Logo Logo Logo Logo Logo

99 e Estadão apresentam a plataforma multimídia “Expresso na Perifa”

Parceria cria canal para jornalismo feito por coletivos, e abordará temas do dia-a-dia, focados nas periferias, sob o olhar de quem vive nas comunidades

Divulgação

O projeto foi lançado no final de junho, com o site sendo atualizado diariamente, e conta ainda com uma edição impressa mensal distribuída gratuitamente em São Paulo, além de vídeo-reportagens em um podcast semanal.

Segundo a pesquisa “Economia das Favelas – Renda e Consumo nas Favelas Brasileiras”, desenvolvida por Data Favela, Locomotiva e Comunidade Door, o Brasil tem 13,6 milhões de pessoas morando em favelas. O dado retrata uma realidade dos brasileiros que vivem diariamente longe dos arranha-céus e das largas avenidas, mesmo nas grandes cidades do país.

Neste contexto, a 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e conveniência, e o Grupo Estado se unem a coletivos de periferia para criar o “Expresso na Perifa”, um hub de conteúdo multimídia focado no jornalismo de serviço, no combate às fake news, e que aborda temas como empreendedorismo, diversidade, cultura, emprego, segurança, gastronomia, esporte – sempre sob o olhar de quem vive e mora nas comunidades e bairros fora do centro expandido das cidades.

O projeto foi lançado no final de junho, com o site sendo atualizado diariamente, e conta ainda com uma edição impressa mensal distribuída gratuitamente em São Paulo, além de vídeo-reportagens em um podcast semanal. O conteúdo é produzido por comunicadores que integram os coletivos parceiros Embarque no Direito (SP), Favela em Pauta e Perifa Connection (RJ), Lá da Favelinha (MG) e TV Periferia em Foco (PA), além do premiado jornalista Juca Guimarães, e de colunistas convidados. Outros parceiros irão contribuir ao longo dos nove meses de duração desta primeira fase do projeto.

Incentivar o jornalismo de serviço que torna a vida mais fácil, disseminar informação bem apurada, e ampliar as diferentes vozes e grupos sociais é um dos compromissos da 99. E por isso criamos o ‘Expresso na Perifa’, para ser um veículo de comunicação conectado com o dia-a-dia das pessoas com conteúdos feitos por quem mora e conhece a vida nas comunidades, nas periferias, nas quebradas. Sabemos que a 99 faz parte da rotina de milhões de pessoas que se deslocam e geram renda pela plataforma todos os dias, e poder ser parceira também na promoção do bom jornalismo nos deixa muito orgulhosos e cientes dessa responsabilidade”, explica Pedro Henrique Oliveira, Gerente Sênior de Comunicação da 99.

É fundamental atender um universo tão amplo quanto este. O objetivo é adaptar conteúdo e linguagem à cultura de quem vive na periferia, trabalhando em conjunto com os coletivos na curadoria e produção dos materiais, o que tornará o processo mais horizontal, inclusivo e plural. Será a voz da comunidade trazendo temas que são importantes para a comunidade”, pontua Luís Fernando Bovo, Diretor de Conteúdo e Operações do Blue Studio Estadão.

A parceria levará os conteúdos do “Expresso na Perifa” para além das comunidades, fazendo com que as discussões sociais levantadas pelos moradores dessas regiões sejam ouvidas e divulgadas em larga escala. Para editar o projeto, foi convidada a jornalista Helaine Martins, especialista em conteúdo com impacto social, que, desde 2005, está à frente do Entreviste um Negro – plataforma que pretende amplificar o debate sobre a importância de se fazer um jornalismo plural e antirracista.

Eu sempre acreditei muito no jornalismo, e, para mim, nada potencializa mais o seu poder transformador que abrir espaço para novas narrativas. O ‘Expresso na Perifa’, construído lado a lado com comunicadores que vivem e conhecem as realidades periféricas do país, representa o desejo e compromisso de romper com a ideia diariamente forçada de uma periferia estereotipada, estigmatizada, com uma história única”, afirma Helaine.