"Essa visão de internacionalização do negócio somente um profissional pode auxiliar o empreendedor a ter. Não existe fórmula mágica. Mas planejar é sim, o primeiro passo", explica Manoel Suhet, CEO do GBI
É cada vez maior o número de brasileiros que procura viver, morar e empreender fora do Brasil. Para falar sobre os passos da internacionalização, no dia 22 de agosto, quinta-feira, o team do Global Business Institute desembarca em São Paulo e irá falar diretamente com quem quer apostar em um negócio lá fora. O evento será gratuito, a partir das 9h30 e acontecerá na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
O seminário Internacionalização De Empresas – Destino: Estados Unidos apresentará um plano de internacionalização para o país norte-americano. Em pauta, os trending topics do empreendedorismo global. Os representantes do instituto levarão para as rodas de conversa assuntos como: Planos de Trade & Marketing Digital, Logística e Sourcing Internacional, Business Plan & Captação de Investimento, Pesquisa de Mercado e Plano de Negócios.
Também serão apresentados cases de sucesso de brasileiros que apostaram em empesas nos Estados Unidos e prosperaram. Além disso, os empresários terão espaço para tirar dúvidas com os experts em negócios globais.
Interessados devem realizar a inscrição antecipadamente por meio do site www.fiesp.com.br/agenda/seminario-internacionalizacao-de-empresas-destino-estados-unidos/
Em apenas sete anos, os registros de saída definitiva do país cresceram 165%, como aponta a Receita Federal. Somente nesta década, as declarações triplicaram. Em 2011, o órgão registrou a saída definitiva de 8.170 pessoas. Em 2017, pelo menos 21.701 saídas definitivas foram registradas — um aumento de 165%. Já em 2018, foram 22.538.
Muito além de viver em outro país, na mala, os emigrantes levam projetos de empreendedorismo e trabalho. Mundo afora já são mais de 20 mil micros e pequenos empreendedores brasileiros formais, de acordo com levantamento mais recente do Ministério de Relações Exteriores do Brasil – MRE. O principal destino dos brasileiros empreendedores ainda são os Estados Unidos, que concentra mais de 9 mil empresários do Brasil. O país norte americano é seguido de Japão, com 1,5 mil, e a França, com 1.320.
Seguindo a tendência de internacionalização, para ajudar as empresas e profissionais que pretendem entrar no cenário mundial, um grupo de empresas brasileiras fundou o Global Business Institute (GBI). O hub de negócios tem sede em Miami e é focado em iniciativas que podem impulsionar os projetos nas maiores economias do mundo – principalmente entre os EUA, Europa, Brasil e outros países da América Latina.
"A criatividade do brasileiro transpõe fronteiras. Nos EUA, por exemplo, temos casos de empreendedores que apostaram na inovação e não teriam o mesmo sucesso caso estivessem no Brasil. Essa visão de internacionalização do negócio somente um profissional pode auxiliar o empreendedor a ter. Não existe fórmula mágica. Mas planejar é sim, o primeiro passo", explica, Manoel Suhet (foto), CEO do GBI.
"Ter sucesso no Brasil não é garantia de sucesso mundial e essa é uma realidade que muitos empresários brasileiros custam a aceitar. Nos últimos anos presenciamos inúmeros casos de tradicionais empresas brasileiras que tentaram expandir seus negócios em nível internacional e que fracassaram por tentar fazer com que o consumidor internacional se transformasse em um consumidor brasileiro", alerta Antonio Miranda, Diretor de Marketing do GBI.
Miranda explica ainda que para se sobressair no mercado mais valioso do mundo, o americano, é preciso desenvolver inteligência de mercado confiável, estratégia de marketing e vendas, além do planejamento de negócios profissional e responsável, com execução de alto padrão.
SERVIÇO
São Paulo (22/8)
Horário: 9h30 – 12h00
Endereço: PRÉDIO DA FIESP – Av. Paulista, 1313 – 4º andar – Auditório – São Paulo, SP
Inscrições pelo link: www.fiesp.com.br/agenda/seminario-internacionalizacao-de-empresas-destino-estados-unidos/
EVENTO GRATUITO