Logo Logo Logo Logo Logo

O caminho da Diversidade e Inclusão

VMLY&R cria diretoria de Diversidade, Equidade & Inclusão sob o comando de Jeferson Martins, e promove curso de semiótica antirracista

“Para mim é um orgulho imenso trabalhar em uma empresa que valoriza a diversidade, e mais do que isso, investe para que toda a cadeia seja impactada por esse movimento. Todas as ações que foram criadas até o momento serão ampliadas e terão uma capilaridade muito maior com essa nova estrutura", comenta Jeferson Martins, Diretor de Diversidade, Equidade & Inclusão e Relações Institucionais da VMLY&R Brasil

A VMLY&R, empresa da holding WPP que teve sua fusão anunciada em outubro, apresenta uma nova diretoria focada em Diversidade, Equidade & Inclusão no Brasil.

Jeferson Martins, que anteriormente respondia pelas ações de diversidade e também pelo RP do negócio passa a se dedicar exclusivamente a pauta, além de gerenciar todas as relações institucionais da agência com um olhar voltado para inclusão. Além de DE&I, parcerias, associações e projetos pro-bono também ficam sobre o guarda-chuva do executivo que está na agência desde 2018. Com a mudança,  Jeferson passa a reportar diretamente a estrutura global da VMLY&R.

Para sua primeira ação reunindo toda a operação que já possuí cerca de 550 pessoas, foi contratado o curso Mídia e Racismo no Brasil: uma abordagem semiótica. O curso desenvolvido pelos jornalistas Bruna Rocha e Cassio Santana, mestranda mestra e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, respectivamente, será ministrado nos dias 10 e 11 de dezembro e além dos colaboradores, será estendido aos clientes e parceiros da agência.

“O Jeferson vem fazendo um trabalho muito consistente na área de diversidade desde que chegou à agência sendo um dos grandes embaixadores do tema localmente e globalmente. Entendemos que as empresas que não investirem e não liderarem esse movimento agora estarão em desvantagem na atração de novos negócios e profissionais. A criação da área exclusiva de Diversidade, Equidade e Inclusão na VMLY&R Brasil segue o nosso modelo global, e visa impactar diretamente nosso público interno, clientes, fornecedores, parceiros e o mercado como um todo. Os dados do nosso mercado estão longe do ideal, e com essa nova organização conseguiremos traçar metas mais assertivas, e também promover programas com melhor aproveitamento, como a Escola RUA, projeto criado por Felipe Silva, e patrocinado pela VMLY&R” conta Fernado Taralli, CEO da VMLY&R Brasil.

 

“Para mim é um orgulho imenso trabalhar em uma empresa que valoriza a diversidade, e mais do que isso, investe para que toda a cadeia seja impactada por esse movimento. Todas as ações que foram criadas até o momento serão ampliadas e terão uma capilaridade muito maior com essa nova estrutura onde poderei me dedicar a todas as esferas que perpassam as questões ligadas à DE&I como recrutamento e retenção, sensibilização, conscientização, pesquisa e monitoramento, clientes e fornecedores, treinamentos e educação e parcerias” conta Jeferson Martins, Diretor de Diversidade, Equidade & Inclusão e Relações Institucionais da VMLY&R Brasil

A área de Relações Públicas da agência passará a ser gerida por Gê Rocha.

 

Confira abaixo mais informações sobre o curso Mídia e Racismo no Brasil: uma abordagem semiótica

O curso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica tem o objetivo de fornecer, de maneira introdutória, instrumental teórico-metodológico para a análise do discurso midiáticos/publicitário à partir de uma perspectiva antirracista. Tomando como ponto de partida uma discussão sobre noções gerais de Semiótica, estudos da imagem e Análise do Discurso, pretende-se fomentar um olhar crítico sobre a dimensão racializada dos produtos midiáticos.

 

Bruna Rocha é jornalista, escritora, ativista digital e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA), integrante do Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia (Cepad), do Grupo de Pesquisa em Teorias da Comunicação da Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação - Intercom. Pesquisa a relação entre Acontecimento, Mediatização e Discurso, a partir da cobertura do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo.


Cássio Santana é jornalista, escritor, mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro da coordenação do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC/UFBA) e membro do Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso (Cepad/UFBA). Pesquisa Análise do Discurso e Teorias da Comunicação, com interesse na construção dos discursos sociais.