André Ferraz, CEO e cofundador da In Loco, celebra o bom momento da empresa - Crédito da Imagem: Tato Rocha
Após receber aporte de US$ 20 milhões em rodada Série B liderada pelos fundos Valor Capital Group e Unbox Capital, a In Loco, empresa de tecnologia de localização, se reposiciona no mercado mirando sua visão de longo prazo: resolver o problema da privacidade na internet, entregando conveniência e mantendo a anonimidade das pessoas. "Essa visão começou a ser definida há 18 anos, enquanto eu ainda era criança: aprendi naquela época o quão fácil era hackear e ao mesmo tempo fui exposto à computação ubíqua, que define a era onde nossa vida será completamente automatizada pela computação", afirma André Ferraz, CEO e cofundador da In Loco.
Para o executivo, os dois conceitos eram conflitantes, pois a facilidade em quebrar um sistema computacional, significava que as pessoas poderiam ter a vida controlada se o problema da privacidade não fosse resolvido. "Foi desse problema que surgiu a ideia de usar dados de localização para criar um novo protocolo de autenticação: anônimo, baseado em comportamento, não em identidade", afirma Ferraz, que completa: "Essa visão era de muito longo prazo e, por isso, precisávamos gerar modelos de negócio para financiar nosso crescimento, foi daí que surgiu nosso produto de publicidade, onde provamos que era possível trazer uma performance absolutamente superior ao das plataformas líderes sem forçar o usuário a entregar sua identidade".
Essa é mais uma etapa no processo de evolução da empresa que nasceu em 2011 como um projeto de faculdade na Universidade Federal de Pernambuco e foi lançada no mercado em 2014 com um produto focado no uso da inteligência de localização para envio de publicidade mobile. Como consequência o nome da empresa e sua marca também evoluíram. "
O nome original (Ubee) remetia à computação ubíqua, mas infelizmente a marca já era registrada por outra organização", explica Ferraz. Em 2018, a marca In Loco Media, que foi como a empresa entrou no mercado de fato, deixou de existir passando a ser somente In Loco, enquanto o logo foi modernizado agora no pós-funding.