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Economia com o Teleatendimento em Saúde

No programa Consumo em Pauta dessa semana, Angela Crespo recebe o fundador e CEO da healthtech ClubSaúde, para falar sobre as vantagens e os benefícios de optar pela prática de Teleatendimento na área da saúde, ajudando até mesmo a economizar ao mesmo tempo em que proporciona facilidade e agilidade nos atendimentos médicos. Não perca, a partir das 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

Alexandre Chicani, fundador e CEO da ClubSaúde, é o convidado do programa dessa semana, que vai tratar de Teleatendimento.

Angela Crespo está de volta para ajudar o consumidor no Programa Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online.

O Teleatendimento em saúde, ou telemedicina, pretende melhorar o acesso à saúde. Baseada em tecnologia, está facilitando o atendimento médico com custo baixo, agilidade e escalabilidade.

O atendimento ao paciente, na maioria das vezes, é virtual. Ou seja, o paciente não precisa se deslocar até um consultório médico. Ele pode, por exemplo, agendar consulta com especialistas de São Paulo ou de qualquer outra cidade mesmo morando numa distante cidade do Amazonas.

Inúmeras empresas de healthtechs estão à frente do teleatendimento em saúde - o termo em inglês junta as palavras health e tech (saúde e tecnologia). Uma delas é a ClubSaúde, healthtech especializada em telemedicina que realizou mais de 30 mil consultas nos últimos 12 meses. Alexandre Chicani, fundador e CEO da empresa, explica um pouco sobre esta nova forma de cuidar da saúde no programa Consumo em Pauta, comandando pela jornalista Angela Crespo.

Benefícios do teleatendimento em saúde

Um dos destaques do teleatendimento é, justamente, obter um atendimento primário à saúde a baixo custo. Além disso, não precisar se deslocar para fazer uma consulta médica também se caracteriza como uma vantagem do método digital. Tudo é feito por meio de um aplicativo de celular, seja para marcar a consulta ou, propriamente, para fazer a consulta.

O executivo da ClubSaúde faz questão de destacar, no entanto, que as healthtechs não vendem planos de saúde, mas sim pacotes de atendimento médico: “Estes podem ser somente para consultas onlines ou onlines mais presenciais”, pontua Alexandre Chicani.

Os pacotes na ClubSaúde, por exemplo, cobrem o atendimento de até quatro pessoas de uma mesma família. O consumidor paga uma mensalidade e tem direito a fazer consultas de forma online ou presencial a preços reduzidos - hoje, em torno de R$ 21,90 por mês por família. Após isso, para fazer uma consulta online será necessário desembolsar cerca de R$ 49, enquanto para uma consulta presencial, a depender da especialidade e da região geográfica, o valor gira entorno de R$ 60 e R$ 120. Além disso, um associado ao ClubSáude também tem acesso a exames laboratoriais e medicamentos com desconto.

Acesso à saúde a baixo custo

Na visão de Alexandre: “A telemedicina veio como uma solução de acesso à saúde”. E isso deve continuar no pós-pandemia, assim como o homeoffice: “Isso porque traz comodidade, acesso à saúde e atendimento primário” pontua ele.

Antes da pandemia, explica Chicani, a telemedicina já era empregada: “Entretanto, a legislação exigia que, junto com o paciente, houvesse um médico, além do que estaria fazendo o atendimento virtual”. Esta imposição, continua o CEO da ClubSaúde, inviabilizava o acesso de pacientes residentes nas regiões mais remotas.

O consumidor, na visão de Chicani, com o teleatendimento em saúde, consegue ir administrando sua saúde, seu bem-estar e seu orçamento. Contudo, terá de buscar o SUS caso haja a necessidade de um tratamento mais específico ou de uma cirurgia. “Mas o paciente já chega no SUS com o diagnóstico feito por um profissional via telemedicina, o que vai facilitar o atendimento”, explica ele.

Sem carências

Quem contrata um pacote de teleatendimento em saúde precisa ter bem claro em mente que as healthtechs não resolvem todas as patologias. Todavia, não há nenhum tipo de carência para atendimento. Até porque, o paciente irá pagar a consulta do próprio bolso.

Com certeza, o teleatendimento em saúde é um grande aliado de pessoas com doenças crônicas, que precisam de acompanhamento”, pontua Chicani.

Não deixe de conferir a entrevista com Alexandre Chicani para mais informações a respeito do teleatendimento em saúde. O programa vai ao ar nessa segunda-feira (21), às 16h.

 


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 16h, com reapresentações as terças, às 9h, e as quartas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.