Agência ganha selo que certifica sua operação
A Ecomunica, agência de comunicação integrada, neutralizou sua emissão de carbono e se torna uma das únicas agências no País a adotar uma política Carbon Free em sua operação. A neutralização aconteceu por meio de uma plataforma global com sede no Brasil, que é um dos clientes recém-chegados à agência: a MOSS. A empresa foi a primeira a lançar um criptoativo verde, o MCO2, que usa créditos de carbono de projetos de preservação da Amazônia.
A agência, que tem entre seus clientes Decathlon, Evino, Deezer, 99, C6 Bank, eureciclo e Green Eletron, considera a pauta ESG urgente e vem se mobilizando para a governança ambiental, social e corporativa. A Ecomunica já atuava mais fortemente na frente social e corporativa, com atendimentos pro bono a diferentes causas, processos éticos distintos de atuação no mercado, como o não comissionamento em contratação de influenciadores, equipe com diversidade, foco em comunicação inclusiva. Agora, volta sua operação também para a contribuição contra mudanças climáticas.
"Acreditamos que os pilares da ESG precisam ser transversais a qualquer negócio contemporâneo. Um dos pilares fundamentais da agência em nosso manifesto é o ‘Eco’, do grego casa, que tem a ver com nossos compromissos ambientais e com a qualidade de vida dos nossos colaboradores", explica Ellen Bileski, CEO da Ecomunica. "Estamos sempre atentos a esse tema, desde a escolha dos clientes que atendemos até a nossa estrutura como agência. Por isso, nos tornar carbono neutro foi um passo natural, principalmente com a chegada da MOSS como cliente da casa, que é a maior plataforma ambiental do mundo. Nosso certificado de carbono neutro foi emitido por eles, e nosso objetivo é neutralizar todos os anos da operação da Ecomunica a partir de agora."
O processo escolhido pela agência - uso do primeiro criptoativo digital verde do mundo - contribui de forma direta com a preservação da Amazônia, geração de empregos e incentiva outras iniciativas sustentáveis. A MOSS criou o primeiro token de crédito de carbono no mundo armazenado em blockchain, e em pouco mais de um ano de atividade já investiu, junto com seus clientes, mais de R$60 milhões de reais na floresta amazônica.
À frente da comunicação integrada de MOSS, a Ecomunica atua nas estratégias de PR digital e relacionamento com influenciadores e plataformas de lifestyle. "Além da aderência ao nosso projeto e comprometimento com as entregas, elegemos a Ecomunica como nossa agência também por este alinhamento relacionado ao pilar da sustentabilidade", conta Raphael Pugliesi, head de marketing de MOSS.