Logo Logo Logo Logo Logo

Conheça o PIX Saque e o PIX Troco

No programa Consumo em Pauta dessa semana, Angela Crespo recebe Gilberto Gomes, gestor e responsável técnico pelo PIX do Banco Digital BS2, para falar sobre as novas funcionalidades que chegam para complementar o serviço de pagamentos: o PIX Saque e o PIX Troco. Não perca, a partir das 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

Gilberto Gomes representa o Banco Digital BS2 no Consumo em Pauta dessa semana.

Angela Crespo está de volta para ajudar o consumidor no Programa Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online.

E o programa dessa semana vai falar sobre as funcionalidades que chegam para complementar ainda mais o serviço PIX: PIX Saque e PIX Troco. Ainda não há data certa para elas começarem a funcionar, mas tudo indica que passem a ser oferecidas no segundo semestre deste ano. No momento, o Banco Central está com consulta pública aberta e, só após a análise das sugestões deste processo, será decidida a data em que as novas funcionalidades começarão a funcionar.

Mas o que é o PIX saque e o PIX troco? Como estas novas funcionalidades podem facilitar o processo para o consumidor? Estas são apenas algumas das questões que serão respondidas por Gilberto Gomes, Gestor e Responsável Técnico pelo PIX do Banco Digital BS2, convidado da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta dessa semana.

 

PIX Saque

Não é raro um consumidor precisar de dinheiro vivo para fazer uma transação, mas nem sempre ele tem na carteira ou está próximo de um caixa eletrônico. O PIX saque vem para resolver esta questão.

Qualquer pessoa poderá fazer retiradas de valores de sua conta em estabelecimentos comerciais credenciados: “O cidadão vai poder realizar saques em padarias, mercadinhos ou qualquer outro estabelecimento”, comenta Gomes.

O procedimento será simples: para fazer o saque, bastará fazer a leitura de um QR Code ou utilizar a função “copia e cola”, já disponível no PIX. “Feito isso, será possível sacar dinheiro em espécie de forma rápida e prática e sem precisar ir a um banco ou caixa eletrônico” explica Gilberto Gomes.

Mas qual estabelecimento atuará com o PIX saque? O executivo do BS2 destaca que será possível saber pelo próprio aplicativo do banco: “Basta entrar nele e consultar quais comerciantes estão fazendo o PIX saque na área em que se está”, ele explica. “Cada estabelecimento poderá definir as suas regras de valores, dias e horários que aceitarão fazer o PIX saque”.

 

PIX Troco

Já o PIX Troco possibilitará que o consumidor, ao pagar uma compra utilizando o PIX, opte por um valor maior e receba o troco em espécie. Esta funcionalidade do PIX será útil, portanto, para quem precisa de algum dinheiro em espécie. “Importante saber que não poderá ser cobrada taxas pelos estabelecimentos que aceitarem trabalhar com o PIX saque ou PIX troco”, pontua Gomes.

 

Limites de valores

Conforme a consulta pública do Banco Central, haverá limites de valores tanto para o PIX Saque quanto para o PIX Troco. A princípio, o limite estipulado é de R$ 500 diários para saques em ambas as modalidades, com até quatro saques gratuitos por mês. Entretanto, ainda não foi batido o martelo nestes limites. Só após o resultado da Consulta Pública.

 

PIX Cobrança já está funcionando

O PIX cobrança, por sua vez, já está funcionando desde maio. Ele é uma opção alternativa ao boleto bancário, podendo ser emitido em pontos de vendas e até pelo e-commerce.

Com o PIX cobrança, os estabelecimentos podem gerar um QR Code para que o cliente faça o pagamento de sua compra. Ele deve conter o valor, a data limite para pagamento, valores de multas e juros aplicados em casos de atraso e descontos.

O PIX cobrança tem todas as características de um boleto. Mas não é possível ainda agendar pagamentos”, explica Gomes. No entanto, isso deve mudar em breve, com o PIX agendado: “Neste, você poderá fazer hoje todo o processo, mas o dinheiro só sairá da sua conta na data determinada” conclui ele.

Para saber mais informações sobre as novas funcionalidades do PIX, não perca o programa com Gilberto Gomes que vai ao ar nessa segunda-feira (07), às 16h.

 


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 16h, com reapresentações as terças, às 9h, e as quartas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.