Flávia Martins
Mais do que a chegada e renovação de clientes, a reestruturação da V3A é marcada por aquisições, a construção de plataformas e propriedades, a inauguração de uma nova sede em São Paulo, e a reforma da sede do Rio de Janeiro.
Após mais de um ano do surgimento da crise da Covid-19, é seguro dizer que poucos segmentos do mercado foram mais impactados que o de Live Marketing. Mas, diante de um desafio sem precedentes, a V3A provou ser capaz de não apenas resistir, mas de crescer e ampliar sua área de atuação. Agora, a empresa apresenta uma ampla reestruturação, anunciando clientes e projetos em dois pilares de atuação: On Demand – que atende à demanda de comunicação dos clientes, - e Ventures – que constrói plataformas proprietárias.
Mais do que a chegada e renovação de clientes – como Petrobrás, Icatu e Oi – a reestruturação da V3A é marcada por aquisições, a construção de plataformas e propriedades, a inauguração de uma nova sede em São Paulo, e a reforma da sede do Rio de Janeiro.
Rebatizada como V3A em 2017, após a VZA Expomídia concluir a aquisição da Zerotrês, até então com mais de 20 anos de atuação, a companhia vive, em 2021, um momento-chave de sua história.
A recente assinatura de contrato com a Petrobrás, após vitória na concorrência pública, e a aquisição de 50% do Prêmio e-Sports Brasil, uma das maiores marcas do segmento de games na América Latina, são simbólicas para entender o novo momento da V3A. Ao mesmo tempo em que o pilar de On Demand, liderado pelo co-CEO Marcos Jochimek, segue ganhando novas contas na contramão da crise, o pilar de Ventures, sob liderança do co-CEO Victor Vocos, ganha corpo abrangendo projetos em quatro verticais específicas: Cultura, Games e e-Sports, Música e Esportes, e Wellness.
Na estrutura de On Demand, liderada por Jochimek, os sócios Alexandre Moreira e Leo Martinez são, respectivamente, os Diretores de Negócios e Criação da sede do Rio de Janeiro. Enquanto Leandro Lazarini é o Diretor de Negócios, e Lincoln Chaves segue como o Head de Criação da sede de São Paulo. E Thierry Figueira é o Diretor de Novos Negócios.
Marcos Jochimek projeta o futuro do setor de Live Marketing à da V3A. “A pandemia ensinou muitas coisas em nosso setor, além da ressignificação de valores, um entendimento claro na pulverização dos riscos. Não basta mais diversificar os setores da economia que atendemos. Nós aumentamos a capilaridade das entregas, e estamos olhando cada vez mais para esse multimercado on demand”, aponta o executivo.
Além de Petrobrás, Oi e Icatu, a equipe comandada por Jochimek segue atendendo a clientes como L’Oréal, Rede Globo, Marinha do Brasil, ICN, Claro, Nestlé, Grupo Petrópolis, Grupo DPSP, Carrefour, SulAmérica, Qualicorp, BTG Pactual, Mosaico e Prudential.
Já no pilar de Ventures, a aposta é no foco por verticais de atuação, com o objetivo de construir valor de longo prazo e receitas recorrentes, a partir do desenvolvimento de ativos da própria agência.
Victor Vocos detalha as perspectivas da V3A para as verticais de Ventures. “Em 2016 iniciamos uma unidade de negócio com o foco no desenvolvimento de projetos proprietários que tem uma dinâmica diferente do dia-a-dia de uma agência. Nós desenvolvemos verdadeiras plataformas que criam conexões e conteúdo relevantes entre comunidades específicas e as marcas que querem se apropriar desses canais. Nosso objetivo de longo prazo é construir marcas próprias fortes, criando assim, valor para a V3A. Hoje contamos com um time extremamente qualificado olhando estratégia, dados, operação e receitas B2C e B2B”, afirma.
A reestruturação da V3A não se deu apenas nos objetivos, áreas de atuação, conquista de novos clientes e marcas, mas também do ponto de vista físico. Diferente da tendência pós-Covid, a empresa acaba de inaugurar sua nova sede em São Paulo. A sede do Rio de Janeiro, por sua vez, passou por uma ampla reforma, mirando o crescimento da empresa e oferecendo mais qualidade ao time da V3A.