Ricardo Júlio deixa a Volkswagen do Brasil, onde atuou por mais de 10 anos, para assumir a gerência de Comunicação Interna da ao3.
Ricardo Júlio acaba de assumir como Gerente de Comunicação Interna da ao3, empresa brasileira de tecnologia nascida da aquisição da Sage no Brasil – proprietária das marcas IOB, Folhamatic, ESB Sistemas e Cenize.
Formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de especializações em Gestão da Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, e Administração de Empresas pela FIA – Fundação Instituto de Administração.
Por mais de 10 anos, Ricardo Júlio atuou na Volkswagen do Brasil. Ele iniciou na empresa em 2002 como Assessor de Imprensa e Public Affairs SR. Em 2009, foi promovido e passou a responder como Gestor de Comunicação Interna, Endomarketing e Imprensa, tendo como principais funções o planejamento estratégico, gestão e monitoramento de resultados de comunicação interna, engajamento, relações com a imprensa e imagem corporativa.
Sua trajetória profissional também inclui passagens por outras empresas, como Lide Assessoria Comunicação & Editora Ltda., Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Folha de S.Paulo.