A Savannah, agência de comunicação corporativa de São José dos Pinhais, é a maior do Paraná e a segunda maior do Sul do Brasil, de acordo com o Anuário 2021 da Comunicação Corporativa, lançado nesta semana pela Mega Brasil, entidade especializada no segmento. As posições de destaque regional foram alcançadas tanto no ranking de faturamento, com R$5,31 milhões em 2020, quanto em relação ao tamanho da equipe, com 65 colaboradores espalhados por sete estados do Brasil. Já nacionalmente, considerando os resultados individuais de cada agência, a Savannah é a única do Paraná nos dois rankings das 35 maiores agências do país, ocupando a 31ª posição, na classificação relativa ao faturamento anual, e o 19º lugar no ranking que mede o tamanho da equipe.
Há mais de uma década, a Mega Brasil, com o apoio de outras instituições do setor, como a ABRACOM (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), faz pesquisas e analisa o mercado de comunicação no Brasil. Com base nesses levantamentos, traz uma série de dados, com tendências e orientações aos empresários e profissionais, além de apresentar vários rankings de classificação das empresas que atuam nesse mercado. O anuário 2021 é o maior dentre as 12 edições já lançadas, consecutivamente, pela Mega Brasil, o que consolida a idoneidade e confiabilidade dos dados apresentados.
O destaque da Savannah foi obtido após um crescimento contínuo da agência ao longo dos últimos cinco anos, especialmente, em 2019 e 2020, quando a agência quase dobrou de tamanho, com um salto de 89%. O crescimento contínuo ao longo dos últimos cinco anos surgiu após a agência ter enfrentado um período de dificuldades.
Há pouco mais de cinco anos, impactada fortemente pela crise econômica dos anos de 2013 e 2014, a Savannah encolheu praticamente 70% e quase fechou as portas. Na época, procurou o Sebrae/PR para uma consultoria, visando reverter a situação complicada e retomar seu crescimento. Em 2015, a agência voltou a crescer, mas ainda de forma tímida. Nos anos seguintes, foram realizadas mudanças drásticas no modelo de gestão, no organograma da agência e no setor comercial, além da terceirização dos setores administrativo, financeiro e jurídico.
“Passamos a focar nosso tempo e energia apenas naquilo que somos especialistas: a comunicação. A repercussão dessas ações foi ótima. Sem querer, nós nos preparamos antecipadamente para essa crise gerada pela pandemia do Coronavírus. Prova disso são os resultados que deram esse grande destaque para a Savannah no anuário 2021. Creio que chegamos mais bem preparados que os concorrentes para enfrentar a crise”, explica Michel Rodrigues, fundador e diretor-geral da Savannah.
A descentralização dos serviços num escritório físico, com mais de 50% da equipe em home office, também preparou a agência para o período de pandemia e permitiu a gestão remota das equipes. Em 2018, a Savannah passou a atuar na região Sudeste, o que impactou positivamente nos resultados. “A chegada ao Sudeste foi um marco para a consolidação e acentuação do nosso crescimento. Após conquistarmos nossa primeira conta na região, em 2018, rapidamente expandimos e, em 2019, já eram quatro clientes: mais um no Rio e outros dois em SP”, enfatiza Michel.
Atualmente, a Savannah conta com equipes e clientes também no Distrito Federal, Mato Grosso, Alagoas e Paraíba. Para esse ano, a empresa mantém a perspectiva otimista e tem a expectativa de crescer 10% em 2021, além de alcançar o primeiro lugar entre as agências do Sul nos próximos anos e estar entre as dez primeiras do Brasil até 2030.
Confira a pesquisa completa aqui.
Autor: Savannah