Logo Logo Logo Logo Logo

Instituto MPD com Projeto Social para a pessoa com deficiência

No Inclusive dessa semana, vamos reprisar a conversa entre Rosa Buccino com a Cecília Meyer, Presidente Executiva do Instituto MPD, para falar sobre algumas iniciativas da organização sem fins lucrativos que visam contribuir para o bem-estar e inclusão da pessoa com deficiência. Não perca, a partir das 15h, na Rádio Mega Brasil Online.

Cecília Meyer, do Instituto MPD, é a convidada do programa dessa semana.

O foco agora é informação e prestação de serviço... está na hora de Inclusive, aqui na Rádio Mega Brasil Online.

No programa dessa semana, Rosa Buccino recebeu a presidente do Instituto MPD, Cecília Meyer, para falar sobre algumas iniciativas da organização sem fins lucrativos que visam contribuir para o bem-estar e inclusão da pessoa com deficiência.

Cecília iniciou a carreira como auxiliar de classe, aos 16 anos. Após este período, graduou-se em Letras e Ciências Humanas, com especialização na Língua Inglesa. Ela já morou em Londres, mas retornou ao Brasil para lecionar, atuando como professora e coordenadora da área de inglês.

Sua trajetória profissional cruzou o caminho do voluntariado e hoje ela atua como Presidente Executiva do Instituto MPD. Com um olhar atento e profundo, está próxima de todos os projetos da organização, arquitetando ações que contribuam para uma sociedade mais justa e que ajudem pessoas a construírem suas histórias.

O Instituto MPD é uma organização sem fins lucrativos criado pela construtora MPD Engenharia. Confira mais informações no site oficial.

Construir está no DNA da MPD Engenharia: não apenas de “m²”, mas ajudar a construir também o bem-estar humano. E o Instituto MPD, organização sem fins lucrativos, nasceu com o objetivo de planejar e executar ações socioambientais que contribuam para a construção de uma sociedade de cada vez melhor, tendo como alicerces desse propósito a construção, a educação e a sustentabilidade. Dentre as diversas iniciativas que o Instituto realiza estão: projetos relacionados a doação de sangue, inclusão digital, campanhas diversas - como, por exemplo, a campanha do agasalho -, entre outras.

 

Projeto Pioneiro do Instituto MPD

E o projeto pioneiro do Instituto MPD foi o da reforma da casa de uma pessoa com deficiência, fruto da parceria entre o Instituto MPD e a construtora MPD Engenharia com o projeto João de Barro, da Associação Beneficente Comunidade de Amor Rainha da Paz.

A casa da jovem Geovana da Silva Barbosa, 18 anos, localizada em Santana de Parnaíba, município de São Paulo, foi a primeira casa contemplada com uma intensa reforma de modo a tornar o lar seguro e aconchegante. A obra foi finalizada em junho deste ano.

A adolescente possui deficiência toxoplasmose congênita, paralisia cerebral e deficiência visual. Desde o nascimento encontrava dificuldades de locomoção em sua casa. Por isso, foram realizadas diversas adaptações e melhorias para atender melhor às necessidades dela, dia a dia. Dentre as adaptações realizadas na casa de Geovana, destacam-se: 

  • O processo de reforma foi realizado e acompanhado por arquitetos, engenheiros, entre outros colaboradores da MPD Engenharia e voluntários do Instituto MPD. Eles que desenvolveram o projeto e verificaram as intervenções e readequações do imóvel atendendo as necessidades e limitações;
  • Todo o material utilizado na reforma da casa, como piso, portas, janelas, fiação, entre outros, são de alta qualidade e são os mesmos utilizados nos empreendimentos da MPD Engenharia
  • Além da reforma, o Instituto MPD também doou móveis novos e utensílios domésticos.

O Instituto MPD planeja outra iniciativa como a desta reforma: no segundo semestre será selecionada outra família para que seja realizada uma nova reforma, também em parceria com a Associação Rainha da Paz

Não perca a entrevista que vai ao ar nessa quinta-feira (04), às 15h. O programa em vídeo já está disponível

 


O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as quintas, às 15h, com reapresentações as sextas, às 9h, e aos domingos, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.