Logo Logo Logo Logo Logo

Um trabalho emocionante

A Mega Brasil Comunicação lança nesta quarta feira, 14 de abril, a Edição Especial do Jornal da Comunicação Corporativa, O Ano da Pandemia – A Comunicação e as Empresas na Crise Mundial da Covid-19. O projeto reúne um documentário, uma revista digital, e uma série de entrevistas com 13 executivos de empresas que estiveram engajadas no combate à pandemia do novo coronavírus em 2020

O projeto multiplataforma reúne documentário, revista digital, e série de entrevistas com 13 executivos de empresas que estiveram engajadas no combate à pandemia do novo coronavírus em 2020

A Mega Brasil Comunicação lança nesta quarta feira, 14 de abril, a Edição Especial do Jornal da Comunicação Corporativa, O Ano da Pandemia – A Comunicação e as Empresas na Crise Mundial da Covid-19. Em formato multiplataforma, a edição traz um documentário, uma revista digital, e uma série de entrevistas com 13 executivos de empresas que estiveram engajadas no combate à pandemia do novo coronavírus, ao longo de 2020. De acordo com Marco Rossi, diretor da Mega Brasil e coordenador do projeto, as peças se complementam, dando uma visão mais ampla possível do que representou essa travessia. “Buscamos não limitar o trabalho à elaboração de uma publicação com reportagens, mas de trazer um pouco da emoção, da angústia e dos ensinamentos deixados pela pandemia, colocando os executivos como protagonistas desta história, relatando, no documentário, o impacto trazido pela Covid no cotidiano das empresas, dos empregados e na vida deles próprios”, comenta.

Além da revista digital e do documentário, este Especial do JCC reúne a íntegra das entrevistas feitas com cada um dos executivos convidados, dentro de um formato diferenciado. “Esta foi uma solução que completa a visão 360 que quisermos dar ao projeto, haja vista que tanto no documentário, quanto na publicação digital, o que temos, fatalmente, é uma a visão filtrada do repórter ou do editor”, explica Rossi. Na íntegra das entrevistas, estão todos os pontos de vista da conversa que deu origem ao Especial e que, simplesmente pelo volume de informação nela contida, não caberia numa única publicação. Segundo o coordenador do trabalho, “trata-se de um material riquíssimo, detalhado, emocional que, de certa forma, despe o indivíduo do seu papel corporativo e o traz para a intimidade do seu cotidiano”. Para traduzir essa revelação, a equipe optou por publicar as entrevistas num formato fora do tradicional. “Fizemos todas elas em preto e branco e sem a participação do entrevistador. O que se ouve e se vi ali, é o entrevistado no seu íntimo, quase que numa conversa consigo mesmo, revelando como a pandemia impactou na sua vida, na vida de seus liderados”, diz Rossi.

O diretor explica, ainda, que este Especial do JCC foi, no todo, foi um trabalho denso e tenso, não só pelo fato de resgatar o ambiente de incertezas e pressões ao qual os profissionais de comunicação foram submetidos ao longo de 2020, mas por continuar convivendo com o cruel cotidiano da pandemia, que segue sem controle no Brasil. “Foi um trabalho difícil por vários aspectos. Tivemos a dificuldade de conciliar agendas bastante demandadas, a responsabilidade de traduzir o ambiente de pressão que vigorou em 2020 e de lidar com a realidade da pandemia que ainda persiste. Não bastasse isso, durante a elaboração do trabalho, nós, da equipe, sentimos o impacto direto da perda de amigos e parentes próximos para a Covid, o que nos atingiu fortemente, mas nos motivou a traduzir os sentimentos que este episódio da nossa história despertou em nossos corações”, completa Rossi.

O acesso completo a este trabalho pode ser feito através deste link ou por meio do banner publicado na capa do Portal da Mega Brasil. O Documentário O Ano da Pandemia – A Comunicação e as Empresas na Crise Mundial da Covid-19 está disponível, também, no canal da Mega Brasil, no Youtube.