“Admiro a diversidade da equipe da ThoughtWorks e sua vocação nas iniciativas de transformação e impacto social na tecnologia. Estou muito animada em fazer parte desse time apaixonado por tecnologia que tem ajudado a prever os caminhos para a disrupção digital”, avalia Karine Medeiros.
A ThoughtWorks, consultoria global de software com escritórios em 17 países, anunciou recentemente a contratação da nova Head de Marketing da empresa no Brasil, Karine Medeiros. Com duas décadas de experiência em marketing, vendas e relacionamento com clientes, a nova líder do setor terá a função de planejar ações visando a consolidação da estratégia de mercado, o posicionamento da marca como líder de pensamento e o desenvolvimento da comunicação corporativa da organização. Além disso, a profissional acompanhará as campanhas digitais, a Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) e o trabalho com os dados obtidos a partir dos mecanismos de interpretação dos Customer Insights.
A chegada de uma especialista com vasta experiência em comunicação e marketing está dentro do projeto da ThoughtWorks para a construção de diálogos cada vez mais claros, objetivos e efetivos com os seus mercados de atuação, além de compartilhar nossas visões sobre tendências de tecnologia que tragam benefícios para outros segmentos da sociedade. “Admiro a diversidade da equipe da ThoughtWorks e sua vocação nas iniciativas de transformação e impacto social na tecnologia. Estou muito animada em fazer parte desse time apaixonado por tecnologia que tem ajudado a prever os caminhos para a disrupção digital”, avalia Karine, que tem em seu currículo, uma passagem de 11 anos pela IBM, onde recentemente liderou o marketing da área de consultoria de serviços para América Latina.
A contratação de Karine Medeiros também reflete o momento de crescimento ThoughtWorks, tanto em relação ao número de funcionários – hoje mais de 8 mil pessoas contratadas – priorizando a diversidade, como referência às novas geográficas alcançadas pela empresa e ao aumento do peso de mercado atingido recentemente. Em 2021, a companhia recebeu um aporte de US$ 720 milhões de investidores, entre eles, o GIC, um dos fundos soberanos de Cingapura, e a Siemens, gigante indústria alemã. O investimento estipulou o valor da ThoughtWorks em US$ 4,6 bilhões.
Também neste ano, a empresa adquiriu a finlandesa Fourkind – especializada em combinar aprendizado de máquina e ciências de dados com estratégia, design e engenharia – e a americana Gemini Solutions Inc., que possui uma equipe de 170 funcionários baseados na Romênia. As compras expandiram a presença da ThoughtWorks na Europa, melhorando o seu suporte e a oferta de serviços aos países do Velho Continente. Nas últimas semanas, a consultoria ainda formalizou uma parceria com a Corporación AG – companhia guatemalteca líder na fabricação e distribuição de produtos derivados do aço na América Central – para um projeto inédito de modernização digital do setor de construção civil.
“Estamos trazendo para o time pessoas que vão nos ajudar a impulsionar a nossa visão estratégica e a agenda de crescimento”, afirma Caroline Carbonell Cintra, Diretora-Presidente da ThoughtWorks, que divide a gestão com Marta Saft Valli.
Hoje, a ThoughtWorks conta com 48 escritórios em todo o mundo. A consultoria tem trabalhado em projetos para ampliar a diversidade entre seus funcionários, como é o caso do brasileiro “Enegrecer a Tecnologia”. A companhia, em parceria com a OLABI – organização social focada na democratização da tecnologia – produziu um estudo sobre o perfil dos desenvolvedores, e promoveu, em Salvador, o recrutamento expresso de profissionais negros para seus escritórios em Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e São Paulo.