Logo Logo Logo Logo Logo

“Vem vacina, vai de bike”

Com o apoio do Itaú Unibanco e das prefeituras, a Tembici lança iniciativa para uso de bikes nos drive-thrus e nos postos de vacinação. Viagens serão gratuitas para quem for se vacinar utilizando as bikes dos sistemas

Divulgação

Além de unir as prefeituras ao movimento, o projeto “Vem vacina, vai de bike” tem como objetivo incentivar a vacinação oferecendo uma opção segura e econômica de deslocamento para as pessoas, evitando aglomerações e contribuindo para o distanciamento social, bem como reforçar a bicicleta como meio de transporte ao incluí-la nos fluxos de acesso dos pontos de vacinação.

A Tembici, líder em tecnologia para micro mobilidade na América Latina, encabeça uma iniciativa junto ao Itaú Unibanco, às prefeituras e órgãos de saúde das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, governo de Pernambuco, além da prefeitura de Vila Velha, para promover o acesso de bicicletas aos drive-thrus de vacinação, até então dedicados aos veículos e motos. Algumas cidades também já estão se mobilizando para criar filas exclusivas aos ciclistas nestes locais, além de incentivarem o uso da bike na locomoção até os postos de saúde.

A bicicleta já é consolidada como meio de transporte em muitas cidades, e entendemos que seria fundamental incluir os ciclistas para entrada nos drive-thrus de vacinação. Por isso, deixamos o convite para que todas as prefeituras do país façam adesão ao movimento. Unimos o acesso à vacina e a democratização do uso das bicicletas em uma só ação, e esperamos que essa iniciativa ajude na missão de cada vez mais brasileiros serem vacinados”, comenta Tomás Martins, CEO e cofundador da Tembici.

Além de unir as prefeituras ao movimento, o projeto “Vem vacina, vai de bike” tem como objetivo incentivar a vacinação oferecendo uma opção segura e econômica de deslocamento para as pessoas, evitando aglomerações e contribuindo para o distanciamento social, bem como reforçar a bicicleta como meio de transporte ao incluí-la nos fluxos de acesso dos pontos de vacinação. Para estimular ainda mais o uso do modal, todos os usuários do Bike Itaú e Bike VV poderão utilizar as bicicletas da Tembici gratuitamente para irem se vacinar, na primeira e na segunda dose, desde o dia 25 de maio.

Para Luciana Nicola, Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco, a iniciativa vai trazer impacto positivo em um importante momento de enfrentamento à pandemia. “A bicicleta é recomendada pela Organização Mundial da Saúde como um dos meios de transporte seguros para combater a propagação do novo Coronavírus. Quando isso se alia à ampliação do acesso da população à vacina, o impacto positivo para a sociedade é ainda maior”, comenta a executiva.

Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis no site oficial.

 

Como conseguir a gratuidade

1. Baixe o app Bike Itaú ou app Tembici (para usuários de Vila Velha) e acesse/crie a conta.

2. Selecione o plano de vacinação e adicione o código PRIMEIRA se estiver indo tomas a primeira dose, ou SEGUNDA se estiver indo tomar a segunda dose, para liberar a gratuidade.

Após ativados, os planos são válidos por 24h, e contemplam até duas viagens de 3h cada, a fim de garantir a ida e a volta da vacinação.

 

Higienização e cuidados ao pedalar

Como reforço de segurança aos usuários, desde o início da pandemia foram inseridas etiquetas nas bicicletas com recomendações de uso e cuidados a serem tomados pelos usuários, como usar máscaras durante as viagens, higienizar as mãos antes e depois de pedalar, e evitar contato com os olhos, boca e nariz antes de lavar as mãos.

Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações da empresa, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. A Tembici também implementou a liberação de todas as bicicletas do Bike Itaú por meio de QR Code. A inovação vai ao encontro dos novos hábitos de cuidados pessoais exigidos durante a pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos no dock das estações para destravar a bicicleta; basta aproximar o celular, evitando, assim, o contato com o equipamento.