Segundo o Mapa das Agências de Comunicação, organizado pelo Anuário da Comunicação Corporativa, em parceria com a newsletter Jornalistas&Cia, existem no Brasil, atualmente, 1.600 agências de comunicação, sendo 1.500 matrizes e 100 filiais.
A Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação e a Mega Brasil Comunicação – responsável pela edição do Anuário da Comunicação Corporativa – uniram-se para realizar um novo censo das agências de comunicação no Brasil. Entre os objetivos estão um conhecimento mais aprofundado do perfil da atividade e uma maior aproximação institucional com agências que, atualmente, estão fora do radar dessas duas organizações.
Segundo o Mapa das Agências de Comunicação, organizado pelo Anuário da Comunicação Corporativa, em parceria com a newsletter Jornalistas&Cia, existem no Brasil, atualmente, 1.600 agências de comunicação, sendo 1.500 matrizes e 100 filiais. Desse universo, Abracom e Mega Brasil possuem informações qualificadas de cerca de 300 agências, que são, ou foram, associadas da Associação ou participam regularmente da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação – que serve de base para os indicadores publicados pelo Anuário da Comunicação Corporativa. Das demais, pouco se sabe, já que são agências de micro ou pequeno porte que estão pulverizadas pelo país.
O censo, que já foi iniciado, buscará identificar as agências por campos como nome/razão social, ano de fundação, telefone, endereço completo (logradouro, cidade, estado e CEP), website, sócios-diretores/principais executivos, cargos, e-mails, número total de colaboradores por gênero, número total de clientes e faixa de faturamento anual.
O trabalho será liderado pela pesquisadora Elenilda Arão Teixeira, e terá duração de três meses, estendendo-se até o final de abril. Carlos Carvalho (carlos.carvalho@abracom.org.br), Presidente Executivo da Abracom, e Eduardo Ribeiro (eduribeiro@megabrasil.com.br), Diretor da Mega Brasil e Publisher do Anuário, estarão à disposição para esclarecer dúvidas sobre o projeto.
Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação também é iniciada
“São dois trabalhos distintos”, ressalta Eduardo Ribeiro, Diretor da Mega Brasil e coordenador dos projetos. “O censo tem por objetivo principal identificar o tamanho real do mercado, que é estimado por nós em 1.600 agências, sendo 1.500 matrizes e 100 filiais. Vamos fazer contatos com todas elas para confirmar se continuam em atividade, onde se localizam, se tem filiais, telefones e e-mails de contatos”. Com base nesse censo, será possível conhecer muito melhor o tamanho do mercado.
Já a Pesquisa é uma amostra desse universo maior e abrange apenas as agências que se dispõe a responder às 30 perguntas sobre seu desempenho em 2020 e expectativas para 2021. “Nesses 10 anos de pesquisa, tivemos um máximo de 300 agências respondentes e, quem sabe, agora, com a realização simultânea do censo, possamos elevar esse número e aprimorar ainda mais os indicadores setoriais”.
O link para preenchimento da pesquisa, que já está operacional, é http://www.megabrasil.com.br/anuario2021/.
Para outras informações, entrar em contato com Bianca Dornellas, pelo e-mail biancadornellas@megabrasil.com.br.