Logo Logo Logo Logo Logo

É possível ser feliz?

No Inclusive dessa semana, vamos relembrar a conversa de Rosa Buccino com Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional de Felicidade e professor da Universidade Positivo, para falar sobre uma das questões que mais ocupam os pensamentos da nossa sociedade nos tempos modernos: é possível ser feliz? Não perca, a partir das 15h, na Rádio Mega Brasil Online.

Gustavo Arns é o convidado do programa Inclusive desta semana.

O foco agora é informação e prestação de serviço... está na hora de Inclusive, aqui na Rádio Mega Brasil Online.

E o programa dessa semana falou sobre uma das questões que mais indagam nossa sociedade nos tempos modernos: é possível ser feliz?

Para tentar responder a tal questão, Rosa Buccino recebe Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional de Felicidade e professor da Universidade Positivo.

A Felicidade é um conjunto de fatores que vão das ações mais simples, como um café quentinho, até sentimentos complexos, como o causado pelo nascimento de um filho. “É difícil conceituar a felicidade de forma prática, mas ela é uma combinação do bem-estar físico, emocional, intelectual, relacional e espiritual. Portanto, países que conseguiram equilibrar os efeitos da pandemia e passar segurança para a população, mantiveram os índices de bem-estar estáveis, dentro do possível, e se destacam no ranking”, explica Gustavo Arns.

Arns também ressalta que uma vida mais feliz não é, necessariamente, livre de tristezas. “Uma vida feliz é aquela em que damos lugar para a tristeza que sentimos e usamos isso como um combustível para a ação. A tristeza é natural, mas quando lidamos com ela, conseguimos uma forma de vazão, já que, se não lidamos bem com ela, podemos nos paralisar e gerar uma apatia, um medo e, por fim, até mesmo uma depressão”, alerta ele. 

Aprender a lidar com os sentimentos e fazer deles um caminho para buscar a felicidade passa pelo estudo e pelo autoconhecimento. “Os momentos felizes são apenas a primeira camada da felicidade. Podemos encontrar camadas mais profundas de satisfação com a vida e bem-estar. A Ciência da Felicidade estuda os componentes que podem nos auxiliar a construir mais felicidade em nossas vidas”, observa Arns

Nesta edição, Gustavo Arns também detalha sobre o Relatório Mundial da Felicidade, elaborado pela empresa de pesquisas Gallup em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), que mensurou o índice de felicidade em vários países do mundo, incluindo o Brasil. O Relatório Mundial da Felicidade é uma pesquisa notável que indica o estado de felicidade global em mais de 150 países com base na satisfação dos cidadãos em relação às suas vidas.

Arns conduz o Curso Ciência da Felicidade, hoje, com aulas online e oito módulos, os conteúdos abordam, de forma prática, dicas e exercícios que auxiliam na compreensão do bem-estar e das virtudes que levam à felicidade. “Esse não é apenas um curso teórico. Temos módulos inteiros de práticas e exercícios que podem ser feitos por qualquer pessoa”, ele revela.

Informações sobre o Curso Ciência da Felicidade podem ser obtidas através do Instagram de Gustavo Arns (@gustavo_arns)

Não perca o programa que vai ao ar nessa quinta-feira (06), às 15h. O programa em vídeo já está disponível

 


O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as quintas, às 15h, com reapresentações as sextas, às 9h, e aos domingos, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.