Trajetória

A primeira loja Centauro foi inaugurada em abril de 1981, no bairro Savassi, em Belo Horizonte (MG). No final dos anos 90, a rede já possuía mais de 20 lojas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e em Brasília. As lojas Centauro costumavam ter 200 metros quadrados e o fundador da rede decidiu abrir uma loja com dez vezes esse tamanho, inspirado nas megalojas de livros que faziam sucesso no País. A primeira delas foi a loja do Shopping West Plaza, em São Paulo, em meados do ano 2000. A partir de então, a marca introduziu um novo exemplar de estabelecimento esportivo no Brasil, as megalojas de produtos esportivos. Três anos depois, a Centauro iniciou suas operações no comércio eletrônico.

Em 2009, a empresa inaugurou a sua primeira loja em formato outlet, junto ao centro de distribuição, na cidade de Extrema (MG). Quatro anos depois, inaugurou um centro de distribuição na cidade de Jarinu, interior de São Paulo. Nesse mesmo ano, foi aberta a loja Full Size no Rio de Janeiro, uma loja/empreendimento de rua com 3.000 metros quadrados voltados à experiência e interação de clientes com diversas modalidades esportivas. Dois anos depois, a rede lançou um aplicativo de compras para tablets e smartphones, para sistemas operacionais iOS e Android, permitindo ao consumidor efetuar compras a partir de dispositivos móveis, e ainda estabeleceu um segundo outlet no Shopping D, em São Paulo (SP).

No final de 2015, a empresa chegou ao Mato Grosso para inaugurar sua primeira loja no estado, com 1.500 metros quadrados, em Cuiabá, no Pantanal Shopping.