Raphael Vicente é o responsável pela coordenação da Iniciativa, que pretende atrair mais empresas para se juntarem ao grupo. Ao todo, são 73 signatárias do movimento.
Em reunião realizada no último dia 5 de fevereiro, com presidentes e altas lideranças das organizações que são suas signatárias, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial destacou, entre outros tópicos, o planejamento estrutural para 2021 e a relevância do Índice de Inclusão Racial Empresarial – IIRE, baseado no ESG, ferramenta de melhoria, gestão, mensuração e acompanhamento da política de promoção étnico-racial no “core” das empresas. Dentre os pilares avaliados pelo IIRE estão: recenseamento empresarial, conscientização, recrutamento, capacitação, ascensão profissional e publicidade e engajamento.
De acordo com Raphael Vicente, coordenador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o pilar “ascensão profissional” ainda está muito abaixo da média básica considerada ideal para organizações. “A proposta do IIRE prevê uma metodologia em contínuo aprimoramento. A ideia é que tanto a pesquisa de diagnóstico quanto o sistema de pontuação sejam aperfeiçoados ao longo do tempo, em conjunto com as empresas participantes. Em 2021 vamos fazer um chamamento para que mais empresas participem do IIRE. No ano passado foram 23 participantes. Nossa meta para este ano é dobrar esse número”, pontuou.
Durante a reunião, também foram apresentadas as novas organizações signatárias da Iniciativa: Abbvie, DASA, Kimberly-Clark, Reed Exhibitions e Univar Solutions, que se unem às 73 signatárias do movimento.