Divulgação
Após anos atuando como CMO da Restaurant Brands International - detentora das marcas Burger King, Popeyes e Tim Hortons - Fernando Machado deixa a companhia e migra para a área de games, assumindo como CMO da Activision Blizzard - detentora das franquias "Call of Duty", "Overwatch" e "King".
Após anos atuando como CMO na Restaurant Brands International – holding detentora das redes de fast-food Burger King, Popeyes e Tim Hortons – o brasileiro Fernando Machado anunciou sua saída da empresa no início do mês de abril.
O CMO ingressou no Burger King em 2014, depois de 18 anos trabalhando na Unilever. Ele foi nomeado CMO global da rede em 2017, e, no início de 2020, foi promovido a CMO global da Restaurant Brands International (RBI), tornando-se um dos executivos de marketing mais reconhecidos no mundo ao liderar as estratégias globais do Burger King.
“É uma grande oportunidade para mim. Esses sete anos na Restaurant Brands International têm sido incríveis. Sou muito orgulhoso do impacto da equipe nas marcas, especialmente o Burger King, e pelo trabalho em torno da sustentabilidade, comida e qualidade, diversidade e inclusão. A Restaurant Brand International tem um time de marketing muito forte, e estou confiante que eles continuarão fazendo um grande trabalho”, declarou Machado.
O cargo de CMO global da RBI será ocupado por Paloma Azulay, atual CMO global da rede de fast-food Popeyes.
Eleito o CMO de 2020 pelo Advertising Age, Fernando Machado começou sua carreira como estagiário na área de engenharia da Unilever, e rapidamente passou para o marketing da gigante de alimentos. Na RBI, liderou o marketing do Burger King, Popeyes e Tim Hortons.
Agora, o novo desafio de Fernando Machado será na área de Games. O executivo assume o cargo de CMO global da Activision Blizzard, proprietária de franquias como “Call of Duty”, “Overwatch” e “King”, e terá como missão, ajudar a impulsionar os negócios dos games.
“Fernando Machado vai ingressar na Activision Blizzard como nosso novo Chief Marketing Officer para continuar a missão de trabalhar nossos times de marketing de toda a companhia”, afirma Daniel Alegre, Presidente e Chief Operating Officer (COO) da Activision Blizzard. “Fernando é uma potência de marketing, com um histórico comprovado de criação de campanhas fortes e inovadoras, e traz uma vasta experiência na liderança de equipes de marketing multifacetadas em algumas das mais reconhecidas marcas do mundo. Fernando é conhecido por romper fronteiras criativas, o que resultou em uma série de reconhecimentos, incluindo o de CMO do ano, em 2020, pelo Advertising Age”, complementa.
A ida para a Activision Blizzard representa uma significativa mudança de rumo na carreira do executivo, uma vez que passou anos trabalhando com marcas de alimentos e da indústria de bens de consumo. Contudo, sua habilidade em inserir marcas na cultura pop e criar campanhas que gerem buzz representam uma boa opção para a Activision Blizzard, visto que a companhia tenta chamar mais a atenção do público na competitiva indústria de games.