Logo Logo Logo Logo Logo

Contas de telefone vão compor a nota Score

No programa Consumo em Pauta dessa semana, Angela Crespo recebe o Diretor Executivo de Dados da Boa Vista, Ronaldo Sachetto, para falar sobre a nova modalidade de pagamentos que passam a integrar o Cadastro Positivo dos consumidores em breve: as contas de telefone. Não perca, a partir das 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

Ronaldo Sachetto vêm ao programa Consumo em Pauta dessa semana representar a Boa Vista.

Angela Crespo está de volta para ajudar o consumidor no Programa Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online.

E o programa dessa semana vai falar sobre uma novidade que pode interessar muitos consumidores: as contas de telefone passarão a integrar o Cadastro Positivo. Com isso, será ampliada a quantidade de informações de pagamentos de cada consumidor.

Atualmente, o banco de dados é composto predominantemente por informações de pagamento de consumidores que mantêm relacionamentos com bancos e financeiras. Porém, no segundo semestre possivelmente, também passarão a contar as informações de pagamentos das utilities - das empresas de água, energia elétrica e gás.

 

Novos dados beneficiam consumidor

A entrada do histórico de pagamento das contas de telefone no Cadastro Positivo beneficiará uma parcela significativa da população brasileira, especialmente aquela que não é adepta a contas em instituições bancárias ou não possui registro em carteira, e que está sendo fortemente impactada pela crise ocasionada com a pandemia.

É isso que acredita a Boa Vista, um dos birôs de crédito que administram o Cadastro Positivo. Esta empresa foi a precursora deste cadastro, que possibilita a análise de crédito mais justa e acessível.

Para explicar como se dará a entrada das informações de pagamentos das empresas de telecomunicações, a jornalista Angela Crespo entrevista Ronaldo Sachetto, Diretor Executivo de Dados da Boa Vista. Ele é o convidado desta semana do programa Consumo em Pauta.

 

Dados dos últimos 12 meses

As empresas de telecomunicações começaram a enviar, agora em maio, os dados dos consumidores aos birôs de crédito, diz Sachetto. Conta por conta, dos últimos 12 meses. Mas só de contratos pós-pagos de telefonia móvel, fixa, Internet e TV a cabo. “Os dados recebidos já estão compondo o Score da Boa Vista”, pontua o executivo.

Os birôs recebem de cada cliente das empresas de telecomunicações o valor de cada conta, o vencimento e a data em que ela foi quitada. “Os mesmos dados são enviados para todos os birôs”, acrescenta Sachetto. Os dados são atualizados a cada 10 dias. Isso porque, conforme destaca o executivo da Boa Vista: “os vencimentos das contas assim como os pagamentos têm datas diferentes”.

Entretanto, só tem acesso a essas informações os próprios donos dos dados. De acordo com Sachetto, as empresas que entregam crédito no mercado e fazem uso dessas informações só veem a nota Score: “Ela é formulada com base nas informações de pagamentos de cada consumidor”.

 

Consumidor deve ficar de olho

Portanto, o consumidor tem de adquirir o hábito de conferir suas informações no Cadastro Positivo. Se encontrar alguma incorreção, deve fazer a contestação à Boa Vista ou a qualquer outro birô de crédito: “Isso pode ser feito no próprio site Consumidor Positivo ou no aplicativo. Ambos da Boa Vista”, orienta ele.

Uma vez recebida a contestação, a Boa Vista encaminha o pedido de correção à empresa responsável pelo dado, que tem até 72 horas para informar o dado correto ao birô de crédito.

Um dado incorreto no Cadastro Positivo pode baixar a nota Score do consumidor, e consequentemente, prejudicá-lo caso esteja solicitando crédito no mercado.

 

Negativo x Positivo

A note Score é calculada com base nas informações negativas e positivas de cada consumidor. Enquanto a negativa é referente a uma conta não quitada, a positiva mostra todos os pagamentos realizados: “Eu posso ter uma conta que não foi paga, entretanto ter cinco, seis ou mais contas pagas. Por isso o Cadastro Positivo é benéfico. A concedente de crédito tem muito mais informações de seu cliente”. Consequentemente, ressalta Sachetto, a empresa consegue fazer uma melhor análise de crédito.

Resumindo: com o Cadastro Positivo a análise de crédito não se resume a apenas o pagamento de uma conta, mas a todo o histórico de pagamento”, conclui o executivo da Boa Vista.

Se você quer saber mais sobre a entrada das informações de contas de telefone no Cadastro Positivo, não deixe de conferir à entrevista com Ronaldo Sachetto que vai ao ar nessa segunda-feira (31), às 16h.

 


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 16h, com reapresentações as terças, às 9h, e as quartas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.