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Aberje lança movimento empresarial contra fake news

Campanha ‘Aliança Aberje de Combate às Fake News’ reúne vice-presidentes e diretores de Comunicação de empresas associadas à entidade para ajudar no combate às notícias falsas

Divulgação

Intitulada “Aliança Aberje de Combate às Fake News – Movimento Empresarial Contra a Desinformação”, a iniciativa é baseada nas premissas éticas das atividades de comunicação e no código de princípios da International Fack-checking Network, do Poynter Institute.

A Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, por meio do LíderCom, grupo que reúne vice-presidentes e diretores de Comunicação de empresas associadas à entidade, lançou uma campanha que visa o combate à desinformação dentro do ambiente organizacional.

Intitulada “Aliança Aberje de Combate às Fake News – Movimento Empresarial Contra a Desinformação”, a iniciativa é baseada nas premissas éticas das atividades de comunicação e no código de princípios da International Fack-checking Network, do Poynter Institute.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, o custo anual com as fake news no mundo atinge US$ 78 bilhões, sobretudo por conta das fraudes no mercado financeiro, da desinformação médica, manipulação de pleitos eleitorais, vazamento de dados e invasões cibernéticas.

O momento pede uma ação urgente para debelar um fenômeno que compromete as bases da sociedade”, explica Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje.

De acordo com outra pesquisa divulgada pelo Instituto Ipsos, e realizada em 27 países, o Brasil é campeão mundial no crédito a notícias falsas. Cerca de 62% dos cidadãos reconheceram que já acreditaram em uma reportagem enganosa. Para se ter uma ideia, a média mundial é de 48%. “Percebe-se como é importante alertas e capacitar as pessoas a perceberem a desinformação”, informa Santos. “Sabemos que o setor de comunicação empresarial tem um importante papel social nisso”, complementa.

Dentro do âmbito da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), a Aberje convocou as lideranças de Comunicação das empresas associadas a capacitarem seus colaboradores em educação midiática, e, dessa forma, fazer deles, além de pessoas mais protegidas das fake news, agentes multiplicadores no combate à desinformação. O intuito é que, ao tornar as organizações mais imunes às notícias falsas, a sociedade como um todo se torne igualmente mais imunizada.

O primeiro passo da Aliança será auxiliar as lideranças de Comunicação na tarefa de conscientizar seus colaboradores sobre o tema, bem como oferecer ferramentas para ajudar as organizações a enfrentarem o problema das notícias falsas. O segundo passo consiste na entidade auxiliar na conscientização da sociedade como um todo sobre a questão.