“As crises econômicas são responsáveis por retrair as conquistas de igualdade de gênero, mas nós queremos ir na contramão desse fato, por isso uma de nossas respostas é o investimento no ‘Compre das Mães’, com o objetivo de diminuir as dificuldades de acesso à renda e ao mercado de trabalho que as mulheres encaram”, explica Laura Vicentini, Vice-Presidente de Pampers e Líder da Plataforma de Diversidade e Inclusão na P&G Brasil.
A P&G, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, destaca o mês das mulheres com o #PGPorElas, que busca evidenciar que sua história de mais de 183 anos também é narrada pelo gênero feminino, e alavanca seus esforços em equidade e inclusão dentro e fora da companhia.
A empresa desafia o preconceito de gênero desde 1884, quando começou a empregar mulheres em sua fábrica de sabonetes, e desde então vem fortalecendo seu compromisso com a igualdade por meio de importantes marcos, como a contratação das primeiras mulheres em funções técnicas, em 1890, e a efetivação da primeira mulher gerente de fábrica, em 1987.
Hoje, a companhia conta com Juliana Azevedo como Presidente no Brasil, além de 50% de mulheres em cargos gerenciais e 40% de presença feminina em suas operações nacionais. Esses dados são resultados de ações internacionais na busca da equidade dentro da companhia, que contam com metas de contratação; benefícios e auxílios que possibilitam igualdade na criação de filhos, como a licença parental, e pilares de apoio aos colaboradores, que oferecem treinamentos, atividades e mentorias de acolhimento e elucidação do tema.
A P&G também acredita na força de suas marcas e na importância de levantar diferentes discussões por meio delas, seja em suas campanhas, seja em iniciativas propositivas. Um exemplo, é a marca Pampers, que tem o propósito de cuidar do desenvolvimento saudável e feliz do bebê, dando suporte a pais e mães, apoiando a plataforma “Compre das Mães” – cujo objetivo é dar visibilidade, gerar vendas e capacitar mães empreendedoras para gerir melhor seus negócios e atuar no ambiente virtual.
“As crises econômicas são responsáveis por retrair as conquistas de igualdade de gênero, mas nós queremos ir na contramão desse fato, por isso uma de nossas respostas é o investimento no ‘Compre das Mães’, com o objetivo de diminuir as dificuldades de acesso à renda e ao mercado de trabalho que as mulheres encaram”, explica Laura Vicentini, Vice-Presidente de Pampers e Líder da Plataforma de Diversidade e Inclusão na P&G Brasil.
Por meio de programas corporativos, a empresa ainda atua na remoção de barreiras à educação de meninas, apoiando programas como o Crescer Aprendendo, da United Way, e com a Aceleradora P&G Social, apostando no FREELAS, uma plataforma digital que promove a equidade de gênero ao conectar, capacitar e oferecer oportunidades profissionais para mulheres da economia criativa.
E, pensando em seus fornecedores e parceiros de negócios, a P&G anunciou, no dia 8 de março, a expansão do “She2Be”, com a abertura das inscrições do primeiro formato do Programa P&G de Desenvolvimento de Empreendedoras Regional, realizado em parceria com a WEConnect International, voltado para o fortalecimento de empresas pertencentes a mulheres na América Latina. O Programa tem o propósito de facilitar o acesso de empresas pertencentes e lideradas por mulheres, às grandes cadeias de suprimentos globais, por meio do aperfeiçoamento de seus modelos de gestão empresarial.
A P&G tem como missão ser uma força para o bem, e uma força para o crescimento com uma robusta agenda de cidadania, em que as pautas da diversidade e da inclusão protagonizam ações urgentes e necessárias para a construção de um mundo justo e melhor.
Globalmente, a companhia foi reconhecida com o Prêmio de Princípios Econômicos da ONU Mulheres, e também anunciou diversas ações, como a doação de US$ 1 milhão ao Women’s Economic Future Fund. Há também a parceria com a Archewell Foundation, organização sem fins lucrativos criada pelo Duque e a Duquesa de Sussex, Príncipe Harry e Meghan Markle, para elevar e unir as comunidades, criar diálogos importantes, elevar histórias e encorajar atos de compaixão, bondade, impulsionando uma mudança global.