Periscinoto já participou como palestrante de uma das edições do Congresso Mega Brasil
O mundo da publicidade perdeu uma de suas maiores referências. No último domingo (17), o publicitário Alex Periscinoto, de 95 anos, morreu em São Paulo, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Ele deixa a viúva, duas filhas, quatro netos e um bisneto.
Filho caçula de imigrantes italianos, Alexandre José Periscinoto nasceu em Mococa, no interior de São Paulo, mas cresceu no bairro paulistano de Belém. Quando jovem, foi operário de uma das fábricas Matarazzo, e foi na área de desenhos de tecidos que ele se apaixonou pelos reclames – nome dado naquela época aos anúncios.
Começou a adentrar no mercado da publicidade na década de 1950, e viria a se tornar um dos publicitários mais importantes do Brasil. Sua carreira teve início em 1959, quando assumiu a gerência de propaganda da Casa Anglo Brasileira (Mappin), onde foi responsável por campanhas que encantaram São Paulo ao vivo – na época ainda não existiam efeitos especiais. No ano seguinte, passou a integrar a diretoria da AlmapBBDO, onde ajudou a modernizar a forma de produzir a propaganda no país, e permaneceu até 1998. Também atuou como colunista do Jornal Folha de S.Paulo entre os anos 1980 e 1990.
Na década de 1970, foi o primeiro jurado brasileiro no Festival Internacional do Filme Publicitário, em Cannes, na França. Além de ter feito parte também do corpo de jurados do International Festival of New York. Ao longo de sua trajetória, o profissional ganhou diversos prêmios, dentre eles Profissional do Ano (1972); Publicitário do Ano (1973 e 1984); Publicitário dos Últimos 20 anos (1988); e um dos Melhores dos 30 anos do Prêmio Colunistas e Prêmio Meio & Mensagem (1997).
Nos anos 1982 e 1997, assumiu a presidência da Abap – Associação Brasileira de Agências de Propaganda. Periscinoto foi responsável por implantar no Brasil o modelo, atualmente consolidado, das duplas de criação – um redator e um diretor de arte atuam juntos no desenvolvimento de um anúncio.
A Mega Brasil possuía uma relação próxima com Periscinoto, uma vez que a empresa já contou com a participação dele em dois eventos. Em 1999, o publicitário participou como palestrante do 2° Seminário A Comunicação Social e Corporativa nas Grandes Organizações do Brasil, realizado no Auditório do Banco do Brasil, em Brasília, Distrito Federal. Na ocasião, ele realizou a palestra de abertura, intitulada “A comunicação social e institucional do Governo Federal” – na época, Periscinoto atuava como Secretário de Publicidade Institucional da Secretaria da República. Ele também participou do 1° Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, onde palestrou sobre o tema “A Comunicação Pública e um novo conceito para a marca Brasil – Como acabar com a imagem de País da miséria, das drogas, da violência, da exploração do sexo...”
Alex Periscinoto é considerado um dos profissionais mais relevantes para a publicidade, tendo contribuído de maneira significativa para transformar a maneira de fazer publicidade no Brasil do modo como conhecemos atualmente.