Malu Weber, Diretora Sênior de Comunicação Corporativa da Bayer Brasil, e Marc Reichardt, Presidente da Bayer no Brasil.
A Bayer, multinacional alemã com atuação nos pilares da saúde e nutrição, está completando, neste ano, 125 anos no Brasil, e, em comemoração à data, acaba de anunciar um novo direcionamento para a sua estratégia organizacional: a colaboração. A nova proposta da empresa está alinhada ao fato de que 2020 foi um ano particularmente desafiador, com a pandemia do novo Coronavírus evidenciando que a humanidade enfrenta, a partir de agora, desafios coletivos, não mais individuais. E para solucioná-los, atores isolados não bastam: é preciso haver cooperação, parceria e colaboração entre empresas, startups, instituições, pessoas e governos. E foi essa a compreensão que levou a Bayer a redefinir suas prioridades estratégicas e anunciá-las no Encontro Virtual One Bayer – evento online realizado ontem (27), que contou com a presença dos líderes da empresa.
A partir deste ano, a empresa pretende investir cada vez mais em colaboração – externa, por meio de projetos desenvolvidos em seu novo hub de inovação aberta e constantes parcerias com instituições, empresas e startups relevantes para os seus negócios – e interna, com eventos que reúnam todas as suas divisões de negócio (agro, farmacêutica e consumo) e reforcem a mensagem de uma empresa unificada.
O encontro também contou com a apresentação do Manifesto Comemorativo aos 125 anos da companhia no Brasil, que traz a assinatura “Você e Bayer: é bom” – uma releitura do centenário slogan “Se é Bayer, é Bom” – que reflete um novo modelo de negócio, visando mais colaboração e foco no cliente. “Não se trata de uma campanha, mas de uma evolução da nossa narrativa que reflete o processo de transformação organizacional que estamos vivendo e alinha nossas mensagens aos propósitos da companhia. Mais do que fortalecer nossa voz, queremos ampliar nossa escuta: para ser bom mesmo, tem que ter VOCÊ”, ressaltou Malu Weber, Diretora Sênior de Comunicação Corporativa da Bayer Brasil.
Os negócios da empresa nos ramos da saúde e nutrição sempre foram marcados por inovações importantes. Por isso, a empresa pretende, a partir de agora, oferecer toda a sua tradição e experiência em inovação a outros setores da sociedade a fim de ajudar a humanidade a solucionar os grandes desafios do nosso tempo, por meio de um olhar cuidadoso voltado para a sustentabilidade e para as pessoas.
Os pilares estratégicos que deverão nortear a atuação de todas as divisões de negócio são Sustentabilidade, Inovação Aberta e Pessoas & Cultura. Um catalisador de todo esse novo momento da Bayer é o LifeHub SP – primeiro centro de inovação aberta da empresa na América Latina e o mais completo do mundo, por meio do qual serão desenvolvidos projetos e soluções colaborativas para todos os negócios da companhia.
Além da inauguração do hub, outras iniciativas de 2020 marcaram essa transição da companhia para um novo momento, como o Programa Liderança Negra Bayer – maior edição de seu programa anual de trainee já realizada no Brasil, com vagas exclusivas para profissionais negros.
“Em 2021, continuaremos investindo em iniciativas colaborativas e relevantes para endereçar os grandes desafios contemporâneos, totalmente alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que chegam em um momento crucial este ano, faltando menos de 10 anos para sua conclusão. Também continuaremos endereçando os desafios impostos pela pandemia, que impactaram todas as nossas divisões de negócio e a vida dos nossos colaboradores, e que, no entanto, estamos conseguindo transpor, garantindo a continuidade das atividades de forma segura e responsável e qualidade de vida para as nossas pessoas”, pontuou Marc Reichardt, Presidente da Bayer no Brasil.
Além das diretrizes institucionais, as divisões de negócios da Bayer também fizeram uma retrospectiva do ano que passou e falaram sobre as principais iniciativas para 2021.
No agronegócio, por exemplo, um dos destaques continua sendo o Projeto Carbono – uma iniciativa da Bayer que recompensa agricultores que gerarem créditos de carbono a partir de práticas agrícolas sustentáveis. A área também mantém o incentivo às redes que fomentam a troca e interlocução com demais players do mercado, como startups, universidades, entidades, órgãos públicos, pesquisadores e, é claro, o produtor.
Já no setor farmacêutico, a Bayer segue com o seu propósito de fazer “Ciência para uma vida melhor”. Alinhada a essa questão, a empresa terá como foco a atuação nas áreas de saúde feminina, cardiologia, oncologia, oftalmologia e hematologia. Além disso, a inovação e transformação digital serão os pilares essenciais na divisão.
A área de Consumer Health no Brasil – que é o maior mercado de da Bayer na América Latina – por sua vez, reforçou que o seu grande pilar continua sendo o autocuidado. Foi isso, inclusive, que fez a área alcançar bons resultados em vendas no ano passado. Por fim, a expectativa para 2021 também é de crescimento para o setor de OTC (over-the-counter). Isso porque alguns hábitos devem permanecer mesmo depois da pandemia, como, por exemplo, uma maior atenção dos consumidores para a sua saúde e autocuidado.
“A empresa investe em inovação com o objetivo de criar práticas, soluções e produto que ajudem a sociedade a enfrentar os grandes desafios socioambientais do nosso tempo, como as mudanças climáticas, o aumento exponencial da população global e o envelhecimento da nossa sociedade. Para cumprir essa missão, a Bayer entende que precisa reunir pessoas diversas, com histórias, origens e contribuições particulares, em um ambiente acolhedor e plural”, ressaltou Reichardt.