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“Desde 2013 vínhamos elaborando campanhas com influenciadores digitais para os clientes da casa, quando o setor ainda engatinhava no Brasil. Acabou sendo um caminho sem volta, e optamos por entender e nos aprofundar no assunto cada vez mais", comenta Damaris Lago, CEO da AtitudeCom.
A AtitudeCom, agência com mais de 18 anos de atuação em PR, vem conquistando novos clientes interessados em unir o atendimento e estratégia em comunicação das relações públicas ao marketing de influência, setor este que a agência se especializou nos últimos anos, e apresenta cases que vêm chamando bastante a atenção do mercado.
Segundo Damaris Lago, CEO da AtitudeCom, o marketing de influência é um caminho natural de atuação das agências de PR. “Desde 2013 vínhamos elaborando campanhas com influenciadores digitais para os clientes da casa, quando o setor ainda engatinhava no Brasil. Acabou sendo um caminho sem volta, e optamos por entender e nos aprofundar no assunto cada vez mais. Com isso, foi possível criar uma metodologia proprietária que vem chamando a atenção de algumas marcas. O setor já não pode mais ser considerado como novo. A maioria das empresas que tem seu marketing mais estruturado, já sabe o que funciona e busca por campanhas genuínas e com honestidade, além de um mapeamento de perfis extremamente estratégicos”.
Foi o caso da empresa MSA Safety – multinacional americana e líder global no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de produtos de segurança para trabalhadores – que acaba de contratar a AtitudeCom para dar suporte em campanhas com influenciadores digitais no segmento.
Para Paula Nadjaria, Especialista em Marketing e Comunicação da MSA para o Brasil e Argentina, o que chamou a atenção na AtitudeCom foi a ampla experiência da agência e aprofundamento técnico em diversos setores, aliada à metodologia de mapeamento e curadoria. “Eu me impressionei desde o início da nossa conversa. A Damaris já conhecia bem o setor de EPI’s, que sabemos que é bem específico, e as propostas e mapeamentos de perfis estão sendo muito assertivos. Além disso, eles têm um ótimo e amplo relacionamento com influenciadores, o que dá velocidade às negociações e execução das campanhas”, explica Paula.
Só no mês de março, a AtitudeCom atraiu cinco novas empresas e cerca de dez novas marcas para seu portfólio, como a Vetnil (cliente antigo da casa, que volta já com campanhas encomendadas em marketing de influência), Supermercados Mambo, MSA Safety, Emma Colchões e a Jundiá Sorvetes (também cliente antigo da casa, e que volta agora com o atendimento completo do Grupo BRGMN, holding que engloba as marcas Jundiá Foods, Sucos Woppy, Fuzzy Açaí, Sorveterias Freddo, e a própria Jundiá Sorvetes).
“A Jundiá é uma longa história de respeito e cumplicidade, que traz um significado muito especial para a jornada atual que estamos vivenciando. Descobri a marca no interior de São Paulo há mais de 10 anos, e quase não acreditei na força de mercado que apresentava sem ser ainda reconhecida na mídia. Na época, foi uma verdadeira construção de imagem e reputação, lembro de cada detalhe trabalhado e como os jornalistas se apaixonavam pelos produtos e conceito da marca, que ficou conosco por quase cinco anos. Agora, voltamos com tudo, e já estamos nos organizando para algumas ativações no primeiro semestre. É um momento e tanto para todos nós! ”, explica a CEO da agência.
Para crescer no marketing de influência e oferecer diferenciais bastante competitivos, a AtitudeCom aposta no relacionamento próximo com influenciadores digitais. “Frequentemente promovemos masterclass com micro influenciadores e oferecemos um núcleo de atendimento exclusivo para eles. Recebemos cerca de 20 novos cadastros por semana de criadores de conteúdos, mas não agenciamos para não termos conflito de interesses”, complementa Damaris.
Além das marcas que chegam diretamente – como Mavala, Mercedes-Benz Parfum, Evino e ZZMALL – a AtitudeCom também atende agências de publicidade, marketing digital e de influenciadores digitais da Inglaterra, Coreia do Sul e Rússia, que precisam ativar campanhas com influencers brasileiros.
Atualmente, a empresa oferece um software de mapeamento com mais de 35 mil perfis no Brasil, mas explica que nenhuma ferramenta digital consegue entregar os melhores nomes para cada campanha. “As ferramentas nos ajudam 20%, mas o que define mesmo a melhor escolha é o olhar apurado do time de especialistas que a agência treina constantemente, já que o mercado praticamente não oferece profissionais de comunicação especializados neste setor”, complementa.
Startup Breezy1
Batizado de Breezy1, o núcleo de atuação em marketing de influência da agência cresceu cerca de 30% no primeiro trimestre de 2021. O objetivo da agência é dar uma vida própria ao departamento e transformá-lo em uma startup que atrai investidores.
Com o rápido amadurecimento do setor, a executiva acredita que este ano está favorável para atrair novos clientes e investidores com os diferenciais que a agência oferece. “As marcas mais expressivas já sabem que é preciso sair da ‘zona do seeding’, que são envios sem propósitos de gift box para uma lista ‘viciada’ de influenciadores, para verdadeiras jornadas de influência com storytelling”, finaliza a jornalista.