Divulgação
A estação Vila Olímpia, Linha 9 - Esmeralda, da CPTM, em São Paulo, foi o primeiro local onde a companhia implementou o projeto “Trilhos Verdes”, cuja proposta é levar soluções sustentáveis e de mobilidade a diferentes áreas da cidade.
No início do mês de junho, a empresa de out-of-home Eletromidia e o Santander apresentaram ao público a nova estação Vila Olímpia, da Linha 9 – Esmeralda, da CPTM, em São Paulo. Trata-se do primeiro local onde a companhia implementou o projeto “Trilhos Verdes”, cuja proposta é levar soluções sustentáveis e de mobilidade a diferentes áreas da cidade.
Desenvolvido pela Eletromidia, em parceria com o Santander – que financiou o projeto – o Trilhos Verdes equipou a estação da CPTM com várias e diferentes soluções sustentáveis, tais como: sistema de reaproveitamento de energia solar, captação de água da chuva, reuso de água de esgoto, bancos construídos a partir de materiais recicláveis, além de painéis que informam aos passageiros sobre a quantidade de água e energia que estão sendo economizadas naquele espaço. Um jardim vertical foi feito na entrada da estação, o que ajudará a amenizar a temperatura no local, e será irrigado com a água tratada proveniente dos banheiros da própria estação.
A viabilização do projeto também contou com o apoio da Suno, agência de publicidade do Santander que se dedicou a meses de pesquisas e estudos a respeito da questão ambiental e de aprovações junto às Secretarias e órgãos de transportes do Estado de São Paulo.
Para Alexandre Guerrero, Chief Strategy Officer da Eletromidia, o projeto Trilhos Verdes vai além das soluções geralmente apresentadas pelas empresas de OOH, uma vez que, ao invés de utilizar telas ou ferramentas que propiciem entregas aos anunciantes, desta vez o foco está nas pessoas e no espaço urbano. “Já realizamos diversos projetos de out-of-home, mas nenhum como esse, que traz uma alteração e um impacto significativo para as pessoas, e faz parte de uma agenda importante para o país e para o mundo. Foi um desafio enorme, tivemos uma grande curva de aprendizado, e agora nossa expectativa é disseminar essa ideia para outras estações e outras áreas da cidade”, explica.
Igor Puga, Diretor de Marketing e Marca do Santander, ressalta o caráter inovador do projeto, e afirma que a decisão do banco de investir no Trilhos Verdes não foi apenas uma iniciativa de marketing, mas também uma oportunidade de gerar, de fato, impacto na vida das pessoas. “O volume de pessoas que trabalha na região e que usa a estação todos os dias, e que agora terão acesso a essas iniciativas, faz com que o projeto seja muito relevante. Só é possível fazer um investimento milionário como esse se houver, de fato, o compromisso de atuar em prol de uma mudança na vida das pessoas. Queremos fazer uma provocação para que outras marcas também façam o mesmo em outras estações, para que consigamos ter, de repente, um cinturão verde naquela região”, comenta.
O contrato entre Santander e Eletromidia tem duração de cinco anos, e envolve, além das instalações sustentáveis, todas as faces de mídia OOH presentes na estação Vila Olímpia. A ideia do banco é utilizar essas peças publicitárias para comunicar ao público sobre o caráter sustentável das instalações, e detalhar as mudanças que foram feitas no local em prol da preservação ambiental e de recursos.