Erik Penna é o convidado do programa Inclusive que reprisaremos essa semana.
O foco agora é informação e prestação de serviço... está na hora de Inclusive, aqui na Rádio Mega Brasil Online.
E nessa semana, relembraremos o programa que falou sobre um tema de grande importância, principalmente nos tempos atuais: o Otimismo. Para falar um pouco mais sobre o assunto, Rosa Buccino recebe Erik Penna, Palestrante de Vendas e Palestrante de Motivação.
Com uma promissora atuação no segmento de empreendedorismo em todo o país, além de atuações também no exterior, os serviços oferecidos por Erik Penna representam hoje o 1º lugar no Brasil em busca orgânica do Google, além do canal no YouTube ter batido a marca de mais de 1 milhão de views. Seu currículo engloba MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Administração e Marketing, Gestão Escolar e Graduação em Economia, além dos cursos de capacitação internacional no Instituto Disney, Universidade Tampa e Boston College.
Erik também é autor dos livros: A Divertida Arte de Vender (Vendas), Motivação Nota 10 (Motivação), O Dom de Motivar na Arte de Educar (Motivação na Educação), 21 Soluções para impulsionar o seu Negócio (Empreendedorismo), Atendimento Mágico – Como Encantar Clientes (Atendimento – inspirado Case Disney), entre outros.
Você é uma pessoa otimista?
Manter a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo não é fácil, mas de acordo com especialista, necessário. A pandemia criou um período sem precedentes em nosso país e isso tem afetado negativamente a vida de milhões de brasileiros.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 2019 um estudo que apontava o Brasil como a nação mais ansiosa do mundo. E com a chegada do coronavírus, em 2020, e a necessidade do isolamento social, os casos de ansiedade e estresse mais do que dobraram em nosso país segundo estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.
Mas, de contrapartida, uma pesquisa encomendada pela Expo Dubai 2020 revelou que 76% dos brasileiros se consideram otimistas, mesmo diante de todas as dificuldades vivenciadas durante este último ano e que, o número, é maior do que a média global, que fica em 56%.
O excesso de ansiedade vem acompanhado de muito pessimismo, afinal o número de contaminados com a COVID-19 atinge números assustadores, a taxa de desemprego aumenta e o número de empresas que fecham as portas cresce a cada dia.
É muito difícil saber com exatidão quando tudo isso vai melhorar e a pandemia vai terminar, mas uma coisa é certa: o otimismo é um belo aliado para superar esses momentos complicados.
O poder do otimismo vem sendo muito estudado, e existem vários benefícios já comprovados tanto no âmbito pessoal como profissional. Um estudo da Universidade de Boston mostrou que as pessoas otimistas costumam ter de 11% a 15% a mais de tempo de vida do que os pessimistas. Um estudo da Universidade de Harvard em conjunto com o Hospital Monte Sinai revelou que os otimistas têm 35% menos chances de sofrerem um evento cardiovascular, como infarto ou derrame. E uma pesquisa de Harvard mostrou um impacto positivo nos resultados profissionais ao revelar que os vendedores otimistas venderam 37% a mais que os pessimistas durante o lançamento de um serviço de uma grande seguradora.
Mas, como ser otimista no meio de uma crise ou de uma pandemia? Erik Penna enumera a seguir 7 práticas para manter a motivação, aumentar o otimismo e potencializar a produtividade pessoal e profissional em tempos difíceis. Confira:
1. Viva um dia de cada vez
Ansiedade é excesso de futuro, então cultive o presente e se esforce para encontrar o que você pode fazer de melhor hoje. Tenha paixão pelo agora e aproveite o tempo para caprichar numa alimentação saudável, assistir um bom filme ou ler aquele livro esquecido na gaveta. Revisite os seus “porões” e a partir daí construa uma transformação diária impactante.
2. Enfatize o positivo
Adote o hábito de enfatizar as coisas boas, afinal o que você foca, normalmente expande. Comece a prestar atenção e procurar algo positivo em toda situação. Estabeleça por exemplo a notícia boa do dia, ao começar uma reunião de trabalho ou antes de dormir combine com a pessoa ao seu lado de cada um contar a ocorrência mais positiva do dia. Quem procura acha, e esse simples hábito de ficar procurando um aspecto positivo cotidianamente, servirá de treinamento para construir uma visão mais otimista no dia a dia.
3. Exerça a gratidão
Vários estudos mostram que as pessoas gratas são mais felizes, mais criativas e menos propensas à solidão e à ansiedade. Lembre-se que a felicidade está na simplicidade, portanto agradeça pelo ar que respira, pelo alimento, pela saúde, pelo trabalho, pela família e pelo dom da vida. Além de agradecer, habitue-se a elogiar ao menos 3 pessoas por dia.
4. Se possível, pratique atividades físicas
Fazer exercícios gera inúmeros benefícios para o corpo e a mente, pois durante os exercícios são liberados vários hormônios na corrente sanguínea que geram bem estar, como a endorfina que atua como um analgésico natural, alivia a dor, controla a ansiedade e reduz o estresse, e a serotonina que regula o apetite, humor, desejo sexual e o sono.
5. Antecipe suas alegrias
A gente costuma estar onde o pensamento está, por isso, equilibre suas reflexões e cada vez que começar a pensar em algo negativo, volte o pensamento para algo que lhe traga boas lembranças. Mentalize momentos felizes que já viveu ou que irá vivenciar e inunde sua cabeça com essas alegrias.
6. Separe Situação de Vida x Vida
Por mais difícil que uma situação possa parecer, é motivador saber que isso provavelmente seja apenas uma fase, um pedaço do caminho, não é o percurso todo. Essa sensação nos torna mais resilientes para aguentar firme os períodos de turbulências.
7. Celebre as vitórias
Sábio é aquele que não espera perder para só depois dar o devido valor, então valorize e celebre cada conquista. Spencer Johnson já escreveu: é feliz quem valoriza o que tem, é infeliz quem valorize o que falta. Sim, é permitido almejar melhorias em vários aspectos da vida, no entanto, a base da felicidade consiste em apreciar o que já foi conquistado.
Cobre de si mesmo e da sua equipe, mas, não esqueça de comemorar e reconhecer quem colaborou, afinal uma das coisas que o ser humano mais deseja na vida é ser elogiado, percebido e festejado.
Ao adotar essas práticas será fácil perceber que a caminhada rumo ao otimismo é possível e que pode ser prazerosa. E lembre-se ainda de tomar diariamente uma dose de vitamina “0” de otimismo.
Confira o site de Erik Penna para mais informações de contato: https://erikpenna.com.br/
Não perca a reprise da entrevista com Erik Penna que vai ao ar nessa quinta-feira (29), às 15h. O programa em vídeo já está disponível.
O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as quintas, às 15h, com reapresentações as sextas, às 9h, e aos domingos, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.