Este ano, o Troféu Jatobá, que tradicionalmente premia grandes agências e agências butique traz como novidade, a premiação a empresas da Administração Pública e Organizações Empresariais da iniciativa privada, além também premiar os 4 melhores cases e as 4 melhores organizações do Ano. Em virtude das restrições a eventos, a cerimônia de premiação foi realizada em 2/12, Dia Nacional das Relações Públicas, por meio de evento online
Em cerimônia virtual realizada hoje, 02 de dezembro, dia em que também se comemora o Dia Nacional das Relações Públicas, foram divulgados os cases e agências vencedores do Prêmio Latino americano de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2020.
Este ano, o Troféu Jatobá, que tradicionalmente premia grandes agências e agências butique traz como novidade, a premiação a empresas da Administração Pública e Organizações Empresariais da iniciativa privada, além também premiar os 4 melhores cases e as 4 melhores organizações do Ano. Você pode acessar a íntegra da cerimônia virtual em vídeo, pelo link https://youtu.be/6q787qwXmJU.
A edição 2020 do Prêmio Latino americano de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá tem o patrocínio de Boxnet, apoio de IMax, e apoio institucional da Abracom- Associação Brasileira das Agências de Comunicação e Associação Brasileira de Comunicação Pública. Toda a premiação é auditada pela Exclusive Partners.
Uma data carregada de significado
O dia 2 de dezembro, Dia Nacional das Relações Públicas foi instituído homenagem ao nascimento de Eduardo Pinheiro Lobo. Ele foi responsável pela direção do primeiro Departamento de Relações Públicas criado no Brasil, o que aconteceu no dia 30 de janeiro de 1914 quando a “The Light AMD Power Co. Ltda” sentiu a necessidade de um departamento de comunicação para cuidar de seus relacionamentos com a imprensa.
A atividade de RP no Brasil, no entanto, passou a ter mais destaque na década de 50, oportunidade, inclusive em que foi criada a Associação Brasileira de Relações Públicas, no ano de 1954. A partir da década de 80 a atividade de relações públicas ganhou relevância junto a empresas, imprensa e sociedade. Processos de premiações técnicas surgiram na Europa e Estados Unidos porém, aqui, ao Sul do Equador, se carecia de uma premiação que respeitasse as características e parâmetros comerciais, sociais e culturais predominantes no continente. Foi assim que surgiu, há quatro anos, o Prêmio Latino americano de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá, este ano em sua quarta edição.