Divulgação
Wilson Mateos (esq.) e Marcelo Siqueira fundam a agência 11:11, focada no processo criativo do projeto.
Fugindo da estrutura tradicional das agências de publicidade, os sócios Wilson Mateos e Marcelo Siqueira – que atuaram juntos nas agências AlmapBBDO, DM9DDB e Lew’Lara\TBWA – anunciaram a chegada oficial da 11:11 ao mercado.
Inspirados pela ideia de que ao ver os números no relógio, é possível mudar o mundo a partir dos seus pensamentos, a dupla decidiu tentar algo diferente: entregar aos clientes projetos inovadores, com foco no processo criativo. “Nós ouvíamos que a criação é commodity, sentíamos que ela estava perdendo espaço nas agências. A ideia foi realmente sair do tradicional e provar uma tese que tínhamos em comum: a criatividade importa, a ideia ainda é uma coisa especial e rara, que pode mudar marcas de uma hora para outra”, afirma Mateos, que acumula passagens também por Leo Burnett, Neogama/BBH, F/Nazca S&S, Y&R, CuboCC, 180LA e David & Goilath (as duas últimas em Los Angeles).
A dupla de criativos passou o último ano em uma fase beta, testando a nova estrutura e captando clientes que já os conheciam e queriam trabalhar com eles novamente. Durante este período, criaram 25 projetos para 13 clientes diferentes, entre eles, as marcas da Unilever, Amaro, Danone, Honda, Luxottica, /Óticas Carol, Mãe Terra, Mosaic Fertilizantes e Pucmed, produtora uruguaia de cannabis medicinal.
Um dos diferenciais da boutique é oferecer versatilidade ao cliente, sem se prender a amarras ou formatos. É possível trabalhar com agências in-house, setores de criatividade internos, parceiros que as marcas queiram trazer, e até mesmo com agências de modelo tradicional. Para eles, o reposicionamento de marca que foi feito com a Amaro é um excelente exemplo do novo formato. “A Amaro tem uma agência interna e tem a Luciana Cardoso, que é uma grande parceira nossa como Diretora Criativa. Então, nos juntamos, chamamos ainda mais duas super criativas, a Juliana Uchoa e a Elisa Gorgatti, e criamos um time para resolver aquele problema momentâneo, é muito legal isso. É um negócio que esse novo mundo de possibilidades está gerando, e queremos surfar essa onda”, relata Siqueira, que já atuou também nas agências Talent, F/Nazca S&S, FBiz e Havas.
Sem departamento de compra de mídia, a remuneração da 11:11 também acontece de forma diferenciada, cobrando a partir do escopo do projeto e por hora homem, com uma base de cálculo que criaram. “Ao vermos o que o cliente quer, o tamanho, o tipo de profissional que vamos acoplar, cobramos exatamente isso do cliente, sem gordura, sem nada, todo projeto é feito sob medida para cada necessidade”, finaliza Mateos.