Como Gerente de Business Development, Camila Machado terá pela frente o desafio de alavancar os negócios da empresa e apoiar a transformação da cultura organizacional, adaptando-a às mudanças do mercado.
Em um mercado cada vez mais dinâmico e repleto de desafios, o escritório Marcos Martins Advogados anunciou a contratação de Camila Machado para gerenciar o departamento de Business Development, visando novas oportunidades de negócios.
Após dois anos de experiência na Machado Meyer Advogados, Camila se diz otimista para alavancar a gestão de negócios da empresa e, principalmente, em apoiar a transformação da cultura organizacional, adaptando-a às mudanças do mercado.
O meio jurídico tem passado por uma verdadeira transformação nos últimos anos, com a automatização de processos e ampliação do uso da inteligência artificial. Nesse contexto, é importante repensar a atuação do advogado, que vai muito além da interpretação de leis. “Hoje, esse profissional atua mais como um consultor, ajudando pessoas e empresas a reduzirem passivos, ou mesmo, melhorar sua performance nas áreas tributárias, cíveis, entre outras”, afirma Camila.
Diante desse contexto, o Business Development se torna uma área estratégica e indispensável para ajudar no desenvolvimento de um novo modelo de negócios no segmento jurídico, focado na busca de prover soluções estratégicas. Afinal, sua proposta é combinar ações inovadoras de forma estruturada e inteligente, com o objetivo de aumentar a perspectiva e mantendo um ecossistema sustentável e rentável por meio de relações duradouras.
É preciso entender melhor os clientes, suas necessidades e jornada, construindo uma relação mais próxima, transparente e baseada em confiança, principalmente no âmbito jurídico. "Cada vez mais o setor tem visto o aumento na busca de serviços de assistência jurídica mais consultivos e que agreguem valor ao negócio”, explica. O Business Development torna o direcionamento estratégico do escritório mais eficaz e focado em resultados.
Inclusive, esse comportamento também possibilita uma melhora nas negociações entre as partes e, consequentemente, uma maior sinergia. “Quando entendemos o perfil do cliente e suas experiências, fica muito mais fácil elaborar um plano estratégico que resolva seus problemas e, principalmente, explicar como podemos oferecer a melhor solução para resolvê-los”, afirma.
Essa aproximação representa uma importante mudança histórica na cultura do setor, que até hoje enfrenta grandes dificuldades de seus profissionais transformarem o “juridiquês” em uma atuação mais voltada ao olhar dos negócios.
Apesar do desafio, incentivar essa mudança de pensamento, e transformá-lo em oportunidades, é o que mais motiva Camila. “Há uma mudança em curso, e o Marcos Martins Advogados, que já possui uma cultura voltada à inovação, com líderes que incentivam o crescimento, e mostram os melhores caminhos a serem seguidos, oferece uma grande oportunidade para levarmos o universo jurídico a um novo patamar de negócios”, finaliza.