Gaetano Lops, idealizador da plataforma, deixou sua sólida carreira em Live Marketing para se dedicar na construção de seu novo negócio social, que promete impactar positivamente a sociedade por meio de arrecadação de doações para instituições que atendem as 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU)
Um mundo em transformação, que vive uma crise econômica e de saúde em função da pandemia de Covid-19, trouxe mais uma vez à tona necessidade de novos debates e definições acerca das necessidades de investimentos em causas sociais que possam melhorar de alguma maneira a vida da população e das suas comunidades. Com este pensamento e uma robusta estrutura, nasce a EuApoio, uma plataforma que reúne iniciativas que atendem a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, com o intuito de ajudar as pessoas e empresas a encontrarem as causas que mais se identificam para doar.
O projeto surgiu em 2017, com foco apenas em empresas e resultou até o momento em uma arrecadação de 64 milhões de reais, que foram designados a diversas organizações para apoio a diferentes causas sociais, como apoio a crianças, animais e idosos. Agora a plataforma está aberta para que pessoas possam apoiar causas de forma simples e segura. Com uma navegação bastante intuitiva e utilizando o que existe de melhor em tecnologia, a Eu Apoio traz uma grande novidade: incentivar que pessoas físicas doem a partir de seus Impostos de Renda (IR). Assim, qualquer um poderá adotar uma causa e incentivar que a cultura da doação seja ampliada.
O site esclarece como fazer a doação corretamente e conta com uma ferramenta calculadora que indica o valor máximo que pode ser doado utilizando o IR, além de informar se a pessoa está apta a usar este recurso. A EuApoio também realiza consultorias para empresas atuarem com causas de maneira segura e transparente, utilizando a ferramenta para filtrar quais causas e ONGs se identificam com o core business dos clientes, com abordagem de estratégias conscientes que têm sido cada vez mais necessárias nas corporações. Um exemplo é o programa VisaCausas, criado e coordenado pela EuAPoio, e que em outubro atingiu a marca de 200 milhões de doações realizadas desde sua criação. Para conhecer melhor a plataforma e apoiar, basta acessar o link: https://euapoio.com.br.
Segundo a Pesquisa Doação Brasil (2017), apenas 26,0% dos brasileiros acreditam e confiam no trabalho das ONGs, indicando que a falta do hábito de doar se dá pelo fato de a maioria das ONGs não comprovarem o uso correto das doações recebidas e/ou não cumprirem com seu papel social. Para mudar este cenário, a EuApoio atua para que as organizações prezem pela transparência do início ao fim, com uma análise de compliance que avalia 46 critérios e prestações de contas dos projetos, antes de incluir a instituição na plataforma, e conta ainda com a parceria da Hyperativa, uma das principais empresas brasileiras de tecnologia para o setor financeiro, aumentando a confiança e segurança de quem investe e de quem recebe a doação.
Outro ponto importante da plataforma é a facilidade com que pessoas e empresas podem apoiar projetos sociais a partir da tecnologia, totalmente desenvolvida para que doações sejam feitas de forma simples, segura e transparente. “A EuApoio surge com o objetivo de transformar o mundo a partir de causas e possibilita que não apenas empresas, mas também as pessoas de um modo geral possam se engajar. A transparência é um dos principais pontos que observamos e por isso somos muito criteriosos. São valores significativos para quem doa e para quem recebe. As pessoas poderão apoiar quantas causas quiserem, de forma simples e utilizando seus impostos, e ajudar a mudar a cultura de doação no Brasil”, reforça Gaetano Lops.
O projeto já conta com o apoio de grandes marcas, como Visa, SulAmérica e O Boticário. E diversas instituições já foram beneficiadas, como Instituto Luisa Mel, Ampara Animal, Projeto Tamar, Gerando Falcões, Instituto Ayrton Senna, Fundação Gol de Letra, dentre outras.
Gaetano Lops, idealizador da plataforma, deixou sua sólida carreira em Live Marketing para se dedicar na construção de seu novo negócio social, que promete impactar positivamente a sociedade por meio de arrecadação de doações para instituições que atendem as 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU). Ainda que com novo foco na carreira, Gaetano mantém ativa a sua agência GAEL, que havida sido incorporada à Dream Factory e agora passa a ser, novamente, uma agência independente. E enquanto a EuApoio traça uma conversa direta com as causas sociais, a GAEL, atuará na construção de plataformas proprietárias de conteúdo e entretenimento.