Para representar uma característica da fonte vernacular, comumente encontrada por todo o Brasil, o criativo procurou garantir que nenhuma letra fosse exatamente igual a outra – para isso, desenvolveu quatro variações para cada caractere
Inspirado pela estética da Feira de São Joaquim, de Salvador, o criativo Douglas Reis, diretor de arte sênior da Publicis Brasil, criou a Oxente, um novo tipo de fonte tipográfica criada inteiramente à mão. Inspirada no letreiramento popular dos comércios da tradicional feira que acontece na capital da Bahia, terra natal de Douglas e onde o criativo foi pessoalmente buscar inspiração para este novo projeto de design.
Após realizar uma série de registros do local, juntamente com o fotógrafo Peu Campos, o criativo, que é especialista em tipografia, iniciou o processo de desenvolvimento da Oxente, desde a concepção e conceitualização, até a programação, passando por uma extensa experimentação de ferramentas, superfícies e texturas. Todo processo criativo foi documentado pessoalmente por Douglas.
Para representar uma característica da fonte vernacular, comumente encontrada por todo o Brasil, o criativo procurou garantir que nenhuma letra fosse exatamente igual a outra – para isso, desenvolveu quatro variações para cada caractere, que podem ser alteradas manualmente ou alternadas automaticamente através de uma programação padrão.
Para o lançamento do projeto, o publicitário criou um material que traz uma identidade visual que utiliza ilustrações e elementos locais, além de expressões e frases típicas da Bahia. “Este trabalho tem a importância social de dar visibilidade a um estilo de arte desconhecido pelo público, quebrando um padrão estético que hoje é considerado aceitável pela indústria, além de, claro, empoderar a cultura do subúrbio de Salvador", afirma Douglas Reis.
Conheça todos os detalhes da Oxente em: www.behance.net/gallery/91736457/OXENTE-_-FONTE