Logo Logo Logo Logo Logo

Startup ajuda no parcelamento de multas e débitos de veículos

No programa Consumo em Pauta dessa semana, Angela Crespo recebe Caio Lucena, especialista em assuntos relacionados ao Detran da Zapay, para explicar ao consumidor como parcelar multas de trânsito e outros débitos de veículos. Não perca, a partir das 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

Caio Lucena, da Zapay, é quem tira as dúvidas do consumidor no programa dessa semana.

Angela Crespo está de volta para ajudar o consumidor no Programa Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online.

E o programa dessa semana vai explicar que é possível parcelar multas de trânsito em até 12 vezes, assim como outros débitos em aberto que constam no RENAVAM de um veículo, como IPVA, licenciamento e DPVAT - estes, no entanto, precisam estar vencidos.

Além disso, também será explicado que não são os Detrans que fazem o parcelamento de débitos já vencidos, mas sim empresas credenciadas. Então, se você está com dívidas com o Detran de seu veículo, deve procurar uma das autorizadas, como é o caso da Zapay: uma startup especializada no parcelamento de débitos de carros.

O processo para parcelar multas de trânsito e outros débitos de veículo será explicado por Caio Lucena, especialista em assuntos relacionados ao Detran da Zapay, que é o convidado do Consumo em Pauta dessa semana.

 

Por que parcelar

Quem quer regularizar a documentação do carro e está com o dinheiro curto pode falar com a startup. Isso vale também para todos os donos de veículos que começaram a receber as notificações de infrações de trânsito cometidas no ano passado. Elas até então não haviam sido enviadas em razão da pandemia.

O Detran de São Paulo, por exemplo, já anunciou que deve entregar, até setembro, 740 mil multas referentes ao período de 26 de fevereiro e 30 de novembro de 2020. Quem foi autuado neste período e tiver mais de uma infração registrada terá de desembolsar os valores num curto período.

 

Processo rápido para parcelamento

Para parcelar as multas de trânsito e outros débitos, o dono do veículo precisa, primeiro, saber quais valores estão em aberto. Isso pode ser consultado na página eletrônica da Zapay.

Lucena explica que, ao acessar o site, basta digitar o número da placa ou do RENEVAM do veículo: “Vão aparecer todos os débitos em aberto. Em seguida, clicar quais dívidas serão quitadas, informar em quantas parcelas e adicionar o cartão de crédito”.

 

Débitos antigos

Mas nem todos os débitos de um veículo podem ser parcelados diretamente no site da Zapay. Os que já entraram na dívida ativa só podem ser parcelados nas lojas físicas da startup que, de conforme instrui Lucena, estão localizadas nos Poupatempos (SP) e nos Detrans de casa estado. “Não é uma regra exata que débitos com mais de um ano já foram para a dívida ativa. Cada localidade tem as próprias. Assim, o recomendado é entrar no site da Zapay e fazer a consulta. Lá ficará sabendo se já está ou não na dívida ativa”, completa o executivo da startup.

 

Parcelas que cabem no bolso

O parcelamento tem juros e taxas que, conforme Lucena, estão dentro do mercado. Ele esclarece que os Detrans não pagam nada para a Zapay. Ou seja, o custo de trabalho da empresa é pago pelo dono do veículo que aceitar parcelar multas de trânsito e outros débitos com ela.

Quem tem o débito pode parcelar os valores em aberto em até 12 vezes, dependendo de como está o bolso. “Se não há limite disponível em um cartão de crédito, o interessado pode ir até uma loja física que transacionamos a operação em mais de um cartão”, completa Lucena.

 

Novas multas de trânsito

Especificamente sobre as multas de trânsito do ano passado, que começam a chegar nas casas dos donos dos veículos infratores, Lucena aconselha a quitação antes do vencimento. Isso porque, nesse cenário, o infrator terá desconto: “O valor do desconto pode cobrir os custos com o parcelamento”.

Para parcelar estas multas, o dono do veículo deve estar com o boleto em mãos, que é enviado entre 30 e 60 dias após a notificação. “Não serve a notificação”, orienta Lucena.

Mesmo quem for recorrer à infração, Lucena diz que vale a pena pagar com desconto. Isso porque, caso seja negado o recurso, o infrator terá perdido o desconto e ainda arcará com juros, mas, se for deferido o recurso, ele será reembolsado do valor pago.

 

Pós parcelamento

Assim que os débitos forem negociados com a Zapay, a empresa quita todo o valor com o órgão de trânsito. “Ou seja, o dono do veículo já pode regularizar a documentação. Isso mesmo que ele tenha optado por pagar em até 12 parcelas”.

A empresa entregará ao dono do veículo um recibo de quitação e poderá consultar nos órgãos de trânsito a eliminação do débito em aberto ou da multa de trânsito.

 

Para saber mais sobre como parcelar multas de trânsito e outros débitos de veículos já vencidos com Caio Lucena, não perca o programa que vai ao ar nessa segunda-feira (22), às 16h.

 


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 16h, no site da Rádio Mega Brasil Online e também no Spotify e, em imagens, na TV Mega Brasil.