Logo Logo Logo Logo Logo

O Papel da Gerontologia no Atendimento ao Idoso

No Inclusive dessa semana, vamos relembrar o programa onde Rosa Buccino recebeu a Gereontóloga e Gestora Técnica do Lar Israelita de Cuidado ao Idoso "Bem Estar", da Froien Farain, para falar sobre a importância do profissional gereontólogo no processo de atendimento ao idoso. Não perca, a partir das 15h, na Rádio Mega Brasil Online.

Advá Griner é a convidada do Programa Inclusive dessa semana.

O foco agora é informação e prestação de serviço... está na hora de Inclusive, aqui na Rádio Mega Brasil Online.

E o programa dessa semana vai relembrar a edição que contou com a presença de Advá Griner, Gereontóloga e Gestora Técnica do Lar Israelita de Cuidado ao Idoso “Bem Estar”, da Froien Farain. Ela veio ao programa Inclusive para falar sobre a importância do gereontólogo no processo de atendimento ao idoso.

Quando um idoso vai para uma casa geriátrica, a necessidade surge, normalmente, da dificuldade de oferecer suporte familiar, da complexidade dos agravos de saúde, da demanda pela reorganização dos recursos financeiros, do risco aumentado de acidentes, dentre outros. Em alguns casos, a família não tem mais confiança em deixar aquela pessoa sozinha em casa ou aos cuidados de terceiros; ou não consegue organizar uma estrutura de suporte adequada para atender ao idoso em todas as suas novas demandas.

É comum que os familiares se questionem se o idoso vai sentir falta da sua casa, se vai conseguir se adaptar ao novo espaço e às atividades com outras pessoas com as quais não está acostumado. Em muitos casos, inclusive, estas preocupações são potencializadas pelo sentimento de culpa e acabam adiando a tomada de decisão.

A adaptação é um processo para o idoso, para a família e para a equipe. Nos primeiros dias, a atenção é extrema e a comunicação com a família é ativa. Existe um cuidado com cada recém-chegado, afinal, tudo é novo e assustador. Na segunda semana, o olhar já muda e já vemos sorrisos e saudações para os que transitam pelo Lar”, esclarece a gerontóloga.

Em relação às atividades oferecidas no Bem Estar, Advá ressalta que é bastante importante oferecer estímulos ao corpo e à mente, o que poucas famílias conseguem organizar ou financiar quando o idoso está em casa. "Além das várias atividades recreativas e terapêuticas, o nosso espaço e as rotinas são propícias à socialização e muitos idosos retornam ao convívio e à participação social, assumindo tarefas cotidianas e se sentindo mais integrados socialmente”, completa.

Mesmo que a família conte com bons recursos financeiros, é difícil orquestrar uma equipe multidisciplinar e proporcionar um atendimento integral em casa. O que se consegue é, diante de um problema pontual, chamar um determinado especialista ou ter diversos profissionais atuando individualmente, cada um olhando a sua área específica. 

No Bem Estar, os profissionais atuam em uma perspectiva interdisciplinar de cuidados, onde as diversas especialidades interagem e seus saberes se complementam. Cada profissional realiza o levantamento das principais necessidades do residente por meio do seu olhar técnico e contribui para os cuidados específicos de sua área. Dessa forma, a troca de conhecimento permanente e o espaço único, com todos os profissionais reunidos no mesmo local, favorece tal interação e atendimento”, enfatiza a gestora do Lar.

Advá Griner é formada em Nutrição pela UFRJ, com especialização em Geriatria e Gerontologia pela UERJ. Ela fez residência multiprofissional em Saúde do Idoso pela UERJ e Mestrado em Ciências Médicas pela PGCMM/UERJ. Advá também é Pós-Graduada em Gestão de Hospitais e Clínicas da UFRJ e, atualmente, atua como Gestora Técnica do Lar Israelita de Cuidado ao Idoso “Bem Estar” da Froien Farain.

Entre em contato com o Lar Israelita de Cuidado ao Idoso através do site oficial ou do Instagram @larbemestar.rj.

Não perca a entrevista com Advá Griner que vai ao ar nessa quinta-feira (15), às 15h. O programa em vídeo já está disponível.

 


O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as quintas, às 15h, com reapresentações as sextas, às 9h, e aos domingos, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.