Da esq. para dir: Luísa Magalhães, Silmara Reis, Jessica Campos (sentada) e Cynthya Rodrigues
Em 2020, a Logan – empresa líder em marketing móvel na América Latina – se estruturou como grupo, e lançou as empresas PMP.bid e Super Small Data. Mais do que isso, o Grupo Logan desenvolveu um ecossistema com uma forte liderança feminina, tendo Silmara Reis Salles como Head of Sales Brasil desde 2019, Luísa Magalhães liderando a área de Publishers, Jessica Campos no comando da equipe de Client Service, e Cynthya Rodrigues à frente de Business Development Director, da PMP.bid.
“A companhia possui como visão ‘It’s about humans’, ou seja, é tudo sobre humanos, sem qualquer distinção entre gêneros”, explica Silmara Reis. Cynthya Rodrigues, por sua vez, afirma que “a cultura do Grupo Logan como um todo é de te empoderar sempre. Me sinto muito à vontade em ser uma líder aqui, pois o respeito está a todo momento presente no meu dia-a-dia”.
O caminho até o cargo de liderança no mercado de trabalho não é algo fácil de se conquistar, principalmente para as mulheres. Cynthya relata que “nós temos que nos provar muito mais vezes do que qualquer homem. A gente acha que é lenda, mas já vi na minha frente homem ganhar mais, exercendo a mesma função, apenas por ser homem. Somos subestimadas por sermos mulheres”.
Analisando as projeções do Brasil, Silmara está mais otimista com o que tem visto. “Estamos no caminho para que o mercado de trabalho esteja mais equilibrado. O mundo vem passando por uma transformação muito grande, pessoas quebrando paradigmas, mudando visão, deixando os preconceitos de lado, mas ainda há muito chão pela frente para se tornar um mundo ideal”. Nesta linha, vale destacar que estudos recentes indicam que as mulheres são ótimas líderes, inclusive em momentos de crise. Entre esses apontamentos está o comandado pelos pesquisadores Supriya Garikipati e Uma Kambhampati, das universidades de Liverpool e Reading, ambas no Reino Unido. O trabalho dos pesquisadores mostra que nos 19 países (de um total de 194 avaliados) liderados por mulheres, o resultado foi melhor para conter o avanço do vírus e, consequentemente, os problemas econômicos causados por ele, do que nos outros 175 com homens no poder.
O ecossistema desenvolvido no Grupo Logan favorece a liberdade na atuação das mulheres em seus cargos de liderança. “Dentro do Grupo Logan eu tenho o privilégio de tratar de igual para igual com todos os meus colegas, pois a cultura da empresa é muito forte e aberta nesse sentido. Dentro da companhia nunca senti nenhum desmerecimento por ser mulher, e sinto muito respeito”, declara Cynthya Rodrigues.
Silmara Reis até explica que o seu dia-a-dia é cheio de reuniões de estratégia de vendas com o time, além disso, os planejamentos das ações no Brasil também passam por sua aprovação. “Estou completamente por dentro de tudo que acontece na empresa, e minha opinião conta para as decisões da Logan”, afirma a Head of Sales Brasil.
De acordo com Silmara, a primeira coisa que uma mulher precisa ter para chegar a um cargo de liderança é foco. Ela ainda listou algumas dicas, como ter um objetivo para correr atrás e alcançar, fazer cursos de atualização e networking e, claro, “comprometimento com o trabalho e resultados para que você esteja nos planos de crescimento da empresa”, finaliza.
Já Cynthya Rodrigues dá a dica de compartilhar esse desejo futuro de liderança com seus líderes, assim, eles estarão cientes que você quer ser líder também. A Business Development Director, da PMP.bid, encerra dizendo “que você entenda muito tecnicamente sobre a sua área e, principalmente, não esqueça de estudar sobre pessoas. São pessoas que levantam pessoas”.