Logo Logo Logo Logo Logo

Personalidade da Comunicação 2021

O ilustrador Elifas Andreato é o escolhido para o Prêmio Personalidade da Comunicação 2021. Artista, que completou 55 anos de carreira e 75 de nascimento, tem seu nome gravado na história da música, da pintura, do teatro, do jornalismo e das artes em geral. É considerado o maior capista da discografia brasileira, com cerca de 400 capas de discos produzidas para os mais importantes nomes da Música Popular Brasileira

Divulgação

Ao completar 55 anos de carreira e 75 de nascimento, Elifas Andreato é o escolhido para o Prêmio Personalidade da Comunicação 2021.

O paranaense de Rolândia (PR), Elifas Andreato, nascido a 22 de janeiro de 1946, e que deu seus primeiros passos profissionais em São Paulo, no ano de 1965, será o homenageado de 2021 com o Prêmio Personalidade da Comunicação, concedido pelos profissionais de comunicação corporativa. É o primeiro nome das artes visuais a receber a homenagem, criada em 1999 e que, desde então, já premiou nomes como José Hamilton Ribeiro, Octavio Frias de Oliveira, Ruy Mesquita, Johnny Saad, Roberto Civita, Audálio Dantas e, por último, em 2020, o escritor Laurentino Gomes.

Dono de uma obra de inestimável valor cultural, artístico e social, Elifas foi possivelmente o maior capista da discografia brasileira, com cerca de 400 capas produzidas, entre outros, para Elis Regina, Chico Buarque de Hollanda, Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa, Martinho da Vila e Vinícius de Moraes.

Seus traços e talento, no entanto, sempre foram muito além, estando também presentes em várias outras manifestações culturais, como teatro e pintura. É dele, por exemplo, o quadro 25 de outubro, instalado na sala principal do Sindicado dos Jornalistas de São Paulo, que retrata de forma densa o real o assassinato de Vladimir Herzog pela ditadura militar, em 25 de outubro de 1975. E dele também é a arte do Troféu Vladimir Herzog, entregue anualmente aos vencedores do Prêmio Vladimir Herzog, hoje o mais importante do País.

Ainda para Herzog, também é de Elifas a escultura Vlado Vitorioso, encomendada pela ONU e que hoje é um dos principais destaques a Praça Vladimir Herzog, localizada ao lado da Câmara Municipal de São Paulo, e que pouco a pouco vai sendo transformada num centro cultural.

A homenagem a ele, como foi a de Laurentino Gomes, em 2020, será virtual, com a entrega do troféu em mãos, na residência dele, com toda a segurança e obedecendo aos protocolos sanitários, que fará parte de um programa especial sobre a vida e a obra dele, que também contará com uma entrevista. A transmissão está marcada para o dia 13 de agosto, às 19 horas, no Canal do YouTube, da Mega Brasil.