Logo Logo Logo Logo Logo

Como economizar no seguro do veículo

No programa Consumo em Pauta dessa semana, Angela Crespo recebe Marcelo Moura, diretor de Auto, Massificados e Analytics da HDI Seguros, para trazer dicas e cuidados necessários ao consumidor para gastar menos na hora da contratação de um seguro para veículos. Não perca, a partir das 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

Marcelo Moura traz informações aos interessados em veículos essa semana.

Angela Crespo está de volta para ajudar o consumidor no Programa Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online.

Economia na hora de contratar um seguro de veículo é uma questão que sempre vem à mente de quem está renegociando uma apólice ou fazendo uma nova contratação. Para provar que isso é possível, o programa Consumo em Pauta dessa semana recebe Marcelo Moura, diretor de Auto, Massificados e Analytics da HDI Seguros, para dar algumas dicas e instruções de como evitar um pouco desses gastos.

Moura explica que a seguradora utiliza inúmeras variáveis para precificar o valor do prêmio de uma apólice, onde algumas tem peso maior. São os casos do perfil do condutor, a região em que ele reside ou o próprio veículo. “Para que se possa ter uma boa cobertura e pagar um preço que cabe no bolso, o ideal é acionar um corretor. Essa consultoria fará muita diferença no preço final do seguro, inclusive, evitar pagar por coberturas que não serão necessárias”, orienta ele.

 

Cuidado com o Perfil

Para economizar no seguro do veículo, conforme destaca o diretor da HDI Seguros, não é uma boa opção omitir ou mentir na hora de preencher o questionário do perfil, pois a economia pode ser apenas na hora de pagar a apólice. Caso ocorra um sinistro, o dono do veículo poderá ter a sua indenização negada, o que poderá pesar no bolso, principalmente se o acidente envolver um terceiro - pois quem arcará com as despesas de reparo nessa situação não será a seguradora, mas sim o próprio dono do veículo.

Moura cita ainda que alguns donos de carro não informam no perfil que têm filhos com até 25 anos que também usam o carro habitualmente, para baratear o valor da apólice. Porém, em caso de sinistro com o filho no comando do volante, o dono do veículo não terá direito às coberturas, o que também poderá pesar bem mais no bolso do que o valor que seria acrescido no seguro.

 

Local de Pernoite

Outra variável que eleva o preço do seguro é a região em que o veículo pernoita: quanto maior for a probabilidade de roubo no CEP informado, mais caro ficará a apólice.

Entretanto, para economizar no seguro do veículo, o proprietário pode “melhorar” a sua garagem. O prêmio é reduzido, por exemplo, se o carro fica em garagem fechada ou em condomínio. Assim, quem mora em uma casa com garagem aberta pode tratar de fazer alguma barreira, com corrente e cadeado, ou algum portão, etc.

 

Influência do ano do carro

Quem tem carros com cerca de 15 ou 20 anos de uso, de acordo com Moura, também irá pagar mais caro pelo seguro: “Isso porque há dificuldades de peças no mercado. Consequentemente, o valor da apólice será maior”. Então, para esses proprietários de carros antigos não há muita saída para economizar no seguro do veículo.

 

Coberturas e assistências

Verificar se as coberturas contratadas na última apólice continuam necessárias é sempre indicado para economizar no seguro do veículo. O diretor da HDI Seguros indica sempre revisar os pequenos detalhes das coberturas, que podem gerar uma economia interessante para o consumidor. “Ele vai ser cobrado exatamente por aquilo que tem necessidade e baratear a apólice ao deixar de pagar pelo que não usa”, diz Marcelo.

Moura cita, como exemplo, o dono de um veículo que não costuma fazer viagens longas com o carro, eliminando assim a necessidade de contratar guincho ilimitado - o que pode ter sido contratado na última vigência. O segurado pode determinar a quilometragem do guincho de acordo com suas viagens rotineiras.

Essa revisão das coberturas vale também para o carro reserva: “Se ele tem um segundo veículo ou pode usar outros meios de transportes na situação de sinistro com o seu carro, por que vai pagar mais para ter carro reserva?”, questiona ele.

Para economizar no seguro do carro pode-se pensar também se vale a pena contratar o “motorista amigo”, cobertura que algumas seguradoras oferecem para quem tem o costume de sair para beber à noite. Com essa cobertura, a seguradora paga o táxi de retorno para a residência ou envia um motorista para dirigir o veículo. “Quem não sai à noite ou não tem o hábito de beber não precisa pagar por esses serviços”, explica Marcelo.

 

Franquias cheia e reduzida

Um cuidado extra para fechar as coberturas é com relação à franquia: é possível optar pela cheia ou reduzida. “Só que a reduzida irá aumentar o valor da apólice”, alerta Marcelo Moura. Então, de acordo com ele, se a exposição a sinistros é pequena, o aconselhável é optar pela franquia maior, já que usufruir dela será menor e isso vai baratear o preço final do seguro. “Entretanto, se o segurado é um motorista que dirige agressivamente, vale à pena a reduzida, porque ele com certeza que desembolsar mais vezes com franquia”.

 

Classe de bônus

A classe de bônus indica à seguradora que não houve sinistro registrado para o cliente no período de vigência do seguro. Assim, quanto maior a classe de bônus, maior o desconto no prêmio final. Ou seja, com ela é possível também economizar no seguro de carro.

 

Para saber mais sobre como economizar no seguro do seu veículo com as dicas de Marcelo Moura, não perca o programa que vai ao ar nessa segunda-feira (15), às 15h.


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 16h, com reapresentações as terças, às 9h, e as quartas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.