Logo Logo Logo Logo Logo

A chegada do WhatsApp Pay

No programa Consumo em Pauta dessa semana, Angela Crespo recebe Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, para falar sobre os principais detalhes da nova funcionalidade de pagamentos do aplicativo WhatsApp, além dos cuidados necessários para usá-la em segurança. Não perca, a partir das 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

Rafael Kiso, da mLabs, maior plataforma de gerenciamento de mídias sociais do Brasil, está no Consumo em Pauta dessa semana.

Angela Crespo está de volta para ajudar o consumidor no Programa Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online.

Transferir dinheiro pelo WhatsApp Pay já é uma realidade. A função “pagamentos” já está ativa no aplicativo de mensagens e permite realizar transações financeiras diretamente no espaço da conversa. Mas é preciso cadastrar antes o cartão de débito ou pré-pago. Cartão de crédito ainda não é permitido.

Antes de usar esta nova função, é preciso atualizar o WhatsApp, fazer o cadastro e definir uma senha (chamada de PIN).

Para entender melhor o funcionamento dessa nova função do WhatsApp Pay, não deixe de conferir a entrevista com Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, maior plataforma de gerenciamento de mídias sociais do Brasil, no programa Consumo em Pauta dessa semana.

 

Quem pode usar o WhatsApp Pay

Por enquanto, informa Kiso, só estão autorizados a usar a função “pagamentos” no WhatsApp Pay os consumidores que tenham cartão Visa ou Mastercard de alguns bancos: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi.

No momento, não será cobrada nenhuma taxa do consumidor que fizer transferência pelo aplicativo de mensagens. Mas, lá na frente, isso poderá ocorrer”, avisa o executivo da mLabs.

 

Só transferências

Outra dica importante de Kiso, é que o serviço só está ativado para fazer transferência de dinheiro - e só de pessoa física para pessoa física. “Não é possível fazer pagamentos”, ele acrescenta. Mas isso não impede que, ao comprar em uma loja virtual, o consumidor faça o pagamento utilizando o WhatsApp Pay. Porém, terá de usar a opção de transferência.

Esta facilidade, contudo, poderá deixar o consumidor vulnerável. Se ele não tiver certeza para quem está transferindo o valor, corre o risco de ficar sem o dinheiro e sem o que comprou: “A exemplo do PIX, uma vez transferido o dinheiro não há como recuperá-lo”, alerta Kiso.

 

Limites

Outro detalhe a se observar é com relação aos limites de valores e as quantidades de transações. Diariamente, podem ser enviados até R$ 1 mil por transações, “mas há um limite mensal de valor. Ele é de R$ 5 mil”, pontua Kiso.

O executivo acrescenta que o número de transações por dia está limitado a 20. Elas incluem envio e recebimento.

 

Segurança

A plataforma do WhatsApp Pay é segura para enviar dinheiro, destaca Kiso. Assim como ocorre com as mensagens, o envio de dinheiro também será todo criptografado, de ponta a ponta.

Mas isso não é justificativa para que o consumidor não tome os próprios cuidados de segurança. O primeiro é quanto à criação da senha (ou PIN). A exemplo da senha de banco, os números escolhidos não devem ser repassados a ninguém.

Outro detalhe com relação à segurança é o cuidado com o próprio celular”, orienta o executivo da mLabs. Ele destaca que o consumidor habilite a autenticação de dois fatores ou a biometria para acessar o WhatsApp.

Imagina se alguém tem acesso ao seu WhatsApp e faça uma transferência sem que você veja. Isso vai ser possível já que suas informações de transferência vão estar ali cadastradas”, completa.

 

Passo a passo para usar o WhatsApp Pay:

- Abra como se fosse uma conversa com a pessoa que você vai enviar o dinheiro;

- No espaço da conversa, localize e clique no clipe de papel, no lado direito. É o mesmo clipe que você usa para anexar fotos, vídeos e documentos;

- Após clicar no clipe, vai aparecer vários ícones. Entre eles o de “pagamento”;

- No primeiro acesso ao “pagamento” você deverá inserir os dados do cartão (número, data de vencimento, nome e código de segurança);

- Em seguida, criar a senha (PIN). Ela será a sua assinatura digital e, portanto, não deve ser compartilhada com ninguém;

- Só depois de preencher todas estas informações é possível enviar dinheiro. Aí, ao clicar no clipe vai entrar direto para preencher o valor. Depois, é só clicar em “enviar”;

- Será pedido que você digite a senha (ou PIN). Em seguida, é só clicar de novo em “enviar”;

- O valor irá aparecer na tela de quem enviou e de quem recebeu.

Para mais informações a respeito da chegada do WhatsApp Pay e suas funcionalidades, não perca a entrevista com Rafael Kiso que vai ao ar nessa segunda-feira (10), às 16h.


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 16h, com reapresentações as terças, às 9h, e as quartas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.